Navegando por Autor "Oliveira, Swianny Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Brincar na escola em tempos de pandemia da COVID-19: observações e relatos de uma experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Oliveira, Swianny Rodrigues de; Silva, Maria José Campos Faustino da; 0000-0002-5297-139X; Silva, Maria José Campos Faustino da; Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana de; Azevedo, Barbara Raquel Coutinho ToscanoEste estudo tem como objetivo relatar e discutir como o brincar, direito primordial das crianças, foi desempenhado no retorno às aulas presenciais, durante o período da pandemia da Covid-19, destacando quais brincadeiras foram realizadas e como se sucedeu a interação das crianças durante as práticas educativas, com todos os protocolos sanitários e distanciamento estabelecidos. A observação ocorreu em um Centro de Educação Infantil da cidade do Natal-RN. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia qualitativa com abordagem sócio histórica por meio de relato de experiência, fazendo uso da pesquisa bibliográfica para aporte teórico. Os principais autores que fundamentam a pesquisa são Kishimoto (2017), Borba (2007), Moyles (2002), Vygotsky (1987). Com base nas reflexões realizadas, podemos constatar que o brincar é fundamental na vida das crianças e as brincadeiras realizadas no espaço escolar possibilitam o desenvolvimento de suas capacidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, ou seja, auxilia no desenvolvimento integral das crianças. Com isso, para fazer valer esse direito fundamental e necessário ao aprendizado das do sujeito infante, as escolas tiveram que repensar e adaptar suas práticas.