Navegando por Autor "Oliveira, Sidcley Gama de"
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TCC Ensino de violão no Projeto Escola de Música Severino Cordeiro: reflexões sobre experiências músico-educacionais na escola municipal Ferreira Itajubá em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Oliveira, Sidcley Gama de; Oliveira, Mario André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Filho, Tarcísio Gomes; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; Severo, José Simião; https://lattes.cnpq.br/7373404511401097O ensino de instrumentos musicais no Brasil, tem sido discutido por profissionais da área, embora sua inserção, tanto em escolas de ensino básico da rede pública, quanto, na grade curricular de cursos de artes, quer seja em atividades curriculares ou extracurriculares, não tem sido contemplada de forma adequada. Com base na escassez de informações e na necessidade de viabilizar propostas que direcionem o ensino de música, esse trabalho objetivou discutir o uso de instrumentos musicais em escolas de ensino básico da rede pública, através de um relato de experiências com alunos de 13 a 15 anos de idade, da Escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada no município de Natal. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira constituída de um estudo qualitativo, com base em uma revisão narrativa para o embasamento teórico da pesquisa, num segundo momento, optou-se pela exposição de um relato de vivências obtido durante a realização de um estágio, pelo autor do trabalho, onde foram desenvolvidas atividades na Escola Municipal Ferreira Itajubá, onde há o Projeto EMUSCO. Os principais resultados, foram que: a música por estar intimamente inserida no cotidiano das pessoas, a música, pode ser utilizada como aliada no aprendizado de música pelos alunos; o uso de músicas que fazem parte do cotidiano dos alunos torna as aulas de música mais participativa e permite maior engajamento dos alunos para o aprendizado; o ensino de música deve ser adaptado as suas realidades políticas, econômicas e sociais, fato constatado pela empolgação dos alunos que compunham as turmas em aprender a tocar o violão, sempre motivados pelo desejo de poderem tocar de forma autônoma as músicas que fazem parte de seus estilos musicais próprios.