Navegando por Autor "Paiva, Brígida Bessa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A musicalização dos surdos: um relato de experiência de musicalização de alunos do Centro de Atendimento aos Surdos (CAS/Natal-RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Paiva, Brígida Bessa; Souza, Catarina Shin Lima de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Mosca, Maristela de OliveiraEste trabalho apresenta o relato de experiência de musicalização de crianças surdas do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS – Natal/RN). Considera-se a musicalização como fundamental no processo de aprendizagem e inclusão de crianças surdas, e como parte integrante da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Especificamente o relato da experiência expõe como o aluno surdo compreende o que seja ritmo, pulso utilizando recursos percussivos, e elementos da música. Para isto a experiência de musicalização foi realizada com aulas expositivas e práticas nas dependências da Escola de Música da UFRN e do CAS. Parte da fundamentação teórica deste trabalho encontra se no conceito de surdez, Educação Especial e Educação Inclusão, e em autores como Haguiara (2003), Louro (2004) e outros. Constata-se que o processo de musicalização das crianças do CAS foi possível, e mesmo havendo algumas dificuldades na execução de algumas atividades, percebeu-se que as crianças surdas executam o ritmo e o pulso na música, adquiridas com a combinação de métodos visuais, percussivos, jogos lúdicos e musicais.TCC O ensino de música para surdos: um relato de experiência na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Parnamirim-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Elionai da Silva Neto; Carvalho, Valéria Lázaro de; Rocha, João Gomes da; Paiva, Brígida BessaEste trabalho descreve umaexperiência musical em uma escola de músicavinculada à Igreja Assembleia de Deus em Parnamirim, Rio Grande do Norte, com alunos que possuem deficiência auditiva. O objetivo é relatar como ocorre o ensino musical, a vivência de forma lúdica, imitando, criando e recriando os conceitos musicais. Na metodologia foi utilizada a observação participante nas práticas de atividades como: percussão corporal, percepção das notas musicais, figuras, ritmos e criação de instrumentos. Os principais autores utilizados como suporte teórico foram: Haguiara-Cervellini (2003) e Louro (2006,2012). Os resultados foram obtidos e analisados a partir dos relatos vivenciados e nas entrevistas com os alunos participantes. Espera-se com este trabalho contribuir para formação de professores de música que venham a atuar com alunosque tenham necessidades educacionais especiais.