Navegando por Autor "Oliveira, Risoleide Rosa Freire de"
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Tese Diálogos entre autor e revisor: arena discursiva na ferramenta comentário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Gonçalves, Fabíola Barreto; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/9770483610579336; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846; Salgado, Luciana Salazar; http://lattes.cnpq.br/5206927424265495; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856Texto algum deveria ser publicado sem passar pelo olhar alteritário de um revisor de texto. Este estudo, situado na área de Linguística Aplicada, analisa a relação entre revisor e autor, no processo que antecede a publicação da obra. Essa relação subjaz nos enunciados produzidos em comentários na ferramenta de revisão de texto, disponível em programa de edição de textos. O gênero discursivo em questão tem característica explicitamente dialógica, visto que espera do interlocutor uma resposta. Essa responsividade torna-se, algumas vezes, polêmica, quando o autor entra em embate ideológico com o revisor, posicionando-se sobre as sugestões de alterações em seu projeto de dizer. O estudo apresenta pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, visto que busca compreender e interpretar as peculiaridades existentes na interação entre quem produz e quem revisa o texto. Como referencial teórico, elege os pressupostos do chamado Círculo de Bakhtin, que trata de conceitos como: dialogismo (entre revisor e autor), olhar alteritário/exotópico (necessário no processo de revisão), não álibi (quem assina o texto tem responsabilidade por ele), cronotopo (dialogismo entre sujeitos em espaçotempo diverso), polêmicas aberta e velada (relação discursiva nem sempre harmônica entre os sujeitos interactantes). A construção do corpus consiste em comentários em materiais didáticos produzidos pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2012 e 2015. Os resultados apontam que o trabalho de revisão é arena discursiva em que posicionamentos são continuamente confrontados, revistos e, eventualmente, reformulados, havendo, nesse processo, aprendizados múltiplos e de ambas as partes. Nessas inter-relações, é preciso que cada um esteja ciente de seus papéis e dos limites intrínsecos à atividade, devendo estabelecer negociações a fim de que haja um trabalho conjunto e cooperativo, tendo como resultado um material didático adequado ao ensino e à aprendizagem do aluno de Educação a Distância.Dissertação Diário de leitura: uma investigação sobre a leitura do romance policial um estudo em vermelho(2018-08-21) Santos, Cristinara Ferreira dos; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; Campos, Sulemi Fabiano;A leitura configura-se como meio para uma atuação consciente e para um agir socialmente cada vez mais amparado em reflexão. Assim, é inegável sua contribuição para a formação dos sujeitos sociais. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objeto de estudo analisar a responsividade presente em diários de leituras produzidos por alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da capital potiguar. Para tanto, consideram-se o registro de impressões, as respostas, os posicionamentos críticos, enfim, o diálogo estabelecido com o romance policial Um estudo em vermelho por meio de sua leitura, com o objetivo geral de promover a formação de leitores críticos e autônomos. Para alcançar este propósito, postulam-se os seguintes objetivos específicos: i) investigar as estratégias de compreensão evidenciadas na escrita dos diários de leitura sobre o livro Um estudo em vermelho; ii) sistematizar uma proposta de indexação do diário de leituras para o exercício da responsividade na leitura de romance policial. Para dar conta desses objetivos, o estudo embasa-se na perspectiva dialógica da linguagem e nas concepções de enunciado concreto, gêneros do discurso e compreensão responsiva ativa postuladas pelo Círculo de Bakhtin; em relação às questões de leitura, fundamenta-se em Solé, em Freire e em Geraldi; no que se refere ao gênero diário de leitura, apoia-se nos estudos de Machado e de Machado, Abreu-Tardelli e Lousada. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de abordagem histórico-cultural. Na análise dos dados, destaca-se a pertinência do uso do diário de leitura como instrumento revelador da criticidade e da responsividade dos alunos participantes da pesquisa, as quais são, geralmente, tolhidas por algumas práticas ainda circulantes no ambiente escolar.Dissertação Erros e dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa no ENEM: o desempenho de candidatos selecionados à UFRN via SISU, de 2014 a 2017(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-29) Souza, Olga Carla Espinola da Hora e; Nunez, Isauro Beltran; ; ; http://lattes.cnpq.br/1231977858987966; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Ramalho, Betânia Leite; ; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Bormann, Maria Aliete Cavalcante; ; http://lattes.cnpq.br/9727239185925676; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856Esta dissertação tem por objetivo analisar erros nas questões de Língua Portuguesa das provas do ENEM aplicadas entre 2013 e 2016, visto que esse exame possibilita identificar dificuldades de aprendizagens dos estudantes em relação ao conteúdo do ensino médio. A metodologia aplicada foi a de análise de erros, que tem sido relevante para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, pois pode apontar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes em conteúdos abordados na sala de aula e levantar as necessidades de adequação e desenvolvimento dos conteúdos a fim de aperfeiçoar a atuação do professor e o desempenho dos estudantes. Além do erro na aplicação do conteúdo da Língua Portuguesa para solução das questões, também foi verificada a concepção de erro de leitura, nos sentidos amplo e estrito, que configura a única competência linguística possível de ser aferida nesse tipo de avaliação. O corpus da pesquisa foram os desempenhos dos candidatos à UFRN selecionados na primeira chamada do SISU, nos anos de 2014 a 2017, os quais, apesar de se tratar de estudantes com o melhor desempenho, ainda demonstraram dificuldades em alguns conteúdos da disciplina. Os dados revelaram questões com baixo e muito baixo desempenhos, com destaque para questão 106, da prova de LCT de 2016, que teve o mais baixo desempenho nos quatro anos em estudo. Os conteúdos em que os candidatos apresentaram maiores dificuldades foram: coesão textual, variação linguística, metalinguagem, intertextualidade e estratégias argumentativas. Em relação à leitura, verificou-se uma dificuldade maior em relação à leitura em sentido amplo, que se refere à mobilização do conhecimento da disciplina para resolução da questão. Por meio dessa análise, este trabalho pode proporcionar ao professor de língua portuguesa do ensino médio um retorno do seu trabalho como também contribuir com a reflexão sobre as práticas docentes e resultar em uma melhoria nos processos desenvolvidos em sala de aula nessa disciplina.Tese O espelho de Frida Kahlo: reflexos e refrações de um corpo grotesco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-10) Oliveira, William Brenno dos Santos; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; Lima, Tania Maria de Araújo; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; Araújo, Wellington Medeiros deA obra pictórica de Frida Kahlo é mundialmente conhecida. Seus quadros já foram objeto de investigação em algumas áreas do conhecimento no mundo acadêmico. No entanto, na atualidade, os quadros são usados como corpus de pesquisas, desenvolvidas nos mais diversos campos do saber. Este estudo é, de certo modo, inaugural, no mundo das humanidades, pois ele atravessa a fronteira da esfera artística e se instaura, também, no espaço da esfera íntima e privada da pintora. Com a publicação do diário íntimo de Frida, seu acervo epistolar particular virou livro, com suas fotos pessoais reunidas e publicadas também em um livro. Diante disso, esta tese tem por objetivo investigar os elementos do grotesco bakhtiniano (Bakhtin, 2013) presentes no corpo feminino que é retratado em autorretratos e em algumas páginas do diário íntimo da, mundialmente famosa, pintora mexicana, Frida Kahlo. Esta pesquisa existe pela vontade de esmiuçar e responder, entre outros, os seguintes questionamentos: quais elementos do grotesco encontram-se no corpus deste estudo? Tais características são suficientes para dar ao corpo feminino, representado por Frida, o status quo de corpo grotesco, na perspectiva bakhtiniana? Para garantir a efetividade deste trabalho, a pesquisa confronta ideias nas fronteiras que as unem, a fim de assumir uma vestimenta teórico-metodológica. As bases da pesquisa são os pressupostos da Linguística Aplicada transgressora e transdisciplinar (Lopes, 2019) e da teoria bakhtiniana (Bakhtin, 2010, 2013, 2015, 2016, 2018). Ademais, este estudo apresenta, como caminho metodológico mais pragmático, um perfil qualitativo-interpretativista, o que implica dizer que analisa as respostas, sócio-históricas e eticamente engajadas, dadas pelo corpo de Frida Kahlo, retratado nos recortes, aos questionamentos que surgiram durante esta jornada. Os resultados apontam que o mote e as ferramentas, usados pela pintora e mulher Frida, nas suas mais variadas faces, revestiram-se de características grotescas para alcançar seus horizontes de interesse.Dissertação Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-27) Nascimento, Elisângela Cristina do; Campos, Sulemi Fabiano; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa pretende responder às seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir, por meio de estratégias de leitura, para a construção de significados e para a compreensão leitora dos alunos? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; c) aprimorar as habilidades leitoras nos diversos textos em que predominam os elementos da narrativa; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme a didática de projetos pedagógicos de Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações com o propósito de desenvolver estratégias de leitura. O corpus desta pesquisa é constituído por vinte e sete textos, entre oitenta e cinco produzidos pelos alunos. Para análise, foram selecionados três textos produzidos nos dois momentos de leitura (fábula e conto) e produção, denominada, análise de leitura da produção diagnóstica (ALPD) com produção final - a criação ou reescrita de fábulas ou contos para publicação. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2003, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada.Dissertação Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016(2019-08-30) Barros, Sandra Cristina Bezerra de; Nunez, Isauro Beltran; ; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Bormann, Maria Aliete Cavalcante; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a produção do texto é avaliada na prova de redação, que tem revelado um baixo desempenho por parte dos estudantes. Dessa forma, os resultados dessa avaliação podem fornecer informações relevantes para que se reflita, de forma crítica, sobre os processos de ensino e aprendizagem da produção do texto argumentativo no ensino médio. Nosso estudo tem como objetivo geral caracterizar as dificuldades encontradas pelos estudantes ao produzirem um texto argumentativo a partir da pontuação obtida na redação do Enem, dos resultados encontrados por pesquisadores, relativos aos aspectos avaliados na matriz de competências utilizada para corrigi-la, e de teóricos que discutem problemas relativos à produção textual na escola. Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual assumimos uma perspectiva que combina, de forma dialética, as dimensões quantitativa e qualitativa com base na filosofia dialética. O nosso corpus é constituído de dados obtidos dos microdados do INEP e reorganizados pelo Setor de Estatística do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, publicados no Observatório da Vida do Estudante (OVEU), a partir dos quais analisamos o desempenho dos estudantes. Adotamos, como aporte teórico, a visão de Vygotsky quanto à relação entre pensamento e linguagem, a concepção de texto ampliada que foi adotada pela Linguística textual, a noção de gênero textual, o tipo argumentativo e alguns aspectos relativos à argumentação. Os resultados mostram que os estudantes ainda têm algumas dificuldades para redigir um texto argumentativo. Constatamos que há necessidade de um trabalho mais intensivo em sala de aula quanto à produção de textos argumentativos e, por isso, sugerimos a realização de eventos de capacitação que contribuam para o aperfeiçoamento dos professores possibilitando-os a trabalharem com esse tipo textual no ambiente escolar.Dissertação O funk e a leitura dialógica de sujeitos na perspectiva bakhtiniana da linguagem(2017-03-29) Silva, Manuella Queiroz da; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/0612137079298591; Paula, Luciane de; https://orcid.org/0000-0003-1727-0376; http://lattes.cnpq.br/9546185363173636; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856O presente trabalho, que envolve os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, propõe uma busca do (re)conhecimento do sujeito social representado nas letras do funk que são utilizadas como instrumentos para a reflexão no ambiente escolar. O estudo em questão tem como aporte teórico Mikhail Bakhtin (2011), juntamente com as discussões que envolvem o conhecido Círculo de Bakhtin. Partindo das leituras feitas e por meio das atividades constantes do protótipo de ensino, a discussão na turma, nas rodas de conversa, aborda o sujeito social encontrado nas letras das músicas do gênero discursivo funk. Entendendo que a dialogicidade discursiva também se perfaz no ato da leitura, este estudo procura compreender o enunciado concreto, permeado pelo gênero discursivo literomusical funk, na tentativa de (re)conhecer as vozes existentes, bem como de onde vêm essas vozes, que valores as representam e se elas se comunicam e se identificam com as vozes dos alunos envolvidos na pesquisa. O trabalho também toma por base as formulações feitas por Rojo (2015) sobre protótipos de ensino, bem como estudos sobre a leitura em sala de aula, segundo Geraldi (1997). O produto dos estudos realizados originou um protótipo de ensino usando o gênero funk. Nesse sentido, os alunos produziram textos que envolvem a reflexão sobre o gênero discursivo funk. Com isso, tomaram posição ativa frente às questões das letras de música trabalhadas em sala de aula. Esta pesquisa procura contribuir para a formação de leitores críticos e responsivos, capazes de usar a linguagem em qualquer situação comunicativa e, antes de tudo, cidadãos conscientes e minimamente proficientes na leitura.Tese O gênero questionário de pesquisa do (no) IBGE: produção, usos e implicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-31) Costa, Maria Aparecida da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; Kleiman, Ângela Del Carmen Bustos Romero de; ; http://lattes.cnpq.br/4416353554838830; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856Investiga-se, nesta tese doutoral, o gênero questionário de pesquisa e suas implicações sociais aventadas no circuito de trabalho de servidores públicos da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especificamente, a análise concentra-se nos questionários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), produzidos pelo IBGE para as edições de 2011 e 2017. Quanto à PNADC, trata-se de um importante inquérito probabilístico, cuja base de informações advém das narrativas orais fornecidas pela população brasileira, figurando o questionário como um gênero de relevância face à discussão e à formulação de políticas públicas circunscritas aos temas do inquérito. Por sua vinculação à Linguística Aplicada, área que problematiza as questões de linguagem em uso nos múltiplos contextos da atividade humana (MOITA LOPES, 2006; 2011), este estudo emerge, ainda, como uma proposta de ampliação das práticas de letramento do domínio censitário (COSTA, 2016). Em atendimento às orientações da etnopesquisa crítica com abordagem de dados qualitativa, o corpus foi constituído mediante pesquisa documental, visando à coleta de gêneros de texto do domínio investigado, além da realização de entrevistas semiestruturadas e a aplicação remota de questionários a servidores do IBGE. Para a fundamentação teóricoconceitual de gêneros, recorre aos postulados de Bakhtin (2011 [1992]) e de autores filiados à Sociorretórica, notadamente Bazerman (2005; 2015a; 2015b), Miller (2012 [1984]) e Bhatia (2001 [1997]). Sobre os estudos interessados na produção escrita de questionários de pesquisa, apoia-se nas discussões de Vieira (2009), Dörnyei (2003) e Gil (2008), entre outros. As análises evidenciam que os questionários da PNADC: (i) embora operem sob a responsabilidade enunciativa de escritores do campo da Estatística, são textos produzidos colaborativamente, devido a seu amplo arcabouço temático, demandante de saberes especializados que apontam para uma ontologia própria; (ii) assumem características de um gênero sociocatalisador e circulam em outros domínios discursivos pela ação dos Técnicos e dos Agentes, que atuam no convencimento do público informante e na retextualização de conceitos institucionais; e (iii) desencadeiam a produção e posterior circulação de outros textos que gravitam em torno dos questionários, viabilizando, nesse contexto, um sistema de gêneros marcado por formas padronizadas de organização profissional envolvendo atividades e pessoas. Dos aspectos conclusivos mais relevantes, destaca-se a necessidade de reelaboração do capítulo dos questionários que versa sobre a caracterização dos moradores pesquisados na amostra, bem como pensar na destinação do excesso de informações que têm sido recorrentemente acordadas pelo gênero, mas desconsideradas para fins de registro institucional.Dissertação Impactos de práticas de letramento escolar na escrita de alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos - EJA(2015-09-16) Fernandes, Francisca Aldenora Moreno; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Medeiros, Mário Lourenço de; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;Após a década de 80, as questões em torno do Letramento têm sido amplamente discutidas no Brasil, provocando inúmeras reflexões em torno do processo da leitura e da escrita nas diversas situações. A escola, por sua vez, na qualidade de agência de letramento, tem sido desafiada a rever conceitos e ações voltadas para o processo de ensino da língua materna, de modo que o aluno perceba a função social da língua e participe das situações comunicativas de maneira satisfatória. Visando a contribuir para o aprimoramento do letramento do aluno, este trabalho objetiva analisar as implicações de práticas de letramento escolar na escrita de alunos jovens e adultos do Ensino Fundamental, a partir da utilização de sequência didática para o ensino do gênero crônica. A intervenção tem como público alvo uma turma do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Educação de Jovens e Adultos, localizada na área urbana do município de Currais Novos/RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, (BOGDAN e BIKLEN,1994); (GRESSLER,2003), que se fundamenta nas orientações da abordagem de dados qualitativos, (MOREIRA e CALEFFE, 2006) e (STAKE, 2011). Em termos teóricos, a pesquisa proposta tem como embasamentos aportes dos Estudos de Letramento (KLEIMAN 1995; 1999; OLIVEIRA, 2011; ROJO, 2009), subsídios da Teoria dos Gêneros (BRONCKART, 2003; 2006; MARCUSCHI, 2008) bem como suporte dos estudos que versam sobre a sequência didática e a formação docente (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2013; FREIRE, 2006; PASSARELLI, 2012). A pesquisa evidenciou maior participação e autonomia dos alunos nas atividades de leitura e de escrita, e a compreensão de que a atividade escritora contempla estágios que requerem esforço, cujas práticas recorrentes tornam o sujeito mais proficiente em seus usos. Percebeu-se ainda que os alunos sentiram-se mais encorajados a usar a escrita para expressar e defender seus próprios interesses.Dissertação Letramento digital no ensino fundamental II: estratégias de leitura e escrita com o uso do hipertexto(2016-12-13) Leôncio, Maria Almaiza de Medeiros; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; Aquino, Lucelio Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856O acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, sobretudo a internet, é hoje uma ferramenta que colabora para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Com a introdução da cultura digital como prática pedagógica os alunos são levados a utilizar a internet como suporte de conteúdos para o ensino/aprendizagem, o que os desafiam a ler, cada vez mais, por meio de hipertextos. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi analisar o desempenho dos alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental quanto à leitura em tela. Para isso, elaborou-se uma proposta de intervenção que direcionasse o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão do hipertexto no contexto digital. No campo metodológico, o trabalho se ancorou em uma abordagem de base qualitativa, cujo princípio gerador se estrutura em uma pesquisa-ação. Justificou-se este trabalho, porque ao se trazer para a sala de aula práticas de letramento hipertextuais, orientam-se os alunos a construírem competências e habilidades que serão úteis para a vida, como também para a formação de cidadãos críticos e, dessa forma, capazes de corresponder-se ao que a sociedade moderna espera. Como pressupostos teóricos, recorre-se aos trabalhos de Levy (1993), Xavier (2002), Coscarelli (2012), Braga (2013), Gomes (2011), dentre outros. Para subsidiar o trabalho de leitura foram utilizadas as estratégias expostas por Solé (2010). Espera-se que essa prática, também, não fique somente limitada ao ensino de Língua Portuguesa, mas que seja ampliado o trabalho com o hipertexto como uma prática para promover o letramento digital no contexto escolar. Como resultado, espera-se ainda, que o trabalho com o hipertexto possa ocupar um espaço significativo na aprendizagem dos alunos e que lhes permita usufruir dessa modalidade escrita sem que se percam na liberdade quanto aos usos dos links que levam a percursos diferenciados. Com isso, reconhece-se que o hipertexto tem exercido um papel de destaque na sociedade atual, tornando-se um suporte relevante para leitores proficientes em múltiplos letramentos, inclusive o letramento digital. Os resultados da pesquisa demonstram que as atividades hipertextuais desenvolvidas em sala de aula com alunos do 9º ano constituiu uma excelente contribuição para o aprendizado dos alunos. Portanto, este trabalho pode contribuir para que a escola enxergue as ferramentas hipertextuais como um recurso que mostra outras possibilidades de aprendizagem e de conhecimento.Tese Letramentos na construção civil: um estudo sobre as leituras e as escritas dos técnicos de segurança do trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Costa, Klébia Ribeiro da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Melo, Nádia Maria Silveira Costa de; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;A linguagem é uma construção humana empregada desde as primeiras gerações das quais se tem notícia, utilizada para mediar a comunicação entre os pares. Devido à relevância que assume na sociedade contemporânea, tornou-se objeto de interesse de diversas pesquisas da área da linguagem, observando os usos e os impactos que têm na vida dos seus usuários. A linguagem escrita, especificamente, é mediadora das atividades que as pessoas realizam cotidianamente nas mais diversas ações, efetivando tarefas desde as mais simples, como escrever um bilhete, às mais complexas, como a produção de materiais para cursos de formação para o trabalho. Considerando que essa modalidade da língua tem papel primordial na agência social, a presente tese se propõe a compreender as práticas de letramento de Técnicos de Segurança do Trabalho que atuam na indústria da construção civil, no intuito de analisar como se efetivam e de que forma contribuem para a preservação da saúde e da vida dos que trabalham nesse espaço laboral, visto que as atividades escritas desses profissionais têm caráter agentivo, sendo relevantes tanto em relação ao seu fazer quanto na orientação de seus pares. O trabalho situa-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e é de natureza qualitativa com traços de vertente etnográfica (BODGAN; BIKLEN, 1994; ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994). Os aportes teóricos estão ancorados nas concepções de letramento como prática social (KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008; BARTON; HAMILTON, 1998), de linguagem como mediadora das atividades no desenvolvimento das atividades laborais (NOUROUDINE, 2002; PAZ, 2008) e de agência como posicionamentos assumidos pelos indivíduos na interação com os diversos textos (BANDURA, 2001; ARCHER, 2000). A análise dos dados aponta para a relevância que as práticas de letramento assumem para orientar, assegurar direitos e espaços, registrar o trabalho realizado e o mais importante: para provocar mudanças de atitude quanto à forma de perceber os riscos que os afazeres laborais oferecem, evidenciando, dessa forma, uma perspectiva agentiva ao fomentar a mudança de atitude dos diversos trabalhadores que atuam na esfera em estudo. Portanto, a investigação tem como contribuição ressaltar o caráter agentivo da escrita dos Técnicos e o potencial das práticas de letramento desses profissionais para modificar as relações entre trabalho, o bem-estar e a segurança no âmbito laboral.Tese A mediação do professor na constituição da autoria em textos de alunos de Letras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-26) Alencar, Hubeônia Morais de; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; ; http://lattes.cnpq.br/2923411080806998; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Maciel, Lucas Venicio de Carvalho; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856A produção textual em sala de aula tem sido objeto de diversas pesquisas na área da linguagem, há mais de três décadas, no Brasil. A recorrência da temática acontece geralmente no sentido de se apresentar o grande distanciamento existente entre o ensino de habilidades de escrita e o desempenho dos aprendizes ao escreverem. Nesta pesquisa, defendemos a tese de que, no processo de escrita em sala de aula, as ações mediadoras do professor no sentido de levar o aluno ao exercício da exotopia sobre os seus textos, encarando-a como uma etapa fundamental da sua produção, tem efeito significativo para o desenvolvimento da autoria desses textos. Nesse sentido, elegemos como foco de investigação a produção textual de alunos, no curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, com o propósito de estudar o caráter processual da escrita, a partir da mediação da professora. O objetivo maior desta pesquisa é analisar a (re)escrita de alunos do curso de graduação em Letras, a fim de compreender o processo de construção da autoria em seus textos e o efeito provocado pela mediação da professora nesse processo. Mais especificamente: a) analisar a mediação da professora como mecanismo para o desenvolvimento da autoria nos textos produzidos por alunos de Letras; b) depreender, a partir das diferentes versões do texto produzido, os efeitos da mediação da professora sobre a escrita dos alunos; e c) descrever as atividades de produção textual em sala de aula, identificando as atitudes/posturas dos alunos ao assumirem uma tarefa de escrita. Dentre as vozes que trouxemos para dialogar conosco, destacamos as provenientes dos estudos bakhtinianos. Recorreremos às obras dos autores do denominado Círculo de Bakhtin, seja por eles mesmos (BAKHTIN/VOLOCHINOV, [1929] 2006; [1929] 2010; BAKHTIN, [1979] 2003; [1963] 2008; [1975] 2010a; [1965] 2010b; [1986] 2010c), seja através de seus debatedores (FARACO, 2009; PONZIO, 2010, 2012; GERALDI, 2010; OLIVEIRA, 2006, 2008a, 2008b, 2010, dentre outros), norteando-nos, principalmente, nas suas orientações sobre dialogismo, autor e autoria, e suas implicações conceituais: exotopia, acabamento, atividade estética, ato ético. Os dados foram constituídos em situação de ensino, envolvendo professora/pesquisadora e alunos do 5º Período de Letras/UERN. Para tanto, houve a aplicação de um Questionário Aberto-QA, discussão de textos, (re)escrita de um artigo. A leitura dos dados revelou pouca vivência dos sujeitos com a produção textual no curso, enquanto prática sistemática, rotineira, dialogada, cuja função social seja explorada. Geralmente, os textos são escritos em única versão e servem como avaliação para a aferição de notas. A análise dos dados nos coloca diante de alunos inseguros em relação ao que escrever, e com dificuldades de fazê-lo. Por outo lado, os movimentos de reescrita sobre os artigos analisados revelaram que os sujeitos manifestam atitude responsiva em relação às atividades de mediação, no sentido de atender à proposta de refacção. Apesar de alguns problemas permanecerem irresolutos e outros surgirem a cada versão do artigo, de um modo geral, consideramos que a mediação da professora teve efeito positivo sobre a escrita dos alunos, pois impulsionou o movimento exotópico do autor, algo imprescindível à produção de um texto. Todas as três formas de intervenção realizadas, em maior ou menor proporção, fizeram com que os sujeitos promovessem alterações nos seus artigos.Dissertação A menina que roubava livros: uma abordagem dialógica de leitura em sala de aula(2019-04-29) Silva, Bruno Athaliba dos Anjos; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;O Círculo de Bakhtin compreende toda comunicação discursiva como uma relação dialógica. Nesse viés, o sentido só será construído mediante uma interação (independentemente de ser escrita ou oral), em que os sujeitos respondem aos enunciados que se apresentam a partir de uma compreensão responsiva ativa (a qual se efetiva por meio de concordância, discordância, complementação ou aplicação). Entretanto, historicamente, há, em escolas brasileiras – sobretudo nas públicas, um revés nessa relação, na medida em que o procedimento adotado obsta o caráter dialógico e o prazer da leitura, elementos necessários para a formação de um leitor crítico. À vista disso, com o intuito de discutir a formação do leitor em sala de aula do ensino fundamental, apresenta-se, neste trabalho, uma experiência com o romance A menina que roubava livros no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Natal. Para a sistematização deste trabalho, três pilares foram enfocados: prazer do texto, criticidade e a concepção de linguagem (com construção dialógica). A fundamentação teórica se alicerça nas concepções do Círculo de Bakhtin no que concerne a compreender a linguagem como construção social e historicamente situada e os gêneros discursivos como construtos históricos e instrumentos de interação nas diferentes esferas da atividade humana. A metodologia se fundamenta em uma perspectiva dialógica, tendo como procedimento metodológico a construção de oficina com o objetivo de promover a leitura. A pesquisa se ancora em uma abordagem qualitativo-interpretativista e os dados construídos no âmbito do Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. Os resultados apontam que o trabalho em sala de aula de Língua Portuguesa com leitura pode ser ampliado por uma concepção linguagem dialógica de linguagem, de linguagem e de leitura. Apresenta-se como produto deste trabalho um caderno pedagógico que sistematiza todas as atividades realizadas e orienta ações futuras em outros contextos.Dissertação Minicontos: uma prática de letramento emergente na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-28) Dantas, Clegiane Santos Bezerra; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/2081377065041682; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Como outros inúmeros gêneros da minificção, o miniconto se configura como um gênero conciso e breve, mas que ainda consegue preservar alguns elementos do conto tradicional, tais como: narrador, unidade espaço-temporal, personagens e trama. Para alguns autores, o surgimento desse gênero está estritamente ligado à rapidez e diversidade das formas de comunicação no atual contexto social, que exigem do leitor outras habilidades além da leitura e escrita convencionais. Considerando a importância dessas habilidades numa sociedade letrada e reconhecendo esse gênero como ferramenta potencialmente eficiente para o desenvolvimento do letramento, esta pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento e implicações de sequência didática direcionada a práticas de letramento com o gênero miniconto. Nesse sentido, a pesquisa se efetiva em uma turma de 9º ano vespertino do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, na cidade de Acari – RN. Como pressupostos teóricos, serão utilizados fundamentos dos Estudos do Letramento como prática social, especialmente os escritos de Kleiman (1995), Hamilton (2000), Soares (2012), Mortatti (2004) e Rojo (2012). Para subsidiar o letramento literário, são utilizados os aportes teóricos de Borges (2000), Candido (2004), Pinheiro (2001), Silva e Silveira (2013), e Cosson (2014). No que diz respeito ao estudo da contística, tomamos por base os postulados de Gotlib (2006), Bosi (1997), Cortázar (1999), Teles (2002), Poe (s/d), Luzia de Maria (2004), assim como os estudos dos pesquisadores e escritores Spalding (2007; 2008; 2011), Gonzaga (2007), Freire (2004) e Trevisan (1994), dentre outros que se dedicam ao estudo do miniconto. No campo metodológico, a perspectiva proposta ancora-se nas orientações da pesquisa-ação (MOREIRA; CALEFFE, 2006) e na abordagem de dados de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), uma vez que trata de interpretação de situação diagnosticada, implementação de ações de intervenção organizadas em sequência didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BARROS; RIOS-REGISTRO, 2014), inclusive de descrição e avaliação de resultados obtidos a partir da realização das referidas ações. As discussões geradas indicam que trabalho com os minicontos, desenvolvido por meio de sequências didáticas, contribui para a reflexão sobre estratégias de ensino de Língua Portuguesa, utilizadas com vistas a preparar o alunado para atender às exigências de leitura e de escrita da sociedade contemporânea.Tese Um olhar dialógico sobre a atividade de revisão de textos escritos: entrelaçamento dizeres e fazeres(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-12) Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856; Barros, Kasue Saito Monteiro de; ; http://lattes.cnpq.br/6586979705254421; Souza, Gilton Sampaio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Pesquisa sobre a atividade de revisão de textos escritos com o propósito de compreender o trabalho do revisor, considerando para tanto as experiências profissionais de sujeitos atuantes na área. O estudo toma como fundamentação teórica o conceito de interaçâo socioverbal do Círculo de Bakhtin, construído a partir de reflexões acerca da linguagem utilizada em diversas esferas da atividade humana, o que implica as noções de gêneros do discurso, alteridade, exotopia. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativa, tendo sido os dados constituídos a partir dos dizeres de profissionais em manuais e entrevistas, além do relato de experiência da pesquisadora no papel de revisora. A análise dos dados indica a necessidade de a atividade de revisão ser subsidiada por uma concepção diatógica de linguagem e pela interaçâo socioverbal entre revisor e autor, visando ao acabamento do textoDissertação A pesquisa orientada na escola: uma prática de letramento informacional em uma turma de ensino fundamental(2017-07-31) Dantas, Jailson Lucena; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;Na sociedade contemporânea, há uma grande disponibilidade de informações, sobretudo em função do advento e da popularização das tecnologias digitais a partir das últimas décadas. Mas será que a escola tem preparado seus alunos para saberem lidar de maneira segura e autônoma com essa gama de recursos informacionais disponíveis? Embora os PCN (1998) apontem que essa seria uma das responsabilidades da escola, observa-se que ela ainda não tem cumprido plenamente essa função, pois os alunos apresentam muitas dificuldades no que se refere à busca e ao uso da informação. É neste contexto que se desenvolve uma intervenção didática em uma turma de 8º ano de uma escola pública, situada no município de Picuí-PB, com o objetivo de analisar e favorecer, a partir do desenvolvimento de práticas de letramento informacional, a melhoria do desempenho dos alunos em termos de busca, seleção, mapeamento, avaliação e usos da informação e sua contribuição para a produção escrita em eventos de letramento na esfera escolar. Para fundamentar a pesquisa, transita-se pelos conceitos de letramentos e letramento informacional. Desenvolve-se a intervenção tendo como orientação metodológica a pesquisa-ação, por envolver uma questão prática e a sua melhoria, bem como uma reflexão sobre essa prática. Adota-se ainda uma abordagem qualitativa dos dados emanados da pesquisa que se desenvolveu por meio de sequências didáticas nas quais os alunos puderam ampliar habilidades para a realização da pesquisa orientada e para a melhoria no trato com os recursos informacionais de um modo geral. O desafio desta proposta de trabalho foi desenvolver uma prática docente focada no letramento informacional em aulas de Língua Portuguesa. Apesar das dificuldades decorrentes, principalmente, dos poucos recursos informacionais disponíveis na escola, os objetivos foram atingidos conforme foram planejados em função da metodologia adotada, que leva em consideração aspectos cognitivos, afetivos e físicos durante o processo de aprendizagem, e do planejamento do professor-pesquisador.Tese Poética responsiva dos poetas PoeArt: de quantos poetas uma escola precisa?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-29) Leôncio, Teresa Paula de Carvalho; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/3530651104614975; Stafuzza, Grenissa Bonvino; https://orcid.org/0000-0002-9077-0652; http://lattes.cnpq.br/0086982782870395; Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4094363219456585; Paula, Luciane de; https://orcid.org/0000-0003-1727-0376; http://lattes.cnpq.br/9546185363173636; Oliveira, Risoleide Rosa Freire deNo intuito de constituir uma experiência pedagógica significativa de ensino da literatura num contexto de aulas no IFRN, campus Natal Zona Norte, no ano de 2017 a pesquisadora e um grupo de colaboradores elaboraram um concurso a fim de divulgar a produção poética autoral inédita de poetas contemporâneos e pertencentes a um circuito de interação vigente e duradouro para todos. Em razão dessa experiência, foi estabelecido o seguinte objeto de estudo e respectivas questões de pesquisa: 1. O projeto concurso literário de poemas intitulado PoeArt de verso a verso; 1.1. como se deu e se dá a interação, produção e leitura textual dos integrantes do projeto (equipe organizadora) do concurso literário PoeArt de verso a verso; 1.2. como se deu e se dá a interação, produção e leitura textual entre a pesquisadora e dois poetas oriundos e descobertos pelo concurso PoeArt de verso a verso. A tese assume por objetivo geral investigar as ações implementadas no contexto da realização do concurso de poemas PoeArt de verso a verso de 2017 no que tange à interação ocorrida entre os integrantes do grupo organizador para a realização do concurso e a consequente relação/interação que se deu e se dá com os poetas revelados e divulgados pelo PoeArt. Decorrem, pois, como objetivos específicos: a) analisar o feixe de interação social e os textos daí provenientes no contexto da confecção do concurso literário; b) analisar a performance do poeta-educador como um dos perfis autorais de dois poetas oriundos do concurso. Nosso suporte teórico ancora-se na produção de Bakhtin e do Círculo que defendem a literatura como fenômeno social inserida na cultura de discursos ideologicamente marcados e eticamente implicados. Nossa ancoragem metodológica aporta-se na Linguística Aplicada e nos autores que estabelecem o elo entre Bakhtin, o Círculo e métodos de análise significativamente situados. O corpus da pesquisa foi analisado à luz de categorias reveladoras da importância do enunciado poético para a trajetória dos sujeitos históricos que fizeram e fazem o PoeArt de verso a verso.Dissertação A prática de correção textual por professoras de língua portuguesa do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-24) Oliveira, Ariane Aparecida de; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; ; http://lattes.cnpq.br/7524967029528011; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856Este trabalho de pesquisa analisa as práticas de correção de textos no Ensino Médio. Parte-se de discussões com professoras de Língua Portuguesa do 1º, 2º e 3º anos de uma escola pertencente à rede estadual de ensino, localizada no município de Assú-RN. O estudo tem como fundamentação teórica os postulados propostos por Cruz (2007), Dellagnelo (1998), Oliveira (2005), Pécora (1999), Ruiz (2001), Serafini (1989), dentre outros. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativista, tendo sido os dados constituídos a partir das gravações dos relatos de profissionais docentes, bem como de 92 textos coletados entre julho e agosto de 2008. Os dados apontam que a correção configura-se como um trabalho interventivo, que objetiva ajudar ao aluno a melhorar sua produção escrita. As docentes corrigem de forma mista, isto é, no texto aparecem correções ortográficas, lexicais, etc., porém a predominância da correção é com relação a exposição das ideias, aos conteúdos do texto. Nesse sentido, as professoras valorizam e priorizam esta exposição de ideias discutidas pelos alunos, reconhecendo-as como organizadoras dos aspectos semânticos e sequenciais do texto. Todos os demais aspectos (estruturais, gramaticais) são importantes, porém, no geral, na prática de correção em estudo, a exposição das ideias ocupa lugar central. As marcas de correção aparecem em forma de pequenos bilhetes, o que faz com que elas valorizem também todas as etapas da escrita do textoDissertação Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web(2017-07-31) Silva, Ismael André dos Santos; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;Em pleno século XXI em que se vivencia a era tecnológica e digital, a escola como a mais importante agência de letramento, formadora de agentes para exercer plenamente sua cidadania, precisa implementar novas práticas pedagógicas pautadas em pressupostos teóricos e metodológicos capazes de subsidiar os alunos a adentrar o domínio das novas tecnologias, de modo a construir conhecimentos e, consequentemente, saber agir diante das mais diversas situações de interação para atender às inúmeras demandas da sociedade pós-moderna. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa-ação (THIOLENT, 1985), desenvolvida por meio de sequência didática objetiva-se possibilitar aos alunos a ambientação, a instrução e a utilização dos artefatos ligados ou não à internet com o intuito de inseri-los no âmbito do letramento digital. Para tanto, lança-se mão do gênero crônica como artefato pertinente aos eventos de letramento previstos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Norte. Teoricamente, a pesquisa proposta está embasada em fundamentos dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1998; SOARES, 2000) e nos aportes que versam sobre o letramento digital (XAVIER, 2002; VALENTINI; SOARES, 2011, LEVY,1999; COSCARELLI; RIBEIRO, 2005). No que diz respeito à sequência didática, apoia-se em aportes apresentados por Zabala (1998), Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), dentre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem de dados de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986; DENZIN; LINCOLN, 2006). O processo de intervenção possibilita observar que há na informática ou, mais precisamente, nos domínios da internet, um potencial significativo de práticas de letramento que, se utilizado pelo professor, pode dinamizar as aulas e contribuir não apenas para a melhoria do desempenho do aluno, mas também inovar as atividades propostas pelo professor durante o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, faz-se necessário introduzir novas tecnologias com cunho educativo para promover no alunado o contato com o computador conectado à internet, cujo acesso orientado pode se constituir em um artefato de grande valia para o aprendizado da leitura e da escrita com implicações positivas na atuação do discente nas demais disciplinas do currículo do Ensino Fundamental.Tese O processo discursivo de construção de novos objetos de ensino para a disciplina de língua portuguesa(2018-01-31) Silva, Joil Antonio da; Campos, Sulemi Fabiano; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Ribeiro, Mariana Aparecida de Oliveira; ; Barbosa, Marinalva Vieira; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;O objetivo deste trabalho é analisar os processos discursivos que constroem, atualmente, novos objetos de ensino para a disciplina de Língua Portuguesa em planos de ensino de escolas públicas do ensino fundamental do estado do Mato Grosso e nos documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP) e Orientações Curriculares para a área de linguagens do estado do Mato Grosso (OC/MT). Para alcançar o objetivo pretendido, busca-se fundamentação teórica na Análise de Discurso de linha francesa, corrente de estudos que emergiu no cenário acadêmico na década de 1970, com enfoque na obra de Michel Pêcheux. Os estudos ancoram-se também nos trabalhos de Althusser (1985), Foucault (1986) e Bourdieu (1989, 2004, 2007a, 2007b) para a caracterização da escola como instituição social e para a sua compreensão como um campo de relações de forças. Da Linguística, são utilizados trabalhos de vários pesquisadores para apreender as mudanças ocorridas no ensino de Língua Portuguesa, a partir da década de 1970, e os objetos de ensino construídos nesse processo de mudança. O corpus desta pesquisa é composto por oito planos de ensino de Língua Portuguesa de oito escolas públicas situadas em seis municípios do estado do Mato Grosso, representativos de cinco regiões do estado, dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP) e das Orientações Curriculares para a área de linguagens do estado do Mato Grosso (OC/MT). Em busca de alcançar os objetivos, buscou-se responder as perguntas de pesquisa por meio da análise do corpus. Concluiu-se que os processos discursivos dos planos de ensino se constituem em paráfrases em relação às correntes linguísticas e, principalmente, em relação aos documentos oficiais. Esse processo de construção, no entanto, se caracteriza pela semiteorização efetuada, inicialmente, nos documentos oficiais, chegando a processos mais radicais nos planos de ensino, como a artificialização e banalização dos conceitos dos objetos de ensino. Os discursos demonstram, nesse sentido, que as mudanças de paradigmas propostas para a disciplina ainda não se efetivaram nas práticas discursivas bem como no desenvolvimento de práticas efetivas de ensino.