Navegando por Autor "Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de"
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Tese Arte contemporânea, corpo e experiência multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de; Alves, Jefferson Fernandes; Costa, Robson Xavier da; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://orcid.org/0000-0002-3683-1207; http://lattes.cnpq.br/0626374189871242; Pillar, Analice Dutra; Coutinho, Karyne Dias; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Dias, Maria Aparecida; https://orcid.org/0000-0003-3644-604X; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Carvalho, Martha Milene Fontenelle; Costa, Silvia Carla MarquesEsta pesquisa, intitulada Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial: diálogos inclusivos na formação de professores das infâncias, está vinculada à linha de pesquisa Educação e Inclusão em contextos educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo deste estudo foi analisar as experiências multissensoriais de professores em um processo formativo e suas repercussões na prática pedagógica, considerando a participação de crianças com e sem deficiência no ensino de Arte. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa ancora-se no campo da Filosofia e da Arte, estabelecendo diálogos entre autores que trazem contribuições para pensar a educação pela sensibilidade, a partir de conceitos como: dialogismo e alteridade (Bakhtin, 2003); experiência (Larrosa, 2002); corpo e estesia, (Merleau-Ponty, 1994; Le Breton, 2016); Multissensorialidade (Soler, 1999; Silva, 2022). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa. No que se refere aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória (Gil, 2002). Em relação aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa-intervenção (Jobim e Souza, 2005). Nossos interlocutores foram 16 professores de Arte que atuam no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), na rede pública municipal de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte (RN), associados a um curso de extensão (Arte Contemporânea, Corpo e Experiência Multissensorial - 60h), promovido pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da UFRN. Na programação do curso abordamos: o corpo na história da Educação Especial e na Arte Contemporânea; corpo, estesiologia e experiência estética; o corpo e os objetos na relação estética multissensorial; e as contribuições de Lygia Clark e Lygia Pape para a arte contemporânea, artistas que inspiraram o nosso percurso formativo. A construção dos dados ocorreu por meio de entrevista individual e coletiva de forma semiestruturada; observação; oficinas pedagógicas; registros fotográficos e videográficos. Os resultados da pesquisa afirmam que o dialogismo, a alteridade e a intercorporeidade podem ser fios condutores do trabalho com a arte contemporânea com professores e crianças em uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, defendemos que a interface corpo, estesia, multissensorialidade e deficiência é uma possibilidade de se pensar práticas pedagógicas para todos os alunos em contexto escolar. Nessa perspectiva, o professor, ao participar de processos formativos pela corporeidade, amplia a sua consciência corporal e pode promover proposições de experiências estéticas sensíveis no ensino de Arte Contemporânea na escola, considerando a participação de crianças com e sem deficiência.Dissertação Desenho de deficiência visual: uma experiência no ensino de artes visuais na perspectiva da educação inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; ; http://lattes.cnpq.br/0626374189871242; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532; Reily, Lúcia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/2137953768970405; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160O ensino de Arte em interface com as deficiências, ao longo dos últimos 30 anos, tem sido um tema de interesse crescente em pesquisas no meio acadêmico, sobretudo no que se refere à Educação Especial, porém ainda apresenta certa escassez no tocante a socialização de estudos que discutam esse ensino na perspectiva da educação inclusiva. Diante desse cenário o objeto de estudo desta investigação é a abordagem inclusiva do desenho no contexto escolar, apresentando como objetivo geral a construção de uma proposta de intervenção pedagógica em Artes Visuais, a qual teve como referência o desenho e seu processo de construção, mediante a participação de alunos videntes e não videntes. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada, de natureza qualitativa, foi a pesquisa-intervenção, a luz dos princípios bakhtinianos do dialogismo e da alteridade, com características de estudo exploratório. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Almirante Newton Braga de Faria, a qual está localizada no bairro do Alecrim na Zona Leste do Natal/RN e mantém proximidade com o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos – IERC/RN. A turma escolhida para a intervenção foi o 7º ano C do turno vespertino, a qual apresentava um público com idade entre 12 e 16 anos, num total de 27 alunos matriculados, sendo três alunos com deficiência: 02 alunas cegas e 01 aluno surdocego com perdas auditivas e visuais leves. Como interlocutores da pesquisa também se pode contar com a professora de Arte que atuou como colaboradora, bem como o professor da Sala de Recursos Multifuncionais da instituição de ensino. Os instrumentos e procedimentos de pesquisa foram a observação, a entrevista semiestruturada, o diário de campo e o registro fotográfico/videográfico. No itinerário da pesquisa foram realizadas 10 oficinas com sequências didáticas multissensoriais, articulando as expressões corporal, tátil e gráfica como intrínsecas ao processo de leitura e produção do desenho de alunos videntes e com deficiência visual. O processo e os dados construídos na pesquisa permitiram uma reflexão sobre as experiências culturais com o desenho no contexto escolar e sobre as interações entre videntes e não videntes na produção e análise de desenhos tátilvisuais. Assinalam, ainda, a construção de uma abordagem de ensino de desenho no contexto da classe comum, a partir de oficinas pedagógicas que possibilitem interações artísticas e estéticas na perspectiva da inclusão escolar. Desse modo, defende-se que a mobilização das expressões tátil, corporal e gráfica, podem ser adotadas em uma abordagem multissensorial que possibilite um enfoque pedagógico que envolva todos os alunos e não se restrinja à presença de alunos com deficiência visual.