Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira Júnior, Ruy Medeiros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Elaboração de podcast como ferramenta educacional para estudantes de medicina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-12) Oliveira Júnior, Ruy Medeiros de; Costa, Marcelo Viana da; ; ; http://lattes.cnpq.br/8407929730171376; Cyrino, Antônio de Pádua Pithon; ; Cesaretti, Mario Luís Ribeiro; ; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva;
    Introdução: As novas Diretrizes Curriculares Nacional (DCN) do curso de medicina têm o objetivo de permitir um preparo mais completo do médico e sugere que a educação médica deverá usar mecanismos pedagógicos que possibilitem a atuação do aluno na construção do conhecimento. Uma ferramenta amplamente usada no meio acadêmico, atualmente, e como tecnologia de ensino em saúde em todo o mundo tem sido o webcast, ou podcast. O podcast é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital em áudio ou vídeo na internet, através de um feed rss, sendo uma ferramenta amplamente utilizada para divulgação científica de centros universitários e como tecnologia de e-learning por ser familiar à nova geração de estudantes e ter baixo custo de produção. Objetivo: Avaliar o processo de criação do podcast como ferramenta educacional em saúde para estudantes de graduação de medicina. Metodologia: O tipo de estudo é de natureza qualitativa, com orientação metodológica da pesquisa-ação, com quatro grupos de estudantes selecionados, tendo cada um deles um período de desenvolvimento de um bebê (0 a 3 meses; 3 a 6 meses; 6 a 9 meses; e 9 a 12 meses). Numa primeira etapa, houve discussão sobre o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, mediada pelo autor. Numa segunda etapa, os grupos de estudantes criaram roteiros de podcast com a finalidade de educação da população acerca da estimulação de crianças no primeiro ano de vida, de acordo com cada período preestabelecido para cada grupo. Numa terceira etapa, o procedimento foi a gravação dos podcasts de acordo com os roteiros criados, sob supervisão do autor e análise dos participantes. Após a edição do material, houve a veiculação dos podcasts via Whatsapp® para mães de pacientes do Centro de Educação e Pesquisa Anita Garibaldi. Esse material está disponível publicamente via agregadores de podcast. Por fim, os alunos, organizados em grupo focal, participaram da discussão da experiência na confecção do produto e no processo de aprendizagem. Resultado: os estudantes percebem a criação de podcast como uma experiência exitosa tanto para o processo de aprendizagem do conteúdo como para o desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação com os pacientes. Apesar da dificuldade em associar o assunto proposto à uma linguagem acessível à população, a criação de podcasts consiste em uma ferramenta interessante para treinar a linguagem dos estudantes e o trabalho em equipe. Entretanto, é preciso atentar para a confecção do texto, sob supervisão de especialista, evitando, assim, ruídos na interpretação pelos ouvintes. Por fim, os alunos sugeriram uma avaliação dos ouvintes quanto à importância do material veiculado e à possibilidade de envolvimento dos pacientes no processo de elaboração dos podcasts, bem como uma análise da audiência e do alcance do produto.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM