Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paiva, Brígida Bessa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A musicalização dos surdos: um relato de experiência de musicalização de alunos do Centro de Atendimento aos Surdos (CAS/Natal-RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Paiva, Brígida Bessa; Souza, Catarina Shin Lima de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Mosca, Maristela de Oliveira
    Este trabalho apresenta o relato de experiência de musicalização de crianças surdas do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS – Natal/RN). Considera-se a musicalização como fundamental no processo de aprendizagem e inclusão de crianças surdas, e como parte integrante da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Especificamente o relato da experiência expõe como o aluno surdo compreende o que seja ritmo, pulso utilizando recursos percussivos, e elementos da música. Para isto a experiência de musicalização foi realizada com aulas expositivas e práticas nas dependências da Escola de Música da UFRN e do CAS. Parte da fundamentação teórica deste trabalho encontra se no conceito de surdez, Educação Especial e Educação Inclusão, e em autores como Haguiara (2003), Louro (2004) e outros. Constata-se que o processo de musicalização das crianças do CAS foi possível, e mesmo havendo algumas dificuldades na execução de algumas atividades, percebeu-se que as crianças surdas executam o ritmo e o pulso na música, adquiridas com a combinação de métodos visuais, percussivos, jogos lúdicos e musicais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O ensino de música para surdos: um relato de experiência na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Parnamirim-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Elionai da Silva Neto; Carvalho, Valéria Lázaro de; Rocha, João Gomes da; Paiva, Brígida Bessa
    Este trabalho descreve umaexperiência musical em uma escola de músicavinculada à Igreja Assembleia de Deus em Parnamirim, Rio Grande do Norte, com alunos que possuem deficiência auditiva. O objetivo é relatar como ocorre o ensino musical, a vivência de forma lúdica, imitando, criando e recriando os conceitos musicais. Na metodologia foi utilizada a observação participante nas práticas de atividades como: percussão corporal, percepção das notas musicais, figuras, ritmos e criação de instrumentos. Os principais autores utilizados como suporte teórico foram: Haguiara-Cervellini (2003) e Louro (2006,2012). Os resultados foram obtidos e analisados a partir dos relatos vivenciados e nas entrevistas com os alunos participantes. Espera-se com este trabalho contribuir para formação de professores de música que venham a atuar com alunosque tenham necessidades educacionais especiais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM