Navegando por Autor "Oliveira, Sonielle Koriander Inácio de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A história da matemática nos anos iniciais: Uma ferramenta necessária para ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Oliveira, Sonielle Koriander Inácio de; Potier, Robson William; Potier, Robson William; Potier, Leda Virgínia Belarmino Campelo; Souza, Kleber Luiz Gavião Machado deO principal objetivo deste artigo é abordar a história da matemática nos anos iniciais como uma ferramenta indispensável para o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática, uma vez que, o contexto histórico da matemática nos remete as varias fases do conhecimento. Nesse seguimento, o professor detém da possibilidade de atuar no campo da investigação colocando o educando como o agente principal desse processo, para que ele possa estabelecer suas próprias noções de conhecimentos matemáticos e perceber ao longo da história que o saber/fazer matemático passou por inúmeras mudanças para se estabelecer as regras que estão presentes hoje na escola, e que as ações matemáticas de hoje pode refletir futuramente. Essa ação docente pode despertar nos alunos interesse em investigar esse processo, e consequentemente se tornar um objeto de estudo, onde os alunos criam hipóteses, experimentos e obtêm as conclusões. Entretanto, é importante ressaltar que para alcançar esse objetivo, a execução de uma metodologia inovadora, como a construtivista é fundamental, pois o aluno será o detentor do conhecimento e a partir disso o professor mediará à ampliação desses conhecimentos através da utilização de recursos do cotidiano da criança, utilizando objetos e/ou mesmo ações que enfatizem o meio social ao qual a criança está inserida, isso torna o ensino mais atrativo, significativo e satisfatório, facilitando o ensino e aprendizagem e o desenvolvimento da criança como um ser social autônomo e crítico.