Navegando por Autor "Oliveira Filho, Manuel Fernandes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Avaliação experimental da sensibilidade do biodiesel B5 em motores diesel utilizado em frotas de ônibus urbano e interurbano(Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, 2012) Oliveira Filho, Manuel Fernandes; Farias, Aline Cristine Mendes de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Medeiros, João Telésforo Nóbrega deO estudo objetiva investigar a consolidação do uso do biodiesel em motores de duas frotas de ônibus, uma urbana e uma interurbana. Entende-se serem necessários estudos para se observar tecnologicamente se o uso do biodiesel apresenta problemas quanto ao desgaste das peças diretamente envolvidas com seu uso e também observar as flutuações, para mais ou para menos, do consumo específico desse combustível. O diesel fóssil – tipo D e Biodiesel B5 foram analisados analiticamente, investigando-se também o teor de enxofre presente. Duas frotas de ônibus urbana e interurbana possuem 41 e 13 veículos, respectivamente. Foram analisadas as planilhas de cada veículo no período de três anos (2008 a 2010) e entrevistados os responsáveis pela manutenção e condução da frota para observar os relatos dos mesmos quanto aos aspectos resultantes da substituição do óleo diesel pelo B5. Segundo uma avaliação do consumo de combustível, houve um aumento não-linear (≈ 5 %) quando da substituição do diesel pelo biodiesel B5, mas não foi observada qualquer manutenção adicional relacionada com a sua utilização; todavia foi compensado pela redução de emissões de compostos químicos de dióxido de nitrogênio e teor de enxofre, como medido por Fernandes (2011). Além disso, a funcionalidade e a vida residual em serviço dos ônibus utilizando misturas diesel são discutidosArtigo Os combustíveis verdes do Brasil - Avaliação da lubricidade do biodíesel B5 e óleos de mamona e coco(Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, 2011) Arias, Aline Cristine Mendes de; Saciana, Jaciana Silva de; Oliveira Filho, Manuel Fernandes; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Medeiros, João Telésforo Nóbrega deO biodiesel é uma opção brasileira ambiental e economicamente geradora de tecnologia, de divisas e de renda. Do ponto de vista tribológico, a lubricidade do Biodiesel e o tempo de vida da linha de alimentação do combustível se correlacionam. Cinco grandes fabricantes europeus de equipamentos de injeção de combustível Diesel e Biodiesel emitiram nota em 2009, chamando à atenção em relação ao uso da norma ASTM D 975-09, que tolera dimensão da escara de< 520 μm (pela norma EN 590, de < 460 μm) e; também ao tempo de vida em serviço destes equipamentos – afetado quando do uso de óleo biodiesel de plantas não-esterificadas. Este trabalho tem como objetivo determinar e avaliar a lubricidade de quatro óleos (B5, óleo diesel convencional, óleo de mamona e óleo de coco) pela sonda de deslizamento alternado de alta freqüência, o HFRR. Os resultados mostraram desempenho superior para o B5, o qual obteve de 40 % menor que o diesel convencional e de 30 % e de 15 % maiores quando comparado aos óleos vegetais de mamona e coco, respectivamente