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Navegando por Autor "Oliveira, Sara Cecília Moura de"

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    TCC
    Letramento em saúde de cuidadores de crianças pré escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-19) Oliveira, Sara Cecília Moura de; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; http://lattes.cnpq.br/0414246002092813; 2642132367431471; http://lattes.cnpq.br/264213236743147; Silva, Hylarina Maria Montenegro Diniz; http://lattes.cnpq.br/1402684784511436; Gonzaga, Magnólia Carvalho Aquino; https://orcid.org/0000-0003-2386-5464
    Este trabalho teve como objetivo analisar as condições de letramento em saúde de cuidadores de crianças de 2 a 6 anos, associadas aos determinantes sociais de saúde. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo. Foi realizado em 4 creches (x, y, w, z) de um município do interior do Rio Grande do Norte. Para avaliar o letramento em saúde, utilizou-se um questionário próprio baseado no HLS-EU-Q6. Os dados foram classificados como adequados ou inadequados via análise de cluster e validação canônica a partir da análise estatística descritiva. Na escola X, 50% dos participantes apresentaram letramento suficiente, enquanto 46,87% apresentaram letramento insuficiente/problemático. Esta foi a única creche onde o nível suficiente superou o problemático. As escolas Z, Y e W apresentaram níveis mais altos de letramento problemático/deficiente (56,66%, 51,21%, e 50%, respectivamente). A escola X também apresentou o maior índice de conhecimento sobre alimentação infantil (87,50%), seguida por Y (82,92%), Z (83%) e W (72,72%). A análise mostrou que, em três das quatro escolas, o letramento é problemático/insuficiente, indicando desafios no cuidado em saúde e maior risco ao desenvolvimento saudável das crianças, como também, quanto maior o nível de ensino e de renda dos cuidadores melhor foi a percepção de letramento em saúde e conhecimentos relacionados a alimentação das crianças.
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