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Navegando por Autor "Oliveira, William Brenno dos Santos"

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    Dissertação
    Aprendizagem sobre construção e análise de dados estatísticos na educação de jovens e adultos com vídeo cases
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Barbosa, Jailson Carlos da Silva; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; https://orcid.org/0000-0003-2390-0194; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281; http://lattes.cnpq.br/7627433341700238; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Melo, Elvis Medeiros de; Oliveira, William Brenno dos Santos
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e no combate ao analfabetismo, além de permitir e enfatizar conceitos para o aprendizado básico de Matemática. Nesse sentido, a implementação de metodologias inovadoras com uma oferta de uma variedade de recursos audiovisuais é uma alternativa que pode fortalecer ainda mais as competências probabilísticas e estatísticas dos alunos quanto ao desenvolvimento da prática pedagógica. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo foi analisar como uma sequência didática, a partir do uso de vídeo cases, pode contribuir para a aprendizagem sobre construção, interpretação e comparação de dados estatísticos com alunos na EJA. Para tanto, os pressupostos teórico-científicos que amparam essa discussão se filiam aos estudos sobre metodologia científica (Almeida; Valente, 2011; Braga, 2022; Creswell, 2010; Ferrés, 1996). A pesquisa se caracteriza por ser do tipo qualitativa, de caráter exploratório, uma vez que examina o objeto de estudo em seu contexto social, utilizando-se de questionários, aplicação de testes, entrevista com grupo focal, análise de recursos audiovisuais e diário de bordo para coleta de dados. O método de pesquisa abordado foi o de pesquisa-ação, devido à condução do processo de intervenção por meio da aplicação da sequência didática com a utilização de vídeos cases e participação conjunta do pesquisador e dos estudantes. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública estadual, localizada na zona urbana do município de Ceará-Mirim–RN, com uma turma da 1ª série do ensino médio da EJA. A escolha do lócus da pesquisa surgiu da necessidade de inovar a prática pedagógica nas aulas de Matemática, utilizando vídeos que abordam as unidades temáticas de estatística e probabilidade. Essa iniciativa foi motivada pela minha experiência de anos como professor nesta instituição, buscando tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível aos aluno. O produto educacional oriundo dessa pesquisa foi um caderno didático-pedagógico para os professores de Matemática, que aborda como uma sequência didática, a partir do uso de vídeo cases, pode contribuir para a aprendizagem sobre construção, interpretação e comparação de dados estatísticos com alunos na EJA. A proposta apresentada durante a intervenção didática foi desenvolvida para o estudante ser protagonista pelo processo, fazendo com que o vídeo se converta em um incentivo à criatividade. Este estudo contribui para a área educacional ao propor uma abordagem inovadora, no contexto específico (lócus da pesquisa e participantes), para o ensino de Matemática na EJA, destacando o papel das tecnologias na formação integral dos alunos.
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    TCC
    “Às pessoas que toca tambor também vai para a igreja”: experiência de aula-oficina sobre as religiões afro-brasileiras nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Queiroz, Ana Girlaide Bezerra de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Oliveira, William Brenno dos Santos; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
    O relato das atividades desenvolvidas na vivência escolar que aqui apresento têm como principal objetivo analisar como as religiões de matrizes africanas podem ser trabalhadas em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O processo didático foi desenvolvido ao longo de três aulas-oficinas com as turmas do quinto (5º) ano da Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, localizada na cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte. A aula-oficina consiste em uma estrutura educativa planejada para gerar aprendizagens por meio de atividades práticas, teóricas e lúdicas, focada sempre no aluno como agente principal de sua formação. Em todas as etapas desta experiência vivenciada e relatada aqui, busquei problematizar os obstáculos existentes, tanto na escola como para além dos muros desta, que dificultam o acontecimento de fato no processo de implementação da Lei 10.639/03. Lei, que em 09 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana no ensino Fundamental e Médio. A não efetivação ou a aplicação ineficiente desta diretriz da educação nas escolas, implicará por meio do desconhecimento no enfraquecimento da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil. Pois foi dentro deste contexto de uma implementação inábil, que constatei nas produções de artes e nos discursos finais dos alunos na conclusão da oficina, a urgente necessidade da implementação desta lei dentro da instituição. Nos apropriamos da aula-oficina como procedimento metodológico possível ao ensino da história a partir de Isabel Barca (2004) a qual afirma ser a aula-oficina um espaço em que o aluno é agente de sua formação, possuidor de ideias prévias e experiências diversas e o professor um investigador social e organizador de atividades problematizadoras. E para tecer reflexões sobre o tema busquei suporte teórico em autores com Almeida (2019), Bitencourt (2011) e Ribeiro (2019). Nas atividades didáticas da aula-oficina, foram produzidos desenhos sobre o imaginário acerca das religiões de matriz africana e problematizadas ao longo desse relato de experiência. Conclui-se que apesar do investimento de debate feito em sala de aula sobre o tema, ainda é muito presente o preconceito com a religiosidade africana.
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    TCC
    A contação de história para crianças como prática educativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-21) Oliveira, Francisco Waldson da Silva; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; lattes.cnpq.br/5500826201423475; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Santos Júnior, Azemar Soares dos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    Este artigo tem por objetivo proporcionar ao leitor a importância da contação de história que vem passando de geração para geração, e até os dias atuais é de suma importância para o meio educativo, facilitando assim um melhor aprendizado em sala de aula, seja na escrita ou na oralidade. Essa prática tem por objetivo estimular os discentes e até mesmo os docentes a adotarem o hábito da leitura, deixando de lado um pouco as novas tecnologias e buscando trazer de volta uma prática antiga, porém eficaz, que é a leitura de um livro. Tendo o foco em está instigando os leitores a terem o prazer de se deleitar em uma literatura e de vivenciar o que está lendo de forma espontânea, sem ser forçado ou tendo esta prática como obrigação. Deixar no entendimento que os docentes devem estar preparados para essa prática, sempre inovando e se reciclando, buscando novas metodologias e meios que consigam atrair o interesse dos discentes envolvidos em sala de aula. O trabalho está embasado em autores que abordam a temática como (ABRAMOVICH, 1997; RODRIGUES, 2015; PIAGET, 1968; FREIRE, 1989; entre outros). Trazer em sua metodologia várias obras literárias que facilite a inserção da prática da leitura no cotidiano das crianças. Um bom leitor é um bom escritor, um bom escritor passa a ter uma oralidade mais aperfeiçoada e explicativa, passa a ser um sujeito mais entendido, que sabe argumentar e transmitir sua ideologia perante a sociedade contemporânea, pois um dos papéis fundamentais do educador é formar cidadãos. Assim, desde a educação infantil até o fundamental I, a prática da contação de história, seja ela de forma que os alunos apenas ouçam, seja ela onde os alunos sejam os próprios contadores de histórias, é algo que se torna inerente na vida escolar dos mesmos, um aprendizado significativo e eficaz.
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    TCC
    A contação de história para crianças como prática educativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-21) Oliveira, Francisco Waldson da Silva; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; https://lattes.cnpq.br/5500826201423475; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    Este artigo tem por objetivo proporcionar ao leitor a importância da contação de história que vem passando de geração para geração, e até os dias atuais é de suma importância para o meio educativo, facilitando assim um melhor aprendizado em sala de aula, seja na escrita ou na oralidade. Essa prática tem por objetivo estimular os discentes e até mesmo os docentes a adotarem o hábito da leitura, deixando de lado um pouco as novas tecnologias e buscando trazer de volta uma prática antiga, porém eficaz, que é a leitura de um livro. Tendo o foco em está instigando os leitores a terem o prazer de se deleitar em uma literatura e de vivenciar o que está lendo de forma espontânea, sem ser forçado ou tendo esta prática como obrigação. Deixar no entendimento que os docentes devem estar preparados para essa prática, sempre inovando e se reciclando, buscando novas metodologias e meios que consigam atrair o interesse dos discentes envolvidos em sala de aula. O trabalho está embasado em autores que abordam a temática como (ABRAMOVICH, 1997; RODRIGUES, 2015; PIAGET, 1968; FREIRE, 1989; entre outros). Trazer em sua metodologia várias obras literárias que facilite a inserção da prática da leitura no cotidiano das crianças. Um bom leitor é um bom escritor, um bom escritor passa a ter uma oralidade mais aperfeiçoada e explicativa, passa a ser um sujeito mais entendido, que sabe argumentar e transmitir sua ideologia perante a sociedade contemporânea, pois um dos papéis fundamentais do educador é formar cidadãos. Assim, desde a educação infantil até o fundamental I, a prática da contação de história, seja ela de forma que os alunos apenas ouçam, seja ela onde os alunos sejam os próprios contadores de histórias, é algo que se torna inerente na vida escolar dos mesmos, um aprendizado significativo e eficaz.
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    TCC
    Contar e encantar: "história infantil na pedagogia"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-21) Paiva, Maria de Fátima de; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Santos Júnior, Azemar Soares dos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que usa a Contação de História e como o método em questão pode contribuir para o processo de aprendizagem, principalmente nas séries iniciais, bem como na formação desse indivíduo, mostrando que o encantar com palavras pode trazer um bom desenvolvimento para os discentes e atrair sua atenção de forma positiva enquanto leitores. O professor busca, nesse método, estabelecer uma forma de transmitir conhecimento através da contação de histórias, de maneira que possa aprofundar e esclarecer acerca dessa forma de transmitir conhecimento. A formação de leitores começa no momento em que o discente passa a estabelecer noções de leitura e interpretação do que está sendo lido, essa forma de trabalho abrange desde a educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de promover melhorias no que diz respeito ao interesse das crianças no mundo da leitura. Como fundamentação teórica priorizou-se, entre outras vozes, autores como TAHAN (1966) e MACHADO (2004). O mesmo se desenvolveu dentro da pesquisa bibliográfica e entende que a contação de histórias é de suma importância no processo de aprendizagem do ser humano, pois além de transformar em magia a história escrita no livro, o contador de histórias encanta a criança com seu jeito expressivo, com histórias chamativas que atraem a atenção das mesmas, assim, transformando a imaginação em algo significativo e atraente para os discentes e formando futuros leitores e escritores.
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    TCC
    Contar e encantar: "história infantil na pedagogia"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-21) Paiva, Maria de Fátima de; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que usa a Contação de História e como o método em questão pode contribuir para o processo de aprendizagem, principalmente nas séries iniciais, bem como na formação desse indivíduo, mostrando que o encantar com palavras pode trazer um bom desenvolvimento para os discentes e atrair sua atenção de forma positiva enquanto leitores. O professor busca, nesse método, estabelecer uma forma de transmitir conhecimento através da contação de histórias, de maneira que possa aprofundar e esclarecer acerca dessa forma de transmitir conhecimento. A formação de leitores começa no momento em que o discente passa a estabelecer noções de leitura e interpretação do que está sendo lido, essa forma de trabalho abrange desde a educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de promover melhorias no que diz respeito ao interesse das crianças no mundo da leitura. Como fundamentação teórica priorizou-se, entre outras vozes, autores como TAHAN (1966) e MACHADO (2004). O mesmo se desenvolveu dentro da pesquisa bibliográfica e entende que a contação de histórias é de suma importância no processo de aprendizagem do ser humano, pois além de transformar em magia a história escrita no livro, o contador de histórias encanta a criança com seu jeito expressivo, com histórias chamativas que atraem a atenção das mesmas, assim, transformando a imaginação em algo significativo e atraente para os discentes e formando futuros leitores e escritores.
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    Dissertação
    Um coração que pulsa fora do corpo: imagens passionais nas cartas de Frida Kahlo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-18) Oliveira, William Brenno dos Santos; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Palhano, João Maria Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/5179045269982593; Francelino, Pedro Farias; ; http://lattes.cnpq.br/6663064491335541
    Entre os anos 30 e 40 do século passado, o México viu surgir, das cinzas da Revolução Mexicana, uma figura singular. Frida Kahlo é descrita pelo imaginário social – em seus quadros, em suas fotografias – como uma mulher que marcou uma época e que se tornou símbolo de lutas, e isso se estende até a contemporaneidade. Criou-se, em volta da pintora mexicana, várias imagens sociais que eram delineadas no jogo dialógico entre suas obras e seus interlocutores. Tomando como referência essas assertivas, a pesquisa ora apresentada tomou como procedimento realizar uma análise de seis cartas escritas por Frida para os seus interlocutores amados/amantes – três homens com os quais ela se envolveu, afetivamente, durante períodos diferentes de sua vida –, e, como objetivo, mapear os ethé construídos por ela em enunciados nos quais ela “pinta” verbalmente uma imagem de si que se revela nas escolhas lexicais eleitas para falar de amor, de traição, de amizade, de dor e de seu estar no mundo. Diante disso, refinamos uma imagem estética e ideológica de Frida Kahlo que se recobre de passionalidades distintas e de graus dialógicos diversos. Há, no recorte temporal e axiológico que fizemos para esta pesquisa, uma mulher de natureza amante e que transformou esse amor em mote para seus embates com interlocutores com quem se envolveu afetivamente. A nossa análise encontra-se ancorada nas postulações teóricas da Análise Dialógica do Discurso (ADD), que tem como teórico-base o filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003, 2009, 2013) – no que se refere ao estilo, principalmente –, e na teoria enunciativa de Maingueneau (2008, 2005) e Charaudeau (2006) – no que se refere ao ethos discursivo. Esta pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada e possui um enfoque qualitativo-interpretativista.
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    TCC
    Um corpo dilacerado e pisoteado pelo racismo: relatos da experiência didática a partir do conto Maria, de Conceição Evaristo, numa turma do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Silva, Adriana Ferreira; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0003-1774-8181; https://lattes.cnpq.br/8637949266883023; Oliveira, William Brenno dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Silva, Eduardo Sebastião
    Mesmo em pleno século XXI, ainda é possível observarmos situações em que pessoas são privadas de oportunidades, desrespeitadas e violentadas pelo fato de serem pobres, negras e mulheres. Essa violência evidente no contexto atual nos fez tomar como objeto de estudo o conto Maria, de Conceição Evaristo, que trata do preconceito racial vivenciado por mulheres pobres e negras, e a partir desse objeto, pensamos em uma proposta didática voltada para uma turma de primeira série do Ensino Médio com o objetivo de refletir sobre o racismo estrutural presente na sociedade contemporânea. Nossa pesquisa tem abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos uma pesquisa bibliográfica e nos embasamos na Lei 10.639/2003, na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), bem como nos autores Almeida (2019), Ribeiro (2019) e outros que nos ajudaram a compreender sobre o racismo. Por meio de uma sequência básica inspirada em Cosson (2021) e realização de rodas de conversa buscaremos oportunizar debates e reflexões com intenção de fomentar o desenvolvimento de uma educação antirracista. Conclui-se que Maria, assim como inúmeros brasileiros foi e é vítima do racismo estrutural e esse fato foi observado pelos discentes a partir da leitura e problematização do conto.
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    TCC
    Os desafios para a promoção da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista no ensino infantil da rede pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) França, Jaine Tavares; Feire, Kátia Regina Lopes Costa; Rego, Diego do; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Rego, Diego do; Oliveira, William Brenno dos Santos
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os principais desafios que impedem a inclusão da criança com autismo na Educação Infantil da rede pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, que ocorreu a partir do levantamento de publicações disponíveis no Google Acadêmico. A análise de dados foi realizada por meio de uma revisão discursiva e possibilitou constatar que a Educação Infantil é primordial para o desenvolvimento de todas as crianças e que não seria diferente no que diz respeito às crianças com autismo. Para estas, no entanto, percebeu-se que os desafios encontrados no processo inclusivo podem se tornar barreiras ao pleno desenvolvimento.
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    TCC
    O ensino do gênero textual jornalístico por meio da produção audiovisual no 5º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Dias, Ciro; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; http://lattes.cnpq.br/2454278264399616; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Botoletto, Denise; https://orcid.org/0000-0001-6752-5512; http://lattes.cnpq.br/6476126730669018; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658
    O presente trabalho é um relato de intervenção no ensino de língua portuguesa, nas aulas de uma turma do quinto ano do ensino fundamental I, da escola municipal Presidente Artur da Costa e Silva do município de Parnamirim no Rio Grande do Norte, com o uso do vídeo, como ferramenta para que os alunos aprendam o gênero textual jornalístico, utilizando os recursos tecnológicos digitais, sendo estes oriundos dos smartphones, computadores ou outra mídia digital que possa gravar suas produções. Este estudo se configura como pesquisa de natureza qualitativa com nuances de pesquisa-ação. A fundamentação teórica do presente trabalho está inserida nas temáticas da produção audiovisual, da aprendizagem criativa, da teoria histórico-crítica e do ensino de português a qual visa os alunos a serem não somente receptores do saber, mas produtores dos próprios aprendizados e ativos no processo de ensino-aprendizagem.
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    Dissertação
    Entre vozes que o constituem: uma análise dialógica da construção identitária do personagem Nick, do webtoon Heartstopper
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Silva, Paulo Eduardo Ferreira da; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0002-8993-0022; http://lattes.cnpq.br/9718398938721421; Oliveira, William Brenno dos Santos; Araújo, Wellington Medeiros de
    Os webtoons, uma forma de quadrinhos digitais originária da Coreia do Sul, têm se destacado como uma plataforma notável para a expressão criativa na era digital. Essa forma de produção estética oferece um espaço singular para a representação de identidades marginalizadas, permitindo que criadores e leitores explorem narrativas e personagens que muitas vezes são sub-representados ou estereotipados em outros meios de comunicação. Inserida nesse contexto, a obra Heartstopper, um webtoon de autoria da inglesa Alice Oseman, tem ganhado notoriedade recentemente por sua narrativa que explicita temas como a descoberta da sexualidade, o primeiro amor entre adolescentes da população LGBTQIAPN+ e a importância da aceitação e do apoio em um ambiente que ainda pode ser desafiador para jovens que estão explorando sua identidade. À vista disso, esta dissertação visa analisar a constituição da identidade do personagem Nick Nelson, um dos protagonistas do webtoon Heartstopper, considerando as marcas linguístico-discursivas que delineiam essa construção. Propomos, ainda, evidenciar os aspectos relacionados ao conteúdo temático, o estilo e a construção composicional do webtoon que apontam para a formação desse gênero discursivo. Nosso percurso investigativo tem seu alicerce teórico-metodológico firmado na Linguística Aplicada, mestiça, transgressiva e indisciplinar, de abordagem qualitativa-interpretativista. Sob este ângulo de pesquisa, tomamos como base os pressupostos do Círculo de Bakhtin acerca da abordagem dialógica da linguagem, o que inclui discussões sobre enunciado concreto, da palavra e do signo ideológico, bem como pensamentos acerca de identidade e alteridade. A análise dos dados aponta que a identidade de Nick é constituída pelas vozes sociais que o circunscrevem, tendo como base a perspectiva alteritária sob a qual emana a necessidade do outro para que ele se constitua enquanto sujeito. Depreendemos ainda que, a identidade bissexual performada pelo personagem é uma formação em constante construção, resistente a estereótipos (como a devassidão, a indecisão e a falta de compromisso) que têm sido perpetuados ao longo da história e na sociedade. Essa identidade, fruto de um inacabamento, reflete e refrata a complexidade das experiências individuais e desafia as noções preconcebidas de sexualidade e gênero, como os binarismos tradicionais de heterossexualidade e homossexualidade.
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    Tese
    O espelho de Frida Kahlo: reflexos e refrações de um corpo grotesco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-10) Oliveira, William Brenno dos Santos; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; Lima, Tania Maria de Araújo; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; Araújo, Wellington Medeiros de
    A obra pictórica de Frida Kahlo é mundialmente conhecida. Seus quadros já foram objeto de investigação em algumas áreas do conhecimento no mundo acadêmico. No entanto, na atualidade, os quadros são usados como corpus de pesquisas, desenvolvidas nos mais diversos campos do saber. Este estudo é, de certo modo, inaugural, no mundo das humanidades, pois ele atravessa a fronteira da esfera artística e se instaura, também, no espaço da esfera íntima e privada da pintora. Com a publicação do diário íntimo de Frida, seu acervo epistolar particular virou livro, com suas fotos pessoais reunidas e publicadas também em um livro. Diante disso, esta tese tem por objetivo investigar os elementos do grotesco bakhtiniano (Bakhtin, 2013) presentes no corpo feminino que é retratado em autorretratos e em algumas páginas do diário íntimo da, mundialmente famosa, pintora mexicana, Frida Kahlo. Esta pesquisa existe pela vontade de esmiuçar e responder, entre outros, os seguintes questionamentos: quais elementos do grotesco encontram-se no corpus deste estudo? Tais características são suficientes para dar ao corpo feminino, representado por Frida, o status quo de corpo grotesco, na perspectiva bakhtiniana? Para garantir a efetividade deste trabalho, a pesquisa confronta ideias nas fronteiras que as unem, a fim de assumir uma vestimenta teórico-metodológica. As bases da pesquisa são os pressupostos da Linguística Aplicada transgressora e transdisciplinar (Lopes, 2019) e da teoria bakhtiniana (Bakhtin, 2010, 2013, 2015, 2016, 2018). Ademais, este estudo apresenta, como caminho metodológico mais pragmático, um perfil qualitativo-interpretativista, o que implica dizer que analisa as respostas, sócio-históricas e eticamente engajadas, dadas pelo corpo de Frida Kahlo, retratado nos recortes, aos questionamentos que surgiram durante esta jornada. Os resultados apontam que o mote e as ferramentas, usados pela pintora e mulher Frida, nas suas mais variadas faces, revestiram-se de características grotescas para alcançar seus horizontes de interesse.
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    TCC
    Gestão escolar democrática: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Assis, Dárzio Alves de; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Oliveira, William Brenno dos Santos
    O presente trabalho é um estudo de caso sobre gestão escolar democrática. Para isso, tomamos como objeto de estudo uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, a qual é compreendida como uma das primeiras instituições que surgiu no município de Luís Gomes. Diante disso, foram realizadas conversas com o diretor escolar, bem como, foram feitas pesquisas bibliográficas e leitura de documentos presentes na escola. Nessa perspectiva, discorremos sobre aspectos referentes à gestão democrática e ao papel do diretor escolar, bem como os programas do governo federal e estadual que a escola recebe/é contemplada. A pesquisa foi baseada em Prodanov e Freitas, 2013, e teve como objetivo geral compreender o papel da gestão escolar democrática em uma escola estadual do município de Luís Gomes, Rio Grande do Norte. Outrossim, os objetivos específicos buscam analisar o compromisso da gestão escolar democrática e conhecer os programas do governo federal e estadual presentes na escola. No percurso de nossa análise, nos baseamos nos estudos de Paro (2006), Luck (2009; 2012; 2013) teóricos/autores que abordam sobre o tema gestão democrática participativa nas instituições públicas de ensino. Sabe-se que mesmo com diversos estudos sobre a temática, ainda existe uma necessidade de aprofundamento sobre o tema, como forma de ampliação e de diálogo contínuo sobre a democratização do ensino. Assim, ao final do estudo podemos constatar que a escola objeto de estudo, é democrática e o gestor busca dialogar com a comunidade interna e externa para o bom desenvolvimento educacional.
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    TCC
    A importância da leitura no ensino fundamental dos anos iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Gonçalo, Michele Miquelânia Batista; Bezerra, Josenildo Soares; Bezerra, Josenildo Soares; Oliveira, William Brenno dos Santos; Ribeiro, Wagner Leite Ribeiro
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas do ensino de leitura no 5º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino. Especificamente, buscamos, observar que estratégias o professor utiliza para o ensino de leitura; perceber como o professor pensa a importância do trabalho com a leitura nas aulas de português; identificar as principais dificuldades no trabalho com a leitura em sala de aula. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, na cidade de José da Penha – RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual foram feitas anotações sobre as aulas observadas. Logo após as observações foi aplicado um questionário com a professora da turma do 5° ano da referida escola. Para isto, nossa pesquisa se embasou em estudos de autores como: Lajolo (2003), Solé (1998), Antunes (2003), Kleiman (2014). Koch e Elias (2007), Colomer (2002), Rocha (2012). Outra referência bastante importante foram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (PCNs). Estes teóricos trazem reflexões fundamentais sobre o ensino da leitura e as estratégias para este trabalho. Com este trabalho, foi possível perceber que o ensino de leitura na sala de aula ainda precisa melhorar, pois cabe ao professor implantar novas estratégias e colocar em prática a leitura na sala de aula.
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    TCC
    A importância da literatura para a educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-21) Silva, Letícia Cristina Felipe; Oliveira, William Brenno dos Santos; Oliveira, William Brenno dos Santos; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Bezerra, Josenildo Soares
    Considerando a diversidade de análises, conceitos e teorias que circundam o universo literário, é que percorremos as considerações que sustentam abordagens conceituais relevantes para discutir o contexto no qual a temática desse trabalho objetiva, na busca de compreender a complexidade que envolve a literatura e o seu papel na educação básica, foi optado pelas ideias conceituais de Compagnon (2009), Cosson (2014), Zilberman(1988), Dalvi(2023), Almeida (2011), Soares (2020), Kleiman, Angela (1995), Farias (2019), pelos quais foram de grande relevância para constituir a base teórica deste trabalho, dando fundamentação a análise e contribuindo de forma significativa para o estudo mais aprofundado sobre a importância da Literatura na Educação Básica.
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    TCC
    Inclusão de alunos com necessidades especiais na educação regular em Luís Gomes-RN: desafios para uma escola inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Ramos, Ana Daniela Santana; Bezerra, Josenildo Soares; Bezerra, Josenildo Soares; Oliveira, William Brenno dos Santos; Leite, Wagner
    Este estudo investiga os desafios enfrentados pelos docentes das escolas públicas de Luís Gomes-RN na promoção da inclusão de alunos com necessidades especiais, analisando a efetividade das práticas inclusivas adotadas. Fundamenta-se nos princípios de inclusão de Mantoan (2003, 2006), Sassaki (1997), Rodrigues (2006), Freire (2002) e nas contribuições de Vygotsky (2011), Carvalho (2005) e Gil (2002). A metodologia envolveu a aplicação de um questionário online semiestruturado, com 11 questões quantitativas e qualitativas, enviado via WhatsApp aos diretores das instituições e respondido por 26 docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que, embora haja conscientização sobre a importância da inclusão, os principais desafios envolvem a falta de recursos didáticos adaptados, a ausência de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua dos docentes e a resistência de alunos e famílias ao processo de inclusão. Destaca-se também a sobrecarga dos professores em salas heterogêneas, especialmente em escolas localizadas em áreas rurais. Como soluções, os participantes sugerem o aumento de recursos pedagógicos adaptados, o fortalecimento da parceria família-escola e a implementação de formações práticas para docentes. Conclui-se que a efetividade da inclusão escolar exige políticas públicas que garantam suporte adequado, formação contínua dos educadores e estratégias pedagógicas inclusivas.
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    TCC
    Leitura literária: uma proposta de sequência didática para uma turma do 5º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Lopes, Ana Paula da Silva; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=98CB4966BE4F213C9A6C684613976A8F#; Oliveira, William Brenno dos Santos; Ignácio, Patrícia; Bezerra, Josenildo Soares
    Durante anos discutem-se ações para a melhoria da leitura na escola. Desta forma, vários estudos e documentos trouxeram uma visão diferente aos professores com relação às práticas pedagógicas. Após mais de trinta anos, ainda há uma inquietação na área da educação com relação a tais problemas. Com o intuito de contribuir ainda mais com as pesquisas já feitas com relação à leitura nas escolas, sentiu-se a necessidade de buscar mais informações e refletir sobre tal assunto que é de suma importância para a área da educação. O objetivo geral do nosso trabalho é mostrar como os documentos oficiais de educação orientam a prática pedagógica no trabalho com a leitura em sala de aula; os objetivos específicos são discorrer sobre a prática de leitura nos documentos oficiais na escola e produzir uma sequência didática com um livro literário para os alunos do 5º ano do ensino fundamental- anos iniciais. A pesquisa ajusta-se a uma abordagem de cunho qualitativo, alicerçada com material de referencial bibliográfico e pesquisas em repositórios como da UEPB Universidade Estadual da Paraíba, livros, artigos científicos e dissertações. Tomamos como embasamento teórico os seguintes autores Brasil (1987), Brasil (2017), Rojo (2009), Lopes (2023), Kleiman (1998), Silva; Martins (2010), Soares (1996), Cosson (2010) (2021), entre outros. Espera-se que as contribuições deste trabalho auxiliem o trabalho dos docentes e melhore a prática de leitura na escola, a fim de possibilitar um maior engajamento dos alunos nas aulas, promovendo momentos de conhecimento sobre a literatura e suas possibilidades de aprendizagem.
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    TCC
    O papel da família no contexto escolar: uma revisão da literatura na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Costa, Narla Hélia da; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Oliveira, William Brenno dos Santos
    O artigo analisa as publicações que discutem a parceria entre a família e a escola no processo de ensino, com o objetivo de compreender como essa colaboração afeta o crescimento das crianças. A pesquisa foi realizada baseada em artigos acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e destaca a importância da participação da família para o rendimento escolar e a construção de valores. Utilizando palavras-chaves como “família e educação escolar”, foram selecionados trabalhos que abordam a temática, permitindo uma análise abrangente sobre o assunto. Os resultados mostram que a colaboração entre a família e a escola é fundamental, principalmente em situações difíceis como a COVID-19, em que a ajuda da família foi muito importante para se adaptar ao ensino remoto. Além disso, a pesquisa ainda destaca a importância de ajustar as práticas e atividades escolares com as diversas realidades familiares. Referâncias teóricas como Freire (1996), que enfatiza o papel da educação na transformação social, e Cortella (2014),que discute a necessidade de uma relação harmoniosa entre escola e família, sustentam essa análise. As considerações finais destacam a importância de ampliar essa colaboração êxito educacional, propondo ações como eventos e uma melhor comunicação para engajar os pais no processo de aprendizagem. Portanto, a pesquisa conclui que a boa comunicação, um diálogo aberto e o incentivo à participação da família são essenciais para construir um ambiente de aprendizado.
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    TCC
    Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Kaswadi, Renata Yumi Galvão; Soares Júnior, Azemar dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0009-0001-1199-7235; https://lattes.cnpq.br/6713333956906058; Soares Junior, Azemar dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-0015-415X; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Oliveira, William Brenno dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Marcelino, Zilana Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-1050-1776; http://lattes.cnpq.br/3732739585010946
    Este trabalho tem como objetivo analisar o poder disciplinar investido sobre os corpos dos aprendizes na tentativa de forjar um corpo forte, obediente, ordeiro e masculinizado através das contravenções cometidas e punições aplicadas e registradas no Livro de Castigos da Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do vigésimo século. Essas anotações tinham a função de registrar as ações que os aprendizes cometiam e eram consideradas como “faltas” pelos superiores, uma espécie de descumprimento das normas, portanto, uma postura considerada incoerente para futuros “homens do mar”. Discutimos os conceitos de disciplina e punição propostos por Michel Foucault (2014), a partir da descrição do panóptico enquanto modelo de vigilância constante, formas de poder exercidas sobre os corpos dos aprendizes. A intenção era adestrar suas vontades e gestos transformando-os em corpos dóceis e resistentes ao trabalho, contribuindo para a formação de uma certa masculinidade. Assim, pudemos observar os castigos aplicados e o que motivou o aprendiz a cometer, por vezes, repetidos “delitos” registrados no Livro de Castigos. Metodologicamente, nos apropriamos da análise do discurso de Michel Foucault (2012), por entender as formas de ler e sentir através dos enunciados as construções discursivas elaboradas sobre um dado acontecimento e a partir deles escrever uma versão da história. Conclui-se que os aprendizes mais “rebeldes” eram listados e punidos por resistirem ao modelo de poder empreendido sobre seus corpos, buscando a nosso ver, a produção de uma dita rígida masculinidade, própria das instituições militares.
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    Tese
    The handmaid's tale à luz do confroencontro dialógico entre Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin: uma leitura crítica do romance e sua adaptação para a série televisiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-12) Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0003-2654-1502; http://lattes.cnpq.br/7813869911512409; Fernandes, Auricélio Soares; Torres, José Wanderson Lima; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; Oliveira, William Brenno dos Santos
    Este trabalho buscou construir uma leitura crítica do romance The handmaid’s tale (1996) da escritora canadense Margaret Atwood e sua adaptação homônima para o seriado televisivo produzido por Bruce Miller (2017-) à luz do confroencontro dialógico entre Benjamin e Bakhtin observando as categorias de linguagem e discurso. Para tanto, os objetivos específicos são: discutir a teoria de linguagem, considerando Benjamin e Bakhtin, suas aproximações e dissonâncias; analisar como a linguagem, do ponto de vista bakhtiniano e benjaminiano, é resgatada através de posicionamentos das personagens no romance The handmaid’s tale (1996) e em sua adaptação homônima para a série televisiva; explorar as categorias de discursos fechados e abertos no pensamento teórico de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin; investigar de que maneira os discursos fechados no romance The handmaid’s tale (1996) e em sua adaptação homônima para a série televisiva são dessacralizados pelos discursos abertos, do ponto de vista benjaminiano e bakhtinianos. Em termos metodológicos, o corpus foi analisado à luz de teorias críticas literárias e culturais tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e qualitativa de caráter exploratório. A fundamentação teórica eixo foi: para debater linguagem e discurso usamos a obra de Mikhail Bakhtin (1987, 2014, 2015, 2018a, 2018b, 2019); e a obra de Walter Benjamin (1994, 2013, 2020), bem como comentadores. Para concluirmos, a leitura crítica do romance The handmaid’s tale (1996) e de sua adaptação para o seriado homônimo à luz do confroencontro dialógico entre Benjamin e Bakhtin permitiu identificar a reificação do recurso da linguagem pela ditadura de Gilead como estratégia de opressão e dominação civil, bem como constatamos a redenção dessa linguagem através de ações disruptivas das personagens que fizeram frente ao sistema. Em termos de discurso, detectamos no discurso das personagens o empobrecimento da comunicação verbal entre os indivíduos, bem como discursos fechados oriundos da ditadura de Gilead os quais impediam os indivíduos de elaborarem seus posicionamentos contra o sistema, assim como foi possível constatar discursos abertos na palavra das personagens que faziam frente à opressão das figuras representativas do poder de Gilead. O confroencontro dialógico entre Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin mostrou-se produtivo, pois foi possível encontrar nas categorias de linguagem e discurso pontos de encontro e confronto: em “linguagem” verificamos que para Bakhtin, a linguagem é dialógica, repleta de vozes sociais; para Benjamin, é somente na inter-relação com o outro que se manifesta o potencial significativo e criador. No que toca ao discurso, Bakhtin o percebe como heterodiscursivo, tenso de opiniões, de vozes de outrem; em Benjamin, a abertura discursiva se dá no tom libertário da reprodutibilidade técnica, da história revolucionária.
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