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Navegando por Autor "Oliveira, Rayane Monaliza da Nóbrega"

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    Dissertação
    O corpo em Michel Onfray
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Oliveira, Rayane Monaliza da Nóbrega; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; ; http://lattes.cnpq.br/0832092114092355; Costa, Elaine Melo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
    Esta pesquisa busca pensar o corpo a partir da Filosofia Hedonista de Michel Onfray. Para compor seus escritos, o filósofo lança fortes críticas ao ascetismo (constituído pela tradição filosófica e pelas religiões monoteístas), acusando-o de desprezar o corpo e o prazer de seus ensinamentos, ancorados pela moral cristã. Em contrapartida, sua filosofia defende o hedonismo que prima pelo prazer como princípio ético/moral, o qual visa o outro tanto quanto o próprio indivíduo, enaltecendo o corpo e suas potencialidades através dos cinco sentidos. A filosofia contemplada nos permitiu pensar sobre a Educação Física, área que, tradicionalmente, esteve atrelada à execução de tarefas disciplinadoras do corpo, desconsiderando a sensibilidade de sua prática pedagógica. Nesse cenário, há um ideal de corpo que nos acomete diariamente, intensificado por esta área, o que resulta no problema ético do corpo. A partir de então, lançamos nossas questões de estudo: como o corpo se configura entre o ascetismo e o hedonismo, a partir da filosofia de Michel Onfray? Quais são as possíveis implicações para a Educação Física? Pautados no método do Materialismo Hedonista, proposto por Michel Onfray, pensamos nesta pesquisa acerca de dois eixos centrais que contemplam nossas categorias de estudo, a saber: Corpo Glorioso e Corpo Libertino. Para atender nossas intenções de pesquisa, recorremos aos livros de Michel Onfray, traduzidos no Brasil, assim como, entrevistas concedidas pelo autor a revistas/jornais. Para tratar da abordagem ética/estética na Educação Física, utilizamos os textos de Silvino Santin e Hugo Lovisolo. Ademais, trazemos o cinema para nosso diálogo. Pensamos nesta pesquisa como uma verdadeira Odisseia que nos transportou tanto a lugares desconhecidos, quanto possibilitou um retorno a outros já visitados. Esta viagem nos proporcionou ensinamentos para auxiliar nossa sabedoria de bem viver a vida, alertando-nos para o culto ao corpo como o cultivo de si, e não como busca de alcançar padrões corporais estipulados pela sociedade vigente.
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