Navegando por Autor "Oliveira Neto, Fernando Martins de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Música e religiosidade: um estudo sobre a transmissão musical na Comunidade Católica Shalom - Missão Natal/RN(2017-08-22) Oliveira Neto, Fernando Martins de; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/5121596827548278; Souza, Zilmar Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7399572379443219; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945O percurso acadêmico me ajudou a enxergar que os espaços escolares não são os únicos a propiciarem a educação musical. Nos espaços extraescolares podem ser descobertos inúmeros mundos musicais e estes nos propiciam uma rica variedade de relações de ensino-aprendizagem sem a obrigatoriedade da presença do professor nesse processo, já que, segundo Petitat (2011) “a educação deriva da inserção em relações – às vezes escolares, mas, a maior parte do tempo, não escolares”. A Comunidade Católica Shalom não tem por finalidade promover a aprendizagem musical, porém, a relação estreita que seus membros têm com a música é inegável. A música está no centro da espiritualidade Shalom, presente no cotidiano e nas atividades que a Comunidade realiza (celebração eucarística, reuniões dos grupos de oração, eventos). Em todas estas atividades realizadas pelo Shalom são atribuídas à música variadas funções e diversos usos. A presente obra tem como objetivo identificar as possíveis relações de ensino-aprendizagem e transmissão musical nesse ambiente extraescolar. Para alcançar tal objetivo, faço uso da etnografia da música, buscando, através da observação e coleta de dados, descrever as maneiras como as pessoas fazem a “música do Shalom”.TCC O grupo de estudos Orff-Schulwerk em Natal/RN: a influência da abordagem de Carl Orff na prática docente dos participantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Oliveira Neto, Fernando Martins de; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Fagundes, Flávia Maiara Lima; Gomes, Carolina Chaves; Medeiros, Maria Helena Guerra Maranhão Barreto deEsta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre prática docente. Tem como objetivo geral averiguar se as vivências musicais do Grupo de Estudos Orff-Schulwerk em Natal baseadas na abordagem de Carl Orff influenciam a prática docente de alguns professores de música participantes do grupo. Os objetivos específicos são identificar o que motiva esses professores a permanecerem no grupo, bem como os benefícios no campo pessoal e profissional que esta permanência acarreta. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a de estudo de entrevista e os dados analisados foram coletados por meio da técnica de entrevista semi-estruturadas com registros dos diálogos em áudio posteriormente transcritos e catalogados. Os resultados apontam para uma positiva influência experimentada no referido grupo de estudos na docência em música destes professores, além da percepção do desenvolvimento pessoal e profissional na maioria dos entrevistados. Esta pesquisa possibilitou esclarecimentos que ressaltam a importância do contato vivencial aprofundado com as metodologias e abordagens ativas do ensino da música como meio para o desenvolvimento e a formação continuada e reflexiva do educador musical.