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Navegando por Autor "Oliveira, Taliane de Assis"

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    TCC
    Competências da pessoa bibliotecária na editoração de periódicos científicos no contexto da ciência aberta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Oliveira, Taliane de Assis; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0003-2266-8573; https://lattes.cnpq.br/5125339091877806; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Maia, Maria Aniolly Queiroz; https://orcid.org/0000-0003-4485-1774; http://lattes.cnpq.br/4060016033565089
    Diante do cenário vigente de inequidade no acesso à informação científica e nas capacidades de produção e comunicação da ciência, a discussão em torno da democratização do conhecimento já vem sendo pontuada, há alguns anos, por cientistas, editores e bibliotecários, dando lugar a movimentos em prol do acesso aberto à informação científica e, mais recentemente, em prol da ciência aberta. As práticas da ciência aberta podem e devem estar inseridas nos periódicos científicos, com o fito de possibilitar o acesso gratuito aos dados e resultados de pesquisas, a agilidade e a transparência no processo editorial e a cooperação entre pesquisadores e cidadãos no fazer ciência, exigindo assim dos bibliotecários atuantes nos periódicos científicos a constante atualização de seus conhecimentos profissionais para acompanhar a evolução científica. Baseado nisso, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que formas o novo ecossistema da ciência aberta coloca novos desafios e competências para bibliotecárias e bibliotecários que atuam em periódicos científicos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utiliza como métodos a revisão bibliográfica sobre a temática, além de levantamento de dados por meio de entrevistas não presenciais com sete editores de periódicos científicos. Após a revisão bibliográfica e a análise qualitativa dos dados coletados, foram identificadas competências técnicas, intelectuais, conceituais e cognitivas, interpessoais, organizacionais, competências-chave, competências de formulação e disseminação de produtos informacionais automatizados e competências do fluxo informacional, além de competências de gerenciamento de dados, métricas alternativas, integridade da pesquisa, publicação acadêmica e ciência cidadã. Conclui, evidenciando, que a ciência aberta demanda transformações nas competências profissionais dos bibliotecários, visto que entre os principais desafios se encontram a avaliação aberta, a aplicação de taxas de processamento de artigos (APC), os dados abertos, os preprints e as métricas alternativas, constatando que sempre é necessária a aprendizagem contínua dos editores com o propósito de acompanhar as transformações decorrentes da área científica.
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