Navegando por Autor "Orrico Filho, Rômulo Dante"
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Dissertação Uma avaliação comparativa de estratégias de arranjos físicos para estaleiros de construção de embarcações metálicas de pequeno porte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-25) Sales, Rafael Araújo; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/6657507511074314; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; Ferreira, Luciano; ; Orrico Filho, Rômulo Dante; ; http://lattes.cnpq.br/0307508005355403O presente estudo tem como objetivo geral analisar, em diferentes níveis de demanda, qual a melhor estratégia de arranjo físico adotar para a construção de embarcações metálicas de pequeno porte. Para atingir o objetivo proposto, são desenvolvidos três modelos de simulação para analisar as estratégias de produção sob os arranjos físicos posicional, celular e linear. Por utilizar a ferramenta da simulação para a comparação de cenários, foi utilizada uma adaptação das metodologias de Chwif e Medina (2010) e Law (2009) que contempla três fases: concepção, implementação e análise. Na concepção os sistemas reais foram representados através do mapeamento dos processos de acordo com as variáveis tempo, recursos materiais e recursos humanos necessários para cada etapa do processo produtivo. Todas essas informações foram transformadas na variável custo. Os dados foram coletados em 3 sistemas de produção de lanchas do tipo escolar distintos, dois localizados em Natal-RN com produção posicional e celular e um localizado em Belém-PA com produção linear. Na fase de implementação os modelos conceituais foram convertidos em modelos computacionais através da ferramenta Rockwell Software Arena® 13.5 e em seguida validados. Na etapa de análise simulou-se a produção anual de 960 embarcações para cada arranjo físico constatando-se que, para uma fabricação de até 80 unidades o arranjo físico mais recomendado é o posicional, entre 81 e 288 unidades o arranjo celular e de 289 unidades em diante o arranjo linearDissertação Avaliação de desempenho em mercados reguladores de transporte urbano por ônibus :proposição de um modelo aplicável ao caso de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-22) Lima, Jeanne Samara dos Santos; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/9243889777474445; Ferreira, Rodrigo José Pires; ; http://lattes.cnpq.br/8895667604896314; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; Orrico Filho, Rômulo Dante; ; http://lattes.cnpq.br/0307508005355403O aumento da competição no mercado de transporte urbano, característica das cidades brasileiras a partir dos anos 90, tem exigido ações dos órgãos gestores para garantia da universalização dos serviços, do incremento da eficiência e bem-estar dos consumidores. Cresce nos municípios brasileiros, a necessidade de se adotar uma sistemática de avaliação de desempenho em termos de gestão de um sistema de indicadores e metas adequado ao contexto regulatório, que tenha a finalidade de avaliar a realização e o cumprimento, por parte dos concessionários, dos serviços concedidos, durante a vigência do contrato, pautado por prazos cada vez mais longos. A introdução de um índice de desempenho operacional nos contratos de permissão/concessão em ônibus urbanos tem a finalidade de estabelecer uma regulação de desempenho, dotando o contrato de uma feição pró-competitiva e permitir ao organismo gestor o acompanhamento sistemático e contínuo da performance dos delegatários de modo a evitar desvios maiores de desempenhos almejados. Propõe-se aqui um modelo de avaliação de desempenho de empresas de transporte urbano por ônibus, e aplicável ao caso de Natal. Buscou-se agregar as particularidades encontradas no sistema de transportes, de forma a aferir o desempenho das empresas, contribuir com a melhoria na qualidade do serviço prestado à população e permitir aos decisores um conhecimento detalhado do comportamento das concessionáriasArtigo Delivering value for money to government through efficient and effective public transit service continuity: some thoughts(Routledge, 2007-07-02) Hensher, David A.; Yvrande‐Billon, Anne; Macário, Rosário; Preston, John; White, Peter; Tyson, Bill; Velde, D. M. Van de; Wee, Bert van; Aragão, Joaquim José Guilherme de; Santos, Enilson Medeiros dos; Orrico Filho, Rômulo Dante; Hensher, DavidThis paper documents some thoughts on the reform agenda in public transit that is occurring throughout the world. The specific focus is on a growing commitment to competitive regulation through competitive tendering, and the efforts by a few governments (notably in Australia) to take control of the tangible assets used by private operators as a mechanism to exercise the opportunity, if so taken, to put services out to competitive tender. The paper reviews the theoretical arguments and empirical evidence on contracting regimes and asset ownership, and the role that government and the operator might play in a setting in which building trusting and collaborative partnerships has merit in delivering services that are in the main funded from the public purseArtigo Transportes no Brasil: que história contar?(ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2001) Aragão, Joaquim José Guilherme de; Lima Neto, Oswaldo; Brasileiro, Anísio; Santos, Enilson Medeiros dos; Senna, José Menezes; Orrico Filho, Rômulo DanteO presente trabalho se propõe a desenvolver uma abordagem historiográfica com vistas a contribuir para o entendimento da história dos transportes no Brasil. Inicialmente, desenham-se considerações gerais sobre o ofício de historiar os transportes, de modo a que possam ser úteis para a compreensão das origens e do desenvolvimento do setor. Em seguida, tentamos demonstrar a complexidade dos transportes enquanto fenômeno histórico, e que pontes devem ser colocadas entre a história dos transportes e a história política, econômica e social mais abrangente, sobretudo no que concerne ao desenvolvimento espacial da sociedade. A partir dessa discussão metodológica, apresenta-se uma metodologia aplicada à historiografia dos transportes. Em seguida, aplica-se a metodologia através da definição de uma tipologia de fatos históricos relevantes, com vistas a dotar a análise historiográfica de uma maior consistência analítica