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Navegando por Autor "Oliveira, Renno Allesy Veras de Senna"

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    Dissertação
    A atuação de José Augusto Bezerra de Medeiros em projetos nacionais de educação (1915-1921): trajetória e memória
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-09-20) Oliveira, Renno Allesy Veras de Senna; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; http://lattes.cnpq.br/2731237954780451; http://lattes.cnpq.br/0520087157637234; Arrais, Raimundo Pereira Alencar; http://lattes.cnpq.br/8252775667149757; Pinto, Surama Conde Sá; http://lattes.cnpq.br/9927530020005897
    Este trabalho teve como objetivo a reconstituição da trajetória de José Augusto Bezerra de Medeiros (1884-1971) em projetos nacionais de educação entre 1915-1921. Entende-se que essa trajetória possuiu três momentos. Em um primeiro instante, o personagem fez da educação o seu objetivo de vida, passando-se a apresentar perante a opinião pública como especialista em assuntos pedagógicos e como defensor da educação. No segundo momento, percebeu-se as suas estratégias de inserção, bem como a sua atuação, em projetos nacionais de educação. A atuação em questão foi marcada pelas tensões entre os seus anseios pessoais para o ensino do país e os limites impostos por outros integrantes desses projetos as suas pretensões. A partir dessas tensões, os seus projetos foram negociados, sofreram acomodações e passaram por modificações. O terceiro momento diz respeito a uma prolongação da trajetória analisada. Trata-se do processo de construção da memória de José Augusto como pioneiro educacional a partir de certas imagens gestadas durante sua atuação nos projetos nacionais de educação. Analisou-se como ele, bem como os seus parentes e amigos, contribuíram para esse prolongamento que lhe garantiu o posto de herói da educação brasileira. O recorte temporal proposto leva em consideração o ingresso de José Augusto na Câmara dos Deputados, instante que, segundo suas palavras, passou a se dedicar à construção mental e moral da nação (PEREIRA, 1982; p-243) e a sua participação na Conferência Interestadual de Ensino Primário (1921), o último projeto nacional de educação que ele atuou. O corpus documental mobilizado nesta pesquisa é composto por parte da produção do personagem — discursos e projetos parlamentares — periódicos, livros, programas de agremiações, atas institucionais e relatórios governamentais. Do ponto de vista teórico-metodológico, o trabalho se apoia, principalmente, nos conceitos de rede de funções (ELIAS, 1994), enquadramento de memória e memória subterrânea (POLLACK, 1989) e na noção de cultura (GINZBURG, 2006).
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