Navegando por Autor "Paiva, Gisele Oliveira da Silva"
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Dissertação Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão no curso de letras libras/ língua portuguesa da UFRN(2017-05-29) Paiva, Gisele Oliveira da Silva; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; ; ; Aguiar, Ana Lúcia Oliveira; ; Martins, Lúcia de Araujo Ramos; ; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; ; Magalhães, Vanda Leitão;Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a opinião de alunos Surdos sobre o curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa como Segunda Língua (LLLP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em relação à formação acadêmica. O estudo traz como aporte teórico os Estudos Culturais e os Estudos Surdos em Educação para pensar a inclusão de Surdos nesse novo cenário. Articular as questões que envolvem as reflexões trazidas pelos próprios estudantes, bem como a proposta do curso no processo não só inclusivo, mas formativo dos discentes, é colocá-los no lugar de protagonistas de sua própria formação. Inicialmente, este trabalho perpassa as raízes históricas da Educação dos Surdos, vislumbrando os Estudos Surdos enquanto marcador epistemológico. Para alcance do nosso objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. O estudo teve como lócus o Curso de LLLP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram dele sete estudantes Surdos, regularmente matriculados, e pertencentes ao 4º e 6º período do curso. Os dados foram coletados a partir de entrevista em Língua de Sinais Brasileira e com base na análise documental. Para análise, foram propostas três grandes categorias: “Acessibilidade no Curso”, “Currículo” e “Atuação docente no Curso de LLLP”. Os resultados, organizados a partir da análise do discurso, sinalizaram para a necessidade de uma possível revisão do Projeto Pedagógico Curricular (PPC), dado que foi compartilhado com demais docentes do curso que, conjuntamente, têm refletido sobre como realizar mudanças nele. Identificarmos algumas necessidades no curso, como reorganização das disciplinas; a criação de uma área de ensino de Língua Portuguesa para usuários de Libras, algo imprescindível, mas inexistente no PPC; e o fortalecimento de ações de extensão que se tornem regulares na oferta, como os cursos de Libras para ouvintes e de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os Surdos. Por fim, fomentar a articulação entre os diversos setores da instituição com o curso de LLLP com vistas a assegurar o acesso, a permanência e egresso com sucesso aos estudantes Surdos, foi uma necessidade identificada pela pesquisa.TCC Librino: Aplicativo móvel educacional com abordagem de jogos voltado à estudantes de Libras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Oliveira, Yure Matias de; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima; Paiva, Gisele Oliveira da Silva; http://lattes.cnpq.br/8435923730992064; https://lattes.cnpq.br/8079509031702564; Gomes, Bruno Emerson Gurgel; Pereira, Simone Lorena da Silva; http://lattes.cnpq.br/2820279161778442Atualmente o Brasil possui diversas dificuldades no que diz respeito à inclusão de pessoas surdas na sociedade. Dentre as quais, é possível citar a escassez de profissionais com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), meio de comunicação voltado à surdos e legalmente reconhecida no país. O aprendizado de Libras para pessoas sem nenhum contato com profissionais capacitados e que não tiveram um ensino de Libras na escola é na maioria das vezes uma tarefa árdua, que faz com que os estudantes que pretendem aperfeiçoar suas habilidades, apresentem dificuldades no aprendizado, o que inclui tanto indivíduos surdos como aqueles capazes de ouvir. Isto soma-se ao fato de que há poucas ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo de aprendizagem de forma autodidata. Em contrapartida existe uma vasta gama de soluções tecnológicas dos mais variados tipos voltadas ao ensino de idiomas falados que trazem grandes ganhos no processo de aprendizagem. Sendo assim, é possível que ao utilizar estratégias semelhantes, voltadas ao ensino de Libras, sejam trazidos benefícios para a comunidade surda, além de promover a integração dos surdos à sociedade. Desta forma, se inspirando em aplicativos de idiomas falados já existentes, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis Android, com didática lúdica e abordagens de jogos, visando aumentar a quantidade de ferramentas tecnológicas voltadas ao ensino de Libras e facilitar o seu processo de aprendizagem. O aplicativo desenvolvido trata-se de uma plataforma onde pessoas que se sintam capacitadas a ensinar Libras podem criar turmas e inserir conteúdos como módulos de aprendizado, lições e questões, de forma que estudantes possam consumi-los e realizar as questões na forma de um jogo de Quiz. Com o passar do tempo o estudante pode ir completando lições no aplicativo e os criadores de conteúdo podem ir acompanhando o aprendizado dos seus alunos, visualizando o progresso de cada um deles em seus conteúdos criados.