Navegando por Autor "Oliveros, Paula Bergantin"
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Livro Ensino por investigação(2024-12-31) Oliveros, Paula Bergantin; Souza, Ivanise Cortez de; Araújo, Magnólia F. F. deEsta obra oferece uma introdução prática e teórica ao ensino por investigação, apresentando estratégias para transformar aulas tradicionais em experiências investigativas significativas. Dividida em módulos, a publicação aborda os fundamentos do ensino investigativo, o papel do professor como mediador do aprendizado e exemplos concretos de atividades aplicáveis em sala de aula. Além disso, explora as fases de planejamento, execução e avaliação de práticas investigativas, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Com uma linguagem acessível e recursos pedagógicos inovadores, o livro é voltado para professores de ciências que buscam diversificar suas práticas e promover o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes.Dissertação Ensino por investigação: contribuições de um curso de formação continuada para a prática de professores de ciências naturais e biologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-31) Oliveros, Paula Bergantin; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; ; http://lattes.cnpq.br/9646832987400523; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Leite, Raquel Crosara Maia; ; http://lattes.cnpq.br/7669765409761636Normalmente a formação inicial não tem sido suficiente para proporcionar todas as ferramentas para uma prática docente atualizada e eficaz. Aqui se apresenta uma das maneiras de se trabalhar a complementação da formação inicial: um curso de formação continuada. Neste curso trabalha-se o ensino por investigação que vem sendo considerado como uma importante estratégia didática para realizar o ensino de ciências. Essa perspectiva de ensino possibilita: o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos, a cooperação entre eles, a compreensão da natureza do trabalho científico e o pensamento nas relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Para essa dissertação se busca caracterizar quais contribuições um curso de formação continuada, baseado no ensino por investigação, traz para a prática de ensino. Para tal foi acompanhado o desenvolvimento dos professores durante e após o curso. O acompanhamento ocorreu em três etapas: a primeira com a aplicação de um questionário e uma entrevista informal; a seguinte por meio da observação participativa do curso com auxílio audiovisual; a terceira com uma entrevista semiestruturada. O material coletado foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Para os professores cursistas foi produzido um material didático com base na pesquisa bibliográfica sobre o ensino por investigação. Ele apresenta uma fundamentação do ensino por investigação incluindo também alguns exemplos e aplicações dessa abordagem, para que possa servir de ponto de apoio para os professores após o curso. Com a análise dos resultados, percebeu-se que o curso foi tido como muito proveitoso, diferente do tradicional e os que aplicaram obtiveram resultados muito positivos com seus alunos. Assim acredita-se que alguns docentes que participaram da formação tentarão aplicar novamente uma atividade investigativa, procurarão contextualizar mais as situações de ensino com o cotidiano do aluno, bem como torná-lo mais ativo e crítico. Além disso, conclui-se que o ensino por investigação é uma ferramenta didática bastante diferente do que o docente foi apresentado na sua formação e utiliza no dia a dia, assim a compreensão do embasamento teórico, a aceitação e mudança da prática docente para aplicação de uma aula investigativa é um processo que demanda um esforço adicional por parte do professor