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Navegando por Autor "Oliveira, Sheyla Charlyse Rodrigues de"

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    Despertando a Imaginação Sociológica: sobre a organização do trabalho nas diferentes sociedades e a desnaturalização das desigualdades sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Souza, Renata Gomes Marques da Silva; Lima, José Gllauco Smith Avelino de; Ribeiro, Gisele Rogéria Penatieri; Oliveira, Sheyla Charlyse Rodrigues de
    Plano de Ensino Anual para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio. O presente Plano Anual de Ensino por título: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA: sobre a organização do trabalho nas diferentes sociedades e a desnaturalização das desigualdades sociais (Eixo Temático Trabalho e Sociedade – 3º Ano do Ensino Médio) está estruturado da seguinte forma: A primeira seção corresponde à justificativa sobre o porquê estudar o Eixo Temático Trabalho e Sociedade. A segunda, apresenta a metodologia que detalha como este Plano de Ensino Anual foi construído. Em seguida, apresentamos os objetivos a serem alcançados em cada unidade de ensino. Na etapa seguinte, trazemos o detalhamento das unidades de ensino, especificando o que foi proposto para cada aula. Por último, registramos as considerações finais e as observações sobre a experiência da construção deste documento.
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    Dissertação
    Ensino e aprendizagem em sociologia: representações de professores da rede pública estadual de Natal
    (2016-07-22) Oliveira, Sheyla Charlyse Rodrigues de; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/9242114944135098; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Oliveira, Amurabi Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/8355859619672329; Toscano, Geovania da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://lattes.cnpq.br/4006015131926244
    A presença efetiva da Sociologia enquanto disciplina da educação básica, no estado do Rio Grande do Norte, encontra-se atrelada à obrigatoriedade advinda com a lei do ano de 2008. A intermitência que antecede esse período ocasionou, na licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, assim como em licenciaturas de outras IES, certo distanciamento entre a realidade da educação básica e o percurso formativo perpetrado no ambiente acadêmico, interferindo diretamente nas concepções de ensino/aprendizagem erigidas pelos docentes. Com o intento de relacionar os saberes aprendidos por meio da formação inicial e as concepções sobre o ensino e a aprendizagem em Sociologia na escola básica, investigamos 21 professores da referida disciplina, atuantes na rede estadual do município de Natal, a respeito de suas representações sobre o ensino e a aprendizagem sociológicos. Nesse sentido, fizemos um exame da estrutura curricular da licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, esteio formativo dos sujeitos investigados, além das análises dos elementos que estruturaram os núcleos centrais das representações sobre ensino e sobre aprendizagem. Para tanto, como aporte metodológico utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), entrevistas semiestruturadas e observações com registro em diário de campo, além da Teoria das Representações Sociais (TRS), Análise de Conteúdo e a Abordagem Estrutural como principais referências teórico-analíticas. Dessa forma, guiamo-nos essencialmente pela formação docente, relações de ensino/aprendizagem e representações sociais, dimensões conceituais perseguidas nessa pesquisa, objetivando evidenciar o caráter relacional entre elas, compreendendo o percurso formativo como determinante às relações do processo educativo e às elaborações representacionais. Os dados, nesse sentido, mostram que as representações dos professores de Sociologia sobre o ensino e aprendizagem da disciplina organizam-se em torno de uma postura de crítica e desvelamento das relações sociais, mas que se estruturam também a partir do imperativo da realidade objetiva e todas as problemáticas que advém dessa. O discurso da transformação e intervenção social por meio da disciplina é recorrente, sendo-lhe atribuído um papel monumental diante das condições em que ela é operada na escola básica. As representações docentes sobre ensino/aprendizagem em Sociologia, portanto, ancoram-se numa prática comprometida com uma intervenção social que parece ser prerrogativa somente dessa disciplina, questões que devem subsidiar as discussões na formulação/reformulação dos currículos que formam estes professores, de modo a situá-los na realidade do ensino/aprendizagem sociológicos buscando uma maior consonância entre a formação inicial e a prática docente.
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    Tese
    A Sociologia na escola: considerações a partir das representações sociais de estudantes do ensino médio no município de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Oliveira, Sheyla Charlyse Rodrigues de; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; http://lattes.cnpq.br/9242114944135098; Vieira, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva; Ribeiro, Cynara Teixeira; Santana, Gilmar; Lima, Maria Aldecy Rodrigues de; Maciel, Silvana Carneiro
    Visitar o lugar comum da intermitência curricular que envolve o ensino de Sociologia na educação básica é inevitável, principalmente, quando a proposta é pensar que imagens os estudantes do ensino médio constroem acerca da referida disciplina. Essa instabilidade que se confunde com a história da disciplina na educação básica, capilarizou-se numa série de problemáticas que englobam desde a concepção de um currículo mínimo para o ensino sociológico, as discussões sobre o livro didático e o próprio papel do ensino médio nesse percurso. Interpelamos 149 estudantes da terceira série do ensino médio, no município de Natal, a respeito de suas representações sobre a disciplina de Sociologia. Falar dos currículos da educação básica, de como é neles concebido o ensino médio, como estão sendo formados os seus professores e o espaço que a Sociologia ocupa nesse cenário é localizar o processo de construção da imagem dessa disciplina por estes jovens. O aporte teórico-metodológico utilizado foi, principalmente, a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici (2012; 2013), a coleta de dados foi feita por intermédio da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), seguida de uma organização desses dados em dimensões representativas a partir da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2011) que prosseguiu na estruturação desses dados no Sistema de Espiral Representacional (SER), desenvolvido por Elda Melo (2019), conforme preconiza a Abordagem Estrutural, proposta por Jean-Claude Abric (1999). Assim sendo, esta pesquisa norteou suas discussões em torno das contendas que envolvem a formação de professores, o currículo do ensino médio e suas modificações, além das representações sociais fazendo um movimento de correlação entre as referidas dimensões conceituais. Sobre as representações discentes, os dados nos mostram que os estudantes do ensino médio estabelecem uma relevância à disciplina de Sociologia, que se organiza em torno de uma indispensabilidade dessa cátedra. O discurso da relevância da Sociologia enquanto disciplina escolar é produzido numa realidade dissonante daquilo que constroem os estudantes e é nesse contexto que defendemos que a produção dessa representação social está assentada numa Themata (MOSCOVICI, 2012). A partir dos resultados desse trabalho e de um levantamento de pesquisas anteriores que tratam do ensino de Sociologia e representações sociais sob a perspectiva estudantil, sustentamos que a visão positiva concedida a referida cátedra tem como ideia fonte um Tema que diz respeito a uma crise na educação brasileira e as questões subjacentes a esse processo, como uma formação crítica/não crítica, uma educação emancipatória/conservadora antinomias que envolvem concepções educacionais e, por conseguinte, de formação de professores, de currículo, de sujeito e de sociedade. Emerge uma disciplina de Sociologia importante, pois, as representações sociais dos estudantes fundamentam-se, sobretudo, na compreensão de que diante desse cenário histórico de crise educacional a referida disciplina é ferramenta crucial na compreensão racional e crítica dessa realidade.
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