Navegando por Autor "Oliveira, Samuel Diniz Marques"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Competência em informação dos usuários da Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo, Parnamirim (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Oliveira, Samuel Diniz Marques; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012A competência informacional refere-se às habilidades de identificar quando há necessidade de informação, localizar, avaliar e utilizar eficazmente essas informações. Portanto, esta pesquisa busca identificar as competências informacionais dos usuários da Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo, que fica localizada no município de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte, de modo a verificar como essas competências podem contribuir com a conscientização e aprendizado social. E para atingir este objetivo, lista-se os seguintes objetivos específicos: Realizar uma avaliação detalhada das habilidades de busca, seleção e uso de informações pelos usuários da Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo; Analisar como as competências informacionais dos usuários influenciam seu nível de conscientização sobre a importância de tais habilidades para o aprendizado e desenvolvimento social; Propor recomendações específicas e direcionadas para aprimorar os serviços e recursos oferecidos pela Biblioteca Pública Professora Elienai Dantas Cartaxo, visando melhorar as competências informacionais e a conscientização dos usuários sobre a importância dessas habilidades para o aprendizado e a participação social. A metodologia abordada pela pesquisa foi qualitativa e quantitativa que tornou possível a compreensão mais aprofundada sobre as competências em informação dos usuários da referida biblioteca. os objetivos deste estudo são de caráter exploratório e descritivo, pois visam descrever e explorar fenômenos em profundidade, mais especificamente, os fenômenos relacionados à competência informacional que pode vir a existir dentro das bibliotecas públicas. Utilizou-se como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica a partir da leitura de obras de autores que abordam a referida temática. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário com 11 perguntas fechadas que foram idealizadas a partir do texto de Elisabeth Dudziak quando a autora lista os 07 objetivos da competência e informação. O estudo contou com um questionário que foi aplicado com a participação de 20 respondentes e os resultados apresentados demonstraram que boa parte dos usuários possuem habilidades e competência em informação direcionada às formas de acesso, busca e uso de informações. Por fim, se discute a importância da competência informacional, que é crucial para que as pessoas lidem com a vasta quantidade de informações na vida cotidiana e no exercício da cidadania. A pesquisa, realizada por meio de questionário, revelou que a maioria dos usuários tem ensino superior e usa a biblioteca para estudos e trabalho, mostrando habilidades informacionais. No entanto, os dados refletem que muitos usuários possam ter dificuldades com a grande quantidade de informações a disposição. Reiterando a importância de desenvolver as competências informacionais para lidar com a grande quantidade de informações que nos é exposta, sugerindo estratégias para melhoria no desenvolvimento de competências informacionais, para suprir as lacunas de competências informacionais observadas.