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    Recurso Educacional Aberto
    Guia didático - explorando tridimensionalmente o sistema ABO: por que nem toda mãe pode doar sangue para seu filho?
    (UFRN/PIBID, 2022) Lira, Isaac Daniel de Lima; Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Medeiros, Thainá Ribeiro de; Carvalho, Yasmin de Souza
    A genética é uma área que apresenta diversos desafios, tanto para os alunos, que geralmente têm dificuldade em assimilar conceitos abstratos, quanto para os professores, que precisam encontrar estratégias e recursos para superar barreiras impostas pela abstração. Nessa perspectiva, os licenciandos do Subprojeto Pibid Biologia 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desenvolveram este guia didático como uma proposta de atividade para auxiliar os professores a utilizarem o Kit didático intitulado “A Linguagem do Sangue: Explorando tridimensionalmente o Sistema ABO”, um material que facilita a compreensão do sistema ABO nas aulas pois permite que os alunos visualizem e manuseie representações de estruturas microscópicas de forma macro. O guia, assim como o kit didático, tem como foco os professores da rede pública que possuem interesse em utilizar o material nas aulas que abordam o sistema ABO. Após validado, apesar dos desafios apresentados durante a aplicação, o material se mostrou importante para a assimilação do conteúdo, enfatizando sua eficiência em otimizar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos complexos como o sistema ABO
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    Recurso Educacional Aberto
    A linguagem do sangue: explorando tridimensionalmente o sistema ABO
    (2022) Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Lira, Isaac Daniel de Lima; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Ferreira, Eric Silva
    O ensino do sistema ABO e do fator Rh no ensino médio apresenta desafios devido à complexidade conceitual e à predominância de abordagens teóricas, frequentemente limitadas pela falta de recursos práticos. Diante dessa dificuldade, foi desenvolvido este Kit Didático com modelos tridimensionais, com o intuito de auxiliar e facilitar o aprendizado dos estudantes da rede básica de ensino, tornando o processo mais interativo e visual. O recurso didático foi elaborado pelos bolsistas de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN), após a realização do curso “Elaboração de Recursos Educacionais em Ciências: Inovação, Direitos Autorais e Tecnologias”, ministrado pelo professor Airton Souza Júnior. Os modelos 3D representam as células sanguíneas e as proteínas de membrana envolvidas na tipagem sanguínea, permitindo a visualização e manipulação dos conceitos abordados. A estratégia proposta busca integrar teoria e prática, promovendo um ensino mais dinâmico e alinhado às metodologias inovadoras na educação científica, por meio da utilização de novas tecnologias para potencializar a aprendizagem. A validação desse material educacional foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, que relataram um aumento na assimilação do conteúdo após o uso do modelo tridimensional. Dessa forma, este recurso pedagógico se apresenta como uma ferramenta importante para o ensino de Biologia, contribuindo para a construção do conhecimento e evidenciando a necessidade de novos recursos que potencializem o ensino, a fim de suprir lacunas deixadas pelo método tradicional
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