Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paiva, Irene Alves de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 92
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Ação social da Rede Caritas de Empreendimentos de Economia Solidária - EES: um estudo sobre valores e dinheiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-23) Mafra, Luciana Dantas; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/5879050741743541; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Oliveira, Rosangela Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/1950505904786027; Souza, André Ricardo de; ; http://lattes.cnpq.br/7016915324466152; Medeiros, Bartolomeu Figueiroa de; ; http://lattes.cnpq.br/7211673860027901
    Este estudo tem por objeto analisar a relação entre valores e práticas econômicas nas ações sociais desenvolvidas pela Rede Caritas no Nordeste com os projetos ligados à Economia Solidária durante os útimos dez anos. A articulação entre valores e práticas econômicas é discutida a partir de WEBER (Economia e Sociedade) e SIMMEL (Philosophie de l´argent) onde tratamos sobre as formas de sociabilidade que estabelecem os indivíduos ao entrarem em contato com a circulação de dinheiro. O campo investigado foi composto pelos empreendimentos acompanhados pela Caritas em quatro estados do Nordeste: (Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte), locais que percebemos a influência dos valores éticos, religiosos da Rede nas práticas econômicas das associações, grupos e cooperativas. A pesquisa de campo incluiu visita aos grupos nos seus locais de produção, participação em feiras, capacitações, intercâmbios, fóruns e encontros regionais. Nestes contatos, o que constatamos é que o dinheiro, símbolo e instrumento da razão utilitária, que modela comportamentos individuais e condições de socialização se deixa penetrar pelos valores éticos e religiosos nas práticas dos empreendimentos, ao confrontarem através de suas experiências, valores e práticas neoliberais. Dados e conclusões se inscrevem na lacuna de investigações sobre a Rede Caritas regional, o lugar que ocupa na Economia Solidária e sua influência sobre as sociabilidades destes empreendimentos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Acidente de moto em Picos: uma análise de causalidades sociais inerentes aos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas
    (2017-08-25) Melo, Heleonardo Dantas de; Lopes Júnior, Edmilson; ; ; Costa, Homero de Oliveira; ; Paiva, Irene Alves de; ; Oliveira, Hilderline Câmara de; ; Silva, Kilder Barbosa da;
    No trabalho que à frente se desenha, procuramos analisar os acidentes de transportes, com o foco nos que aconteceram envolvendo motocicletas, na cidade de Picos-PI, principalmente no período temporal referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. Tentamos delinear possíveis relações entre as matrizes culturais dos indivíduos como estruturara geradora de sentido [no entendimento weberiano de sentido] – para o comportamento dos atores sociais no trânsito. A busca da pesquisa foi de entender se esses comportamentos orientados por sentidos seriam capazes de gerar comportamentos que amplificasse as possibilidades de um acidente ocorrer. A estrutura metodológica utilizada contou como ponto de partida para a estruturação empírica, da construção e aplicação de uma pesquisa de vitimização sobre acidentes de trânsito em Picos. Objetivávamos assim, entender o grau do problema “acidentes de trânsito” com foco nos que ocorreram com motocicletas. Para a busca de interpretação sociológica do problema focalizado, percorremos a trilha do aparato teórico do sociólogo Bernar Lahire, esse autor nos forneceu a estrutura básica para a construção dos retratos sociológicos de algumas das vítimas fatais do fenômeno em causa, servindo também de base para o “retrato” sociológico da maneira que ocorreu o acidente. Utilizamos também a estrutura analítica weberiana dos tipos ideais para seguirmos as relações sociais existentes no trânsito e desenhá-lo como ambiente de comportamento, seguindo para esse “focalizar” interpretativo os apontamentos de Goffman. Soma-se criticamente a essa estrutura analítica a teoria de habitus de Bourdieu desenhando, deste modo, nossa ferramenta metodológica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Assistência a mulher com câncer de mama em um cenro de referência no Estado da Paraíba
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-27) Santos, Joselito; ; GICO, V. V.; ; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Barros, Denise Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6607056840278610; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471
    Estuda-se a assistência a mulheres com câncer de mama, em um Centro de Referência da Paraíba, indagando-se como se dá a assistência em oncologia, oferecida por um Hospital- Escola, que o mantém através do Sistema Único de Saúde (SUS). O câncer de mama exige organização institucional, provimento de recursos materiais, humanos e financeiros, demandando ao sistema de saúde assistência eficiente e com novas tecnologias que possibilitem o acesso da população aos serviços médicos especializados, mas nem sempre consegue garantir esses serviços, nem os direitos que a legislação conferiu à população, inibindo a adequada relação entre sistema de saúde, profissional e paciente. Discute-se o tema em uma visão transdisciplinar do conhecimento, tendo como referencial teórico aportes de autores clássicos e contemporâneos das ciências humanas e sociais em saúde e, como estratégia de pesquisa empírica, a entrevista estruturada. Delimitaram-se como objetivos: identificar como é realizada a assistência a mulheres com câncer de mama em um Centro de Referência em Cancerologia, no município de Campina Grande, PB, identificando suas dificuldades e satisfação com a assistência recebida; elaborar o perfil das mulheres com câncer de mama assistidas nesse Centro; conhecer seus antecedentes ginecológicos e obstetrícios, estilos de vida, faixa etária e estágio da doença quando iniciou o tratamento; verificar seus conhecimentos acerca dos seus direitos e quais os benefícios recebidos. A maioria das mulheres encontrava-se na faixa etária entre 40 e 59 anos (63,1 %), correspondente à faixa de risco para desenvolvimento do câncer de mama. Quanto à ocupação, 38,3 % eram do lar e 30,1 % aposentadas, cuja renda familiar se concentrava entre aquelas que ganhavam menos de um salário e um salário mínimo (58,2 %). Essa população era constituída em sua maioria por mulheres casadas (60,2 %), com nível de escolaridade mais frequente no ensino fundamental incompleto (27,6 %) e fundamental completo (24,1 %), perfazendo um total de 51,6 %. Constatou-se que a maioria das mulheres mostrou-se satisfeita com a assistência recebida, observando-se que um mínimo de cuidado lhes foi suficiente para definir essa satisfação, embora se perceba que o acesso ao sistema de saúde não garante as condições ideais para a atenção de que necessitam; constatase que a disponibilidade de serviços e de atendimento é vista (na cultura local) como favor e não como direito. Observa-se ainda que apenas 30 % das mulheres mencionaram conhecer os seus direitos, sendo os mais citados o auxílio doença (13 %), o medicamento (13 %) e o tratamento (12 %), que se apresentam como a tríade mais importante para o enfrentamento da doença, e em torno dos quais mais se foca a assistência às mulheres no âmbito da assistência oncológica. Conclui-se que a condição de mínimo existencial das usuárias de uma unidade pública de saúde e a condição de pertencimento a um baixo estrato social foram variáveis que influenciaram a satisfação das entrevistadas com relação à assistência recebida, mas não se pode negar a importância do Centro de Referência para a assistência às mulheres com câncer de mama para toda a região, bem como a necessidade de se ampliar o olhar em torno da política de assistência oncológica no âmbito local
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Atrás das grades: redes sociais, habitus e interação social no sistema carcerário do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-05) Brandão, Thadeu de Sousa; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; ; http://lattes.cnpq.br/5262722841731440; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Andrade, Carlos Alberto Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4977209205651906; Silva, Vanderlan Francisco da; ; http://lattes.cnpq.br/0640011315166109; Paiva, Ilnete Porpino de; ; http://lattes.cnpq.br/3080508062421179
    A presente tese procura discutir e compreender os diversos tipos de redes sociais e as formas de interação social presentes no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Nossa problemática pautou-se no aumento significativo das taxas de encarceramento e de aprisionamento no Brasil e no mundo nos últimos dez anos. Também o surgimento de organizações criminosas que passaram, em certa medida, a controlar as prisões brasileiras, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), reflexo direto das péssimas condições das prisões brasileiras e do aumento da violência e criminalidade em nosso país. Para dar conta do problema, optou-se por utilizar as categorias analíticas de Michel Foucault (prisão e disciplina), Pierre Bourdieu (Habitus e Campo), Ervirng Goffman (Instituição Total, Interação, Fachada e Equipe) e de Mark Granovetter, Ricardo Abramovay e João Peixoto, entre outros, da Nova Sociologia Econômica (Redes, Nós e Laços) como principal suporte. Construiu-se também uma recapitulação histórica da prisão no Brasil e no Rio Grande do Norte até chegar ao nosso objeto. Este, em termos de pesquisa, qualitativa, mergulhou no universo da Penitenciária Dr. Francisco Nogueira Fernandes, conhecida como Penitenciária de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, Rio Grande do Norte. Principal penitenciária do estado, Alcaçuz abriga seiscentos e quarenta e três apenados, divididos em cinco pavilhões, perfazendo o total de cento e quarenta e sete celas. Utilizando observação sistemática e entrevista s qualitativas semi-estruturadas como principais fontes de coleta de informações, buscou-se dar conta deste universo tão pouco analisado pelas Ciências Sociais. Percebemos que, indo ao encontro do cenário nacional, Alcaçuz descumpre flagrantemente o que está preconizado na Constituição Federal de 1988 e na LEP (Lei de Execuções Penais), desrespeitando os direitos dos indivíduos a um cumprimento de pena com um mínimo de dignidade. Mostrou-se que os indivíduos que perpassam pelo universo prisional advêm de um ambiente de sociabilidade violenta, sedo também possuidores de um habitus precarizado. A prisão, sendo espaço disciplinar e de um tipo específico de interação social marcado pelo controle, contribui para o aprofundamento desses habitus, mas mostrando que a mesma constitui-se também não como um espaço fechado em absoluto, mas um lugar onde perpassam redes e dinâmicas sociais próprias. Ao mesmo tempo, constatou-se que mais do que a presença de grupos organizados a prisão é espaço de interação social e de redes sociais que passam por dentro e for a de seu espaço
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Avaliação de implementação: o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente em Rio Branco - Acre (2013 a 2016)
    (2019-05-31) Silva, Rosimeyre Fonseca da; Souza, Lincoln Moraes de; ; ; Paiva, Irene Alves de; ; Castro, Márcia da Silva Pereira;
    Como fruto das lutas populares no país, a participação social tornou-se um dos componentes de organização e gestão das políticas públicas, por meio da criação e institucionalização de conselhos gestores, dotados, oficialmente, de natureza deliberativa, composição paritária com representantes do poder governamental e da sociedade civil. Isso levou que se considerasse uma inovação institucional no Brasil, pois trazia consigo a possibilidade de algumas mudanças na realização das políticas públicas. Contudo, várias pesquisas apontam que há diversos fatores que limitam a operacionalização das decisões dos conselhos e distanciam o que foi deliberado e o que foi implementado. O problema desta pesquisa consistiu em indagar como ocorreu a implementação das deliberações pactuadas pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, no período de 2013 a 2016. A resposta a essa questão norteou o trabalho e nos levou a identificar os fatores envolvidos e que interagiram no processo de implementação de suas deliberações. Teve como objetivo avaliar a implementação das deliberações do CMDCA e como hipótese diretriz que as características institucionais do Conselho, por ser apenas, formalmente, deliberativo e fiscalizador, dificultam a implementação das deliberações. Foi adotada a metodologia “processo geral de implementação”, com ênfase nos subprocessos de capacitação, divulgação e informação, monitoramento e avaliação. Para a coleta dos dados e informações foi utilizada a técnica de documentação indireta, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e de documentação direta por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas com 18 conselheiros municipais, definidos como amostra da pesquisa. Constatou-se que, no período de 2013 a 2016, o CMDCA teve a implementação de suas deliberações comprometida e permeada por diversas lacunas no andamento das ações. A forma tradicional de reuniões mensais tem sido inócua no que se refere ao desdobramento das decisões e à mobilização de recursos. A pesquisa mostrou que o Conselho de Direitos tem um raio de ação muito limitado. No que se refere à competência deliberativa, foi observado que é um conselho fragilizado, sem força para seguir adiante com suas resoluções. E a competência legal de controle social consistiu em um controle parcial, em que a fiscalização foi direcionada para as organizações da sociedade civil que prestam atendimento às crianças e aos adolescentes. As condições institucionais as quais o conselho está submetido são desfavoráveis para o avanço da implementação de suas deliberações. Por não ser um órgão ordenador de despesa e não deliberar sobre outras ações torna-se dependente e atrelado à estrutura municipal do Estado, em que os gestores municipais direcionam onde empregar os recursos mais importantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte (2011- 2015)
    (2017-09-12) Rocha, Maria das Vitórias Ferreira da; Souza, Lincoln Moraes de; ; ; Gussi, Alcides Fernando; ; Paiva, Irene Alves de; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Azevedo, Márcio Adriano de;
    Dos vários conceitos que integram o campo da avaliação, predomina a ideia da educação como espaço de maior privilégio da avaliação. A avaliação para além da aprendizagem, em especial no campo das políticas públicas, enquanto pesquisa social, será o campo de abordagem desta pesquisa. Ao que concerne à avaliação de políticas públicas na educação, esta assume uma crescente importância social, que vai além do cotidiano de sala de aula e da avaliação da aprendizagem pelos professores. Quando estendida e ultrapassando o âmbito da aprendizagem escolar, tem evidenciado dimensões relevantes na agenda política dos governos para elaboração de políticas públicas. Embora em processo de desdobramento e considerada por várias perspectivas e enfoques conceituais e metodológicos, o que pretendemos nesta pesquisa é resgatar a avaliação como teste, sob a égide da literatura de avaliação de políticas públicas no campo educacional. Desse modo, consiste a presente tese em avaliar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, no Rio Grande do Norte. Para tanto, foram selecionados dois municípios que apresentaram maior e menor resultado, com base na média aritmética dos três últimos índices das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental da educação básica, respectivamente: Santana do Seridó e São José do Campestre. No seu aspecto formal, o Ideb foi formulado como indicador para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, com vistas ao alcance das metas projetadas, como controle governamental e regulação das ditas reformas do Estado brasileiro para a área da educação. Este estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: o que explica os resultados do Ideb no Estado do Rio Grande do Norte? O objetivo central da pesquisa, por sua vez, é compreender os resultados do Ideb, nos anos finais do ensino fundamental, no Estado do RN, no período de 2011 a 2015. A hipótese geral ou norte para guiar a pesquisa foi que o Ideb não contempla todos os elementos centrais da aprendizagem, que resultam numa efetiva melhoria da qualidade da educação. Hipótese essa que foi verificada no geral e em pontos importantes a partir da análise da pesquisa de campo, quando encontramos uma série de pontos e elementos centrais limitantes da aprendizagem, que não são considerados ao aferir-se qualidade da educação pelas políticas de avaliação no Estado brasileiro, em específico, o Saeb e Ideb. O processo metodológico utilizado incluiu a elaboração de indicadores de avaliação do Ideb e da qualidade da educação, além da revisão bibliográfica, pesquisa documental, coleta de dados secundários e pesquisa de campo com visitas aos municípios pesquisados e realização de entrevistas com grupos focais de alunos e pais/responsáveis e entrevistas semiestruturadas com a subcoordenação estadual de avaliação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, gestão escolar, professores, pais/responsáveis e alunos. O estudo desenvolveu-se por meio de uma avaliação de processo a partir do estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Avaliação do programa escola ativa como política pública para escolas do campo com turmas multisseriadas: a experiência em jardim do seridó/rn (1998-2009)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-09) Azevedo, Márcio Adriano de; Souza, Lincoln Moraes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; ; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Souza, Antônio Lisboa Leitão de; ; http://lattes.cnpq.br/8288392835017165
    O presente trabalho objetiva desenvolver uma avaliação de implementação do Programa Escola Ativa como política pública para escolas do campo com turmas multisseriadas em Jardim do Seridó/RN (1998-2009), enfocando as dimensões ambiente físico-escolar, formação, acompanhamento e aplicação didática da metodologia. Para desenvolver a pesquisa tomamos como referência a literatura que analisa o ciclo das políticas (FREY, 2000). Nessa abordagem, a avaliação representa uma importante etapa no processo de análise de implementação das políticas públicas, podendo aferir sobre o seu desenho, bem como orientar realinhamentos e redefinições (PREESSMAN; WILDAVSKY, 1998). Para cumprir essa função, o avaliador de políticas deve se apropriar de conceitos e de métodos científicos que consistem em descrever, interpretar e analisar as políticas na esfera governamental (MENY; THOENIG, 1992; LIMA JÚNIOR, 1978). Nessa perspectiva, buscamos investigar se em sua proposição de minimizar uma lacuna no sistema educacional brasileiro, a implementação do Programa estaria contribuindo para a melhoria das práticas político-pedagógicas junto às escolas rurais com turmas multisseriadas em Jardim do Seridó/RN. Para a realização da pesquisa, desenvolvemos uma matriz teórico-metodológica constituída por dimensões de análises, variáveis, indicadores e instrumentos, a saber: revisão da literatura, análise documental, entrevistas semi-estruturadas com 04 professoras e 03 supervisoras que atuaram e/ou atuam no Escola Ativa naquele município no período de 1998-2009, além de observações com produção de notas de campo e de fotografias em quatro escolas rurais com turmas multisseriadas. Com a pesquisa, identificamos que o Programa, em nível nacional, atravessou diferentes fases em seu processo de implementação, não estando o município preparado para assumir plenamente as responsabilidades da expansão autônoma, em 2002. A partir daquele período a execução do Escola Ativa sofreu inúmeras descontinuidades, como a falta de formação continuada e de acompanhamento. Vimos ainda que a metodologia contribui para dinamizar as atividades didático-pedagógicas e promover a cooperação e autonomia dos estudantes na organização e aplicabilidade dos componentes curriculares, sobretudo do Governo Estudantil e dos Cantinhos de Aprendizagem. Embora as diretrizes do Programa (BRASIL, 2005) explicitem que o Escola Ativa tem como um dos princípios a transformação social, identificamos que, isoladamente, a iniciativa não é capaz de promover as transformações que as escolas rurais necessitam, como os investimentos em infra-estrutura física, materiais, pedagógicas e tecnológicas, além de valorização e carreira do trabalho docente. No esboço geral dos resultados da pesquisa, percebemos que alguns aspectos apresentados sobre a particularidade do Escola Ativa em Jardim do Seridó como um programa governamental, reforçam a necessidade de as políticas públicas serem avaliadas, a fim de confrontar crítica e operacionalmente o planejamento com a prática, revisando as ações, quando necessário
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Avaliação institucional da UFRN: viabilidade e utilização
    (2018-08-30) Pinheiro, Any Kadidja de Melo Tavares; Souza, Lincoln Moraes de; ; ; Vitullo, Gabriel Eduardo; ; Paiva, Irene Alves de; ; Silva, Dayane Gomes da; ; Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa;
    O objetivo desta tese é desenvolver um estudo meta-avaliativo da Avaliação Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em especial, para observar as possibilidades que perpassam a sua Avaliabilidade (WHOLEY, 1987). A avaliação da Avaliabilidade é, portanto, entendida, enquanto um instrumento de apreensão da Viabilidade e da Utilidade da avaliação institucional da UFRN, nossas principais categorias avaliativas. Nosso intuito é que, a partir delas, possamos apreender até que ponto esta avaliação é viável e útil para o atendimento às demandas específicas da comunidade acadêmica. As aproximações sucessivas com o tema foram efetuadas a partir de procedimentos teórico-metodológicos fundamentados na pesquisa qualitativa, tais como: revisão da literatura (reportagens, Fóruns, sites oficiais de pesquisa, etc) e documental (leis, regimentos, etc) e de técnicas como a análise de conteúdo; análise do discurso; a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Com estas podemos compreender as percepções dos segmentos da comunidade acadêmica: Reitora, Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes, além dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação e da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação acerca da temática. Salientamos que por não serem contemplados na avaliação institucional da UFRN, os terceirizados não foram incluídos enquanto sujeito desta pesquisa. Estes dados foram utilizados à busca de responder à questão central deste trabalho: Como a avaliação institucional é desenvolvida na UFRN e o que facilita ou dificulta a sua viabilidade e utilização? Sua relevância consiste em abordar uma temática pouco explorada no âmbito da avaliação de políticas públicas, tanto por adentrar o universo da meta-avaliação (SCRIVEN, 2015), aqui aplicada à avaliação de instituições, quanto por efetuar uma releitura do checklist, elaborado por Scriven, mediando-a com as proposições de Wholey (1987) a respeito do aparato normativo, do acesso aos recursos materiais, humanos e financeiros e da viabilidade política, compreendidos por este como elementos necessários quando nos propomos a verificar a avaliabilidade de uma avaliação. Nossa hipótese, considerada muito mais como uma diretriz geral para esta pesquisa, é que: Na viabilidade e utilidade da avaliação institucional da UFRN, a facilidade varia de acordo com a estrutura e a organização institucional e as dificuldades decorrem do pouco atendimento às demandas específicas de seus segmentos. Para desvelar esta realidade, adotamos como Objetivos Específicos: apreender o tipo de avaliação desenvolvido da UFRN e sua relação com os diferentes setores; conhecer as abordagens de avaliação Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES que fundamentam a avaliação da UFRN; saber se os resultados da avaliação institucional da UFRN contemplam as demandas específicas da comunidade universitária. Este trabalho apresenta os seguintes resultados: a avaliação institucional da UFRN é uma prática consolidada. É importante, por representar, em alguns momentos, um espaço de possibilidades para o desenvolvimento de avaliações mais democráticas e participativas, contudo, suas bases normativas, materiais e ideológicas indicam que esta apresenta maior potencial de viabilidade e utilidade para o atendimento às demandas avaliativas dos gestores da UFRN e do MEC. Quanto à Comunidade Acadêmica, de acordo com os segmentos entrevistados, esta demonstra ter pouco conhecimento a respeito da avaliação institucional da UFRN e muitas vezes a confunde com as avaliações específicas, de desempenho dos docentes e dos técnicos. A participação dos professores e alunos, neste processo, se limita aos momentos em que acontecem a autoavaliação dos cursos, ao preenchimento semestral dos questionários de avaliação da docência e de autoavaliação do aluno/professor, além do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, para o aluno. Para o segmento dos técnicos administrativos, a participação se limita ao preenchimento de um formulário específico de avaliação de desempenho. Os servidores terceirizados não são contemplados por esta atividade avaliativa. Diante disto, podemos aferir, que o pouco conhecimento destes segmentos acerca da avaliação institucional desenvolvida pela UFRN e a pequena participação em seus processos, indicam que os resultados alcançados por esta prática apresentam uma menor viabilidade e utilidade para o atendimento às demandas específicas desses segmentos. Diante disso vemos confirmada a hipótese deste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma avaliação política da política de avaliação da educação superior brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-08) Lopes, Pedro Isaac Ximenes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2; ; http://lattes.cnpq.br/1384404159224120; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983
    Teve-se como problema de análise nesta pesquisa: quais os pressupostos, princípios e conteúdo geral que fundamentam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)?. Partiu-se da hipótese que o conteúdo geral do SINAES está essencialmente fundamentado nos pressupostos e princípios de uma perspectiva de controle/regulatória da avaliação e de uma epistemologia somativa, quantitativista e objetivista, constituído por elementos que priorizam os testes e a classificação de cursos e instituições, baseados em valores de mercado. O objetivo geral foi realizar uma avaliação política do SINAES e os objetivos específicos foram: a) aplicar os conceitos de avaliação política e meta-avaliação; b) identificar o papel dos organismos internacionais na reforma educativa nos anos 1990 e sua repercussão na educação superior no Brasil; c) resgatar a concepção de avaliação, sobretudo no campo de estudos da Educação; e d) investigar as políticas avaliativas da educação superior brasileira que antecederam ao SINAES. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta e análise dos dados, a pesquisa foi bibliográfica e documental, uma vez que se desenvolveu por fontes bibliográficas e publicações oficiais. Desenvolveu-se através do cruzamento de fontes: textos ou documentos remetiam a outros; também se concentrou: no papel dos organismos internacionais nas reformas educativa e do Estado (década de 1990); nas políticas de avaliação da educação superior brasileira (décadas de 1980 e 1990); na proposta da Comissão Especial de Avaliação (CEA); na Lei nº 10.861/2004; nos documentos da CONAES; no Decreto nº 5.773/2006; e nas Portarias Normativas do MEC n° 4/2008 e nº 12/2008. Não se deteve a aspectos ditos puramente técnicos, mas sim ao campo propriamente ideológico. A pesquisa constatou que os organismos internacionais, destacadamente o Banco Mundial, tiveram um papel político, intelectual e financeiro, determinantes para o campo da educação, fato este que reflete no marco jurídico. Verificou-se também que a política de avaliação da educação superior é marcada historicamente por um conflito, representado por duas perspectivas de naturezas distintas e de ênfases diferentes. Por um lado, o foco ocorre no controle/regulação, privilegiando eficiência, produtividade e competitividade e priorizando a aferição pontual de desempenhos e a mensuração. Por outro, busca-se a transformação acadêmica, em uma perspectiva prioritariamente formativa/emancipatória, com o intuito de subsidiar a melhoria institucional. Concluiu-se que a CEA apresentou uma concepção de avaliação predominantemente formativa e emancipatória, que enfatizava a ideia de sistema, centralizava a instituição e repudiava as práticas de rankings. No período pós-formulação, porém, alguns de seus princípios foram se fragmentando e, paulatinamente, a instituição foi cedendo lugar aos cursos e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) foi crescendo em destaque. Com a criação do Conceito Preliminar de Cursos superiores (CPC) e do Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC), resgatou-se a prática de avaliação como medida e controle, sob os princípios de eficiência e produtividade. Assim, o SINAES, que parecia possibilitar uma avaliação progressista, tem assumido uma configuração que o aproxima da sistemática do Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão). Não obstante, a sobrevivência da avaliação institucional formativa, nas políticas de avaliação da educação superior, ainda é uma questão em disputa
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Caminhos da educação pela Transamazônica: ressignificando o saber cotidiano e as práticas educativas de educadores(as) do campo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-21) Scalabrin, Rosemeri; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; ; http://lattes.cnpq.br/5879858352336875; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; Molina, Mônica Castagna; ; http://lattes.cnpq.br/4988311066895705
    Este trabalho resgata os caminhos da educação pela Transamazônica e analisa as práticas educativas de educadores/as-educandos/as do campo desenvolvidas nos espaços educativos dos assentamentos, focalizando a relação teoria-prática e açãoreflexão-ação que envolve os tempos escola-comunidade e as ações do tempocomunidade do Curso Magistério da Terra na Transamazônica (2005/2008), com o objetivo de preparar e qualificar educadores/as para atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental/séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos e disseminar os princípios e pressupostos da Educação do-no Campo. Na perspectiva de assegurar um perfil profissional, ancorado na autonomia e na emancipação, capaz de transformar a realidade, os atores desencadeiam uma formação profissional e continuada, articulada à organização social, com vistas a proporcionar as condições para o desenvolvimento de uma docência dinâmica, pautada na interdisciplinaridade, na práxis, na relação democrática entre educador/a e educando/a e na afirmação da tríade Campo - Educação do-no Campo - Políticas Públicas, de modo a contribuir para a construção do projeto de desenvolvimento do campo, segundo a visão dos atores sociais da Região. A análise das práticas educativas é produto da reflexão realizada pelos/as educadores/as-educandos/as e da observação traduzida pela participação em reuniões, oficinas, encontros e no tempo-escola, nos quais se destacam os processos vivenciados no Curso pelo grupo, a transformação da cultura da sala de aula nos assentamentos, a participação ativa, por meio do engajamento social que se concretiza pela dinâmica desenvolvida no tempocomunidade. Esse engajamento gera experiências e aprendizados diferenciados, que se refletem nas práticas educativas desenvolvidas pelos/as educadores/aseducandos/as. O estudo leva em conta as tensões, os conflitos e os aprendizados com relação ao aspecto teoria-prática, aos desafios, ao diálogo e à docência
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Circuítos curtos como estratégia de manutenção da agricultura camponesa: o caso da feira agroecológica de Mossoró-RN
    (2018-07-30) Maia, Zildenice Matias Guedes; Souza, Cimone Rozendo de; ; ; Costa, Fernando Bastos; ; Paiva, Irene Alves de; ; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; ; Araújo, Joaquim Pinheiro de; ; Cassarino, Julian Perez;
    As feiras agroecológicas são espaços de fortalecimento da agricultura familiar e de (re)valorização do alimento por parte de uma diversidade de atores, sendo, agricultores, agricultoras e consumidores. Nesse sentido, diferentes grupos sociais promovem mudanças nos sistemas de produção e consumo alimentar que por sua vez, possibilitam a reconfiguração dos espaços rurais, e promovem no espaço urbano uma diversidade de acesso ao alimento orgânico. A pesquisa baseou-se na hipótese de que as feiras agroecológicas além de um papel importante na garantia de segurança alimentar de produtores e consumidores, e da valorização de saberes tradicionais e culturais, tem propiciado uma reconfiguração dos espaços onde se dão tais práticas. Desse modo, o objetivo da pesquisa foi compreender em que medida as feiras agroecológicas enquanto circuitos curtos de comercialização se forjam como estratégias para a construção e manutenção de um modelo de agricultura sustentável capaz de contribuir com a segurança alimentar de agricultores, agricultoras e consumidores e, ao mesmo tempo, colocarem em curso novas formas de produção e consumo alimentar. A pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa, e o estudo teve como referência empírica a experiência da Associação de Produtores e Produtoras Agroecológicos de Mossoró-RN, composta de agricultores e agricultoras de treze Assentamentos e Comunidades Rurais no Estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados através de entrevistas nos espaços de produção junto aos agricultores e agricultoras, e com os consumidores da APROFAM. A atuação desse grupo social tem promovido mudanças significativas nos sistemas de produção e consumo alimentar, e nesse sentido, a agroecologia se constitui como um amplo conjunto de iniciativas que fortalecem e promovem a ressignificação da agricultura familiar para esses atores. Para os agricultores e agricultoras adotar a produção agroecológica foi representativo para o quadro de segurança alimentar e nutricional das suas famílias, pois, contam com variedade e qualidade em suas mesas; além do aspecto da soberania alimentar, pois, para muitos, a maioria dos alimentos que comem, advém dos seus quintais. Para os consumidores, o consumo desse alimento também tem significado. Para esses, a feira agroecológica tem possibilitado acesso a um alimento que dentre outras características, apresenta maior durabilidade, sabor e cheiro que difere dos alimentos encontrados nos mercados convencionais. Ao consumirem esse alimento, considerarem que estão valorizando a cultura alimentar regional, além de promover a valorização da agricultura familiar. E assim, fortalecem a reciprocidade e autonomia nesse mercado agroalimentar alternativo, consolidando a sua permanência. No entanto, para alguns consumidores, essa relação sob alguns aspectos, ainda se constitui como frágil, podendo estar ausente para alguns, a condição de um consumo politizado, ou mesmo reflexivo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Medeiros, Maria Luziene de; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes; http://lattes.cnpq.br/4508110133881508; Oliveira, Josineide Silveira de; Paiva, Irene Alves de; Cirino, Maria Reilta Dantas; Ceccim, Ricardo Burg
    A presente dissertação tem o objetivo de analisar as experiências socializadas na Comunidade de Prática Virtual do Projeto SífilisNão, como espaço de construção coletiva e colaborativa que possibilite a troca de ideias a partir da realidade dos sujeitos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou como fluxo investigativo a netnografia, por se adequar à necessidade de pesquisas emergente na sociedade em rede, ao verificar como as interações comunicativas digitais virtuais contribuem para um ambiente dialógico estruturado com base na visualização e observação nas lives de bate-papo SífilisNão, no YouTube. O estudo articula-se aos referenciais que direcionam as pesquisas para o ensino mediado por tecnologias e aos interlocutores teóricos que dialogam com o texto: Fleck (2010), Freire (1967, 2017), Castells (2003, 2013), Rêgo (2006), Wenger e Lave (1991). Para a análise foram articulados os princípios do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), que tem como proposta o processo de construção das práticas de diferentes realidades relacionando o estudo a um ecossistema comunicativo. A pesquisa apontou as possibilidades de interações em um ambiente digital virtual, síncrono e assíncrono, durante lives bate-papo do projeto SífilisNão, no YouTube, eixo norteador para a troca de ideias em um ecossistema comunicativo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O conceito de bullying escolar: um contraponto sociológico frente ao discurso hegemônico
    (2017-05-26) Santos Júnior, Jairo José dos; http://lattes.cnpq.br/5331738982598773; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Lira, André Augusto Diniz
    O fenômeno bullying constitui-se como uma forma de agressão interpessoal que já há algum tempo se tornou bastante reconhecida, debatida e problematizada por diversos estudiosos ou pelos meios de comunicação, devido principalmente à explosão global de massacres escolares, cuja autoria, na maioria das vezes, está atribuída a ex-alunos que outrora foram vítimas desta forma de intimidação. Na tentativa de compreender e apontar soluções para esta questão, diversos estudos e pesquisas acadêmicas emergiram primordialmente na década de 1980, tentando desde então estabelecer contornos precisos em torno da definição desta forma de agressão. A maioria destas interpretações e estudos se filia ao paradigma interpretativo proposto na década de 1980 pelo pesquisador sueco Dan Olweus (1978), pioneiro mundial e principal referência nos estudos sobre o tema bullying. O presente trabalho de dissertação problematiza este enfoque tradicional supracitado e debate sobre a necessidade de se romper com este monopólio interpretativo produzido, permitindo assim que outros saberes científicos possam adentrar na discussão deste tema e produzir novas maneiras de compreensão sobre o assunto. Desta forma, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa problematizar criticamente o discurso hegemônico que celebra a questão do bullying e que anuncia suas “verdades” como se fossem as únicas possíveis e necessárias a serem aceitas. Além disto, é missão deste estudo apresentar um contraponto sociológico de intepretação que ofereça uma nova perspectiva de compreensão do assunto, agora sob o enfoque de temáticas específicas, tais como a de gênero; a da produção do discurso; e a da ideologia na cultura. Para tanto, esta pesquisa recorre metodologicamente à teoria construcionista crítica e seu conjunto de postulados que apontam a construção social da realidade humana a partir da ideologia e da cultura, de modo que esta mesma realidade pode ser oportunamente desconstruída pela mesma ação humana. Contando com entrevistas junto a vítimas de bullying e com uma revisão de literatura comparativa entre as ideias de autores provenientes do enfoque tradicional e aqueles que comungam do pensamento construcionista crítico, esta dissertação almeja abrir espaço para que, na posteridade, áreas de conhecimento científico distintas do paradigma tradicional de interpretação do fenômeno possam se inserir nos debates e problematizações acerca da questão e consequentemente produzir novos olhares que pluralizem o entendimento desta forma de intimidação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    A construção da agenda governamental local de políticas públicas de saúde: atores e interações nos municípios do Médio-Piranhas no Estado da Paraíba (2019-2021)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-15) Santos, Allison Haley dos; Costa, João Bosco Araújo da; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; http://lattes.cnpq.br/1724904523459447; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; Paiva, Irene Alves de; Oliveira, Luan Gomes dos Santos de; Carneiro, Vanderson Gonçalves
    Os estudos sobre políticas públicas produzem pesquisas que buscam analisar cada um dos ciclos – a formulação, a implementação e a avaliação – de forma a descrever e tentar explicar como ocorrem os processos, como se relacionam os atores, quais elementos afetam as tomadas de decisões, que recursos são utilizados e de que forma as institucionalidades condicionam os resultados. Um dos modelos de policy analysis tem como foco os processos políticosadministrativos de definição da agenda governamental, opção teórica que se dedica a rastrear os níveis de atenção que os governos dispensam a determinadas questões durante certo período temporal, em um determinado recorte espacial. Um dos modelos aplicados nas análises de políticas públicas é o dos múltiplos fluxos, que tem sua origem no estudo de caso sobre a construção da agenda governamental nos Estados Unidos da América. Porém, ao verificarmos lacunas na aplicação de modelos para analisar como ocorre a construção da agenda governamental local, em municípios de um determinado território, fomos motivados a verificar se é possível e de que forma o modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon pode ser aplicado em âmbito municipal brasileiro, dando foco à dimensão institucional e à interação entre os atores como categorias de análise. Especificamente, buscou-se descrever e entender que fatores internos e externos influenciam a inserção de um problema público na agenda governamental de políticas para a saúde pública em nível local, destacando como os atores interagem e de que maneira as ideias se inserem nos processos. O trabalho foi desenvolvido através de abordagem qualitativa, por meio da revisão bibliográfica, pesquisa documental, coleta de dados secundários (legislações federal, estadual e municipal; banco de dados governamentais) e pesquisa de campo, com visitas aos municípios pesquisados para conhecimento das realidades locais, e por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apresentados demonstram que o modelo dos múltiplos fluxos contém elementos que estão presentes na dinâmica de construção da agenda local de saúde nos municípios do Médio Piranhas, porém, os processos ocorrem fundamentalmente influenciados pelo arcabouço institucional, alicerçado no federalismo de cooperação existente no Brasil, caracterizando-se pela incorporação de questões definidas no âmbito federal pelos entes subnacionais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    A construção social de mercados agroalimentares imersos, no contexto da Rede Xique Xique
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Oliveira, César José de; Costa, João Bosco Araújo da; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; http://lattes.cnpq.br/6660068497271493; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Nunes, Emanoel Márcio; Araújo, Joaquim Pinheiro de; Silva, Maria Aparecida Ramos da; http://lattes.cnpq.br/5650479904640058
    As sociedades contemporâneas vivem o desafio de viabilizar a produção, comercialização e o consumo regular de alimentos. Grande parte desse desafio é realizado pelo sistema agroalimentar corporativo globalizado. Sabe-se que esse sistema contribuiu para a população mundial dispor de maior quantidade de alimentos, em razão do aumento da produtividade e da redução dos preços. Entretanto, esse sistema também gerou suas limitações e produziu uma série de externalidades. Esse fenômeno alimenta a preocupação dos consumidores e provoca uma fuga para a qualidade. Isso se expressa, geralmente, na valorização da produção local de alimentos, por exemplo. Particularmente, daqueles portadores de qualidades distintivas, como alimentos orgânicos, saudáveis entre outros. Esse panorama evidencia, por um lado, que o pacto fordista, entre a indústria de alimentos e uma parcela dos consumidores da classe média, já não se sustenta em bases tão sólidas. Por outro lado, que a natureza e a dinâmica desse sistema contribuem na conformação de um ambiente hostil, para grande parte dos agricultores. Em reação a esse quadro, muitos agricultores, de vários países, desenvolvem novos produtos e serviços, que diferem dos produtos agrícolas convencionais. As iniciativas em curso se caracterizam pela produção e comercialização de alimentos saudáveis. Esse fenômeno social influencia a agenda dos estudos alimentares cuja maior ênfase passa a ser dada às dimensões da comercialização - através da noção de construção social de mercados - e do consumo – a partir da reflexidade dos agentes. Em decorrência dessa mudança, novos temas e questões sociológicas são insertas no debate sobre agricultura e sociedade. Dentre esses, construção social de mercados agroalimentares, adotado como objeto de estudo, nesta tese (GOODMAN, 2017; GOODMAN; DUPUIS; GOODMAN, 2012; RENTING; MARSDEN; BANKS, 2017; CASSOL, 2018). A pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção social de mercados agroalimentares imersos, na perspectiva dos agricultores e consumidores, da Rede Xique Xique, no Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos são: a) compreender como se dá a busca pelos produtos agroalimentares e as principais motivações para acessar esse mercado; b) analisar como e quais valores sociais e culturais são acionados pelos agricultores e consumidores para conferir atribuição de qualidade aos produtos; c) examinar como ocorre a geração de confiança entre os agricultores e consumidores e na Rede. O método adotado foi o qualitativo e o processo metodológico consistiu na revisão de literatura, sobre a nova sociologia econômica e a construção social de mercados agroalimentares imersos, para construção de um quadro analítico. Também foram realizadas observações diretas, mapeamento das feiras realizadas pela Rede Xique Xique, em municípios potiguares. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com agricultores e consumidores, para apreender as motivações e valores que levam a busca por esses alimentos, conferem atributos de qualidade e produzem relações de confiança. A pesquisa demonstrou que existem múltiplas causas para a construção da motivação e da confiança com atribuição de qualidade, dos produtos comercializados pela Rede Xique Xique.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Cooperativismo sob a ótica da economia solidária e popular : algumas evidências no meio rural potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-23) Ferreira, Nildete Maria da Costa; Silva, Aldenor Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; ; Pires, Maria Luíza Lins e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4643717680536039; Schmitz, Heribert; ; http://lattes.cnpq.br/2294519993210835; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null
    As experiências coletivas como canais de acesso a melhores condições de vida, engendradas pelos setores populares e, especialmente, pelas populações rurais, nos instigaram a realizar esta pesquisa. Tendo como unidade de análise uma cooperativa constituída por agricultores e agricultoras familiares, pesquisada através de um estudo de caso e como base teórica as concepções de economia solidária e popular, a nossa questão central foi compreender quais as práticas adotadas que têm possibilitado o seu êxito? Para tanto, partimos da hipótese de que o êxito dessas organizações depende da aplicação dos princípios cooperativistas, quais sejam: adesão livre e voluntária, democracia, participação, intercooperação, educação e informação, preocupação com o entorno, autonomia e independência; e de suas relações externas com o Estado e outras instituições de apoio. Para cumprir nosso propósito, foram selecionados também alguns indicadores, uma amostra aleatória da população alvo e os representantes das instituições envolvidas com a cooperativa. Por se tratar de uma pesquisa de caráter mais qualitativa, mas que usou dados quantitativos, foram utilizados para coleta dos dados entrevistas semi-estruturadas, questionários com perguntas abertas e fechadas, observações diretas, registros fotográficos e análises documentais. Os principais resultados encontrados indicam que a hipótese foi confirmada, ou seja, o êxito da cooperativa estudada teve vinculação direta com a aplicação dos princípios cooperativistas, com o acesso aos recursos públicos disponíveis e com os apoios de outras instituições, gerando benefícios socioeconômicos para os cooperados e externalidades positivas para o desenvolvimento do entorno
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    A cor da agroecologia: intersecções entre raça e gênero na construção do conhecimento agroecológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Santos, Carine de Jesus; Souza, Cimone Rozendo de; https://orcid.org/0000-0002-4903-0839; http://lattes.cnpq.br/8227598190372706; http://lattes.cnpq.br/5633740273120216; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Figueiredo, Ângela Lúcia Silva; Melo, Paula Balduino de
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a participação das mulheres negras na Agroecologia, no contexto dos GTs de Mulheres da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a partir de uma abordagem decolonial e em diálogo com o feminismo interseccional. Os objetivos específicos são: 1) Analisar como a Agroecologia trata as pautas e as contribuições colocadas pelas mulheres negras que estão na construção desse campo do conhecimento, a partir dos GTs de Mulheres da ABA e da ANA; 2) Compreender como a intersecção, envolvendo as questões de raça, gênero, classe e outros marcadores, é tratada na Agroecologia e; 3) Refletir sobre os impactos da colonialidade na Agroecologia. Como estratégias metodológicas foram utilizadas a revisão sistemática de literatura e a revisão bibliográfica, além da realização de 10 entrevistas com participantes dos GTs mencionados. A pesquisa se embasou nas reflexões de Angela Figueiredo (2020), Aníbal Quijano (2005), Beatriz Nascimento (2021), Clóvis Moura (1983), Espinosa-Miñoso e Nadia Ziroldo (2022), Grada Kilomba (2019), Jurema Werneck (2010), Liliam Schwarcz (1994), Ochy Curiel (2019), Patricia Hill Collins (2020), Paula Balduíno de Melo (2010), Ramón Grosfoguel (2019), Sueli Carneiro (2003), Vivian Motta (2020), entre outros/as autores/as igualmente importantes. Apoiando-se neste arcabouço teórico, questionamos como a idealização e a naturalização da categoria mulher universal contribuem para o apagamento e o silenciamento das mulheres negras na construção desta área do conhecimento e observamos como as mulheres que sofrem com os processos de racialização têm agenciado/reivindicado seu lugar de enunciação nesse âmbito. Considerando que as mulheres envolvidas na construção da práxis Agroecológica reivindicam a visibilização e a valorização de sua participação e protagonismo, a questão racial ainda é silenciada, motivada por uma indignação narcisista branca, categoria nomeada por Cida Bento (2002), a qual nos associamos. Como resultado, percebemos que, embora a Agroecologia anuncie em seu discurso a proposição de um projeto de transformação social com vistas ao enfrentamento e à superação das desigualdades sociais, raciais e de gênero, em busca do bem-viver para o conjunto da sociedade, na prática, entretanto, o gênero assumiu um papel central nas narrativas. A luta que vem sendo travada pelo movimento feminista na Agroecologia avançou na compreensão da existência de uma diversidade de mulheres: camponesas, indígenas, asiáticas, quilombolas, rurais, entre outras, no entanto, o antirracismo ainda não se materializa necessariamente enquanto prática e permanece marginal, do ponto de vista das análises. Ainda assim, foi possível constatar nas falas das entrevistadas o reconhecimento da interseccionalidade como instrumento teórico-reflexivo importante, mas sem explorar o seu caráter político, resumindo-se a um apelo retórico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Da Barra do Rio aos parrachos: duas realidades sociorganizacionais no litoral Norteriograndense
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-25) Vale, Maria Páscoa do; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1252649980491460; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Molina, Wagner de Souza Leite; ; http://lattes.cnpq.br/5939243693407420
    Observando que o capital social é considerado de fundamental importância para consolidação de uma associação, este trabalho procura analisar como diferentes grupos associativistas absorvem o conceito sobre associação e de que forma conseguem dar encaminhamento a suas ações voltadas para o interesse social. A investigação teve como objetivo central avaliar duas formas de associativismo, fundamentada na conceituação de Pierre Bourdieu (1980) sobre capital social, que salienta que a sua distribuição e percepção são desiguais e depende da capacidade de apropriação de diferentes grupos sociais. Nesse sentido, tomaram-se por base duas organizações comunitárias - uma em Barra do Rio e outra em Maracajaú - que tem como principal atividade a exploração turística no litoral norteriograndense. Depois de tratados os dados, evidenciou-se que, apesar do propósito para o associativismo tenha sido motivado pela exploração nas duas organizações, cada uma se apropria de forma diferente o seu capital social. Enquanto que em uma permeia sentimentos de união, confiança e satisfação do trabalho em grupo, na outra, esses sentimentos são sufocados pelo individualismo, pela desconfiança entre seus membros que, apesar de verem o associativismo como algo importante para o crescimento e fortalecimento do grupo, trabalha individualmente
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O desafio da parceria na implementação do PRONERA: o caso do projeto alfabetização cidadã no nordeste Paraense
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-04) Andrade, Luciane Almeida Mascarenhas de; Queiroz, Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; http://lattes.cnpq.br/7504456676734914; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Azevedo, Alessandro Augusto de; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887
    O desafio da parceria na implementação do PRONERA: o caso do Projeto Alfabetização Cidadã no Nordeste Paraense constitui-se em um estudo sobre as políticas públicas de educação do campo. Tem como objeto de análise a implementação do PRONERA, a partir do estudo de caso do Projeto Alfabetização Cidadã no Nordeste Paraense, com o objetivo de compreender como a parceria, princípio operacional e metodológico preconizado pelo PRONERA, efetivou-se na implementação desse Projeto e quais suas possíveis implicações nas políticas públicas de educação do campo. Dentre os procedimentos metodológicos, realizamos a pesquisa bibliográfica e documental que permitiram situar a educação do campo em termos históricos e políticos, sistematizar a constituição e a rganização do PRONERA e refletir acerca da parceria a partir de diferentes óticas. Realizamos também a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas, com o propósito de analisar a implementação do Projeto Alfabetização Cidadã, a partir do diálogo com os atores sociais envolvidos. Os resultados das análises indicaram que, historicamente, as políticas públicas de educação destinadas às populações do meio rural foram instituídas de verticalmente, desvinculadas da realidade do campo e incompatíveis com as necessidades e interesses dos sujeitos. Constatamos que, em período recente, movimentos sociais do campo vêm reivindicando e propondo ações que se estabeleçam como políticas públicas de educação do campo. Identificamos, pois, que o PRONERA é fruto desse movimento e se apresenta como anúncio de uma política pública de educação do campo, tendo como diferencial o fato de ser um programa do governo federal idealizado fora da esfera governamental, construído pelos movimentos sociais do campo e apresentar, dentre outras inovações, o modelo de parceria e a gestão colegiada, participativa e democrática. Nessa perspectiva, neste estudo de caso, ficou evidenciado que a parceria, perante os conflitos e embates entre os parceiros, não é o problema da implementação do PRONERA, mas o seu ponto alto. Desse modo, a parceria é um dos elementos necessários para a construção de políticas públicas, em particular, da educação do campo, visto que possibilita a interação de instituições públicas e movimentos sociais em nível local, conferindo legitimidade à educação do campo. Ao promover um processo de aprendizado democrático, a parceria tem se apresentado como estratégia de democratização da educação do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
    (2014-07-28) Mendes, Andreia Regina Moura; Chianca, Luciana de Oliveira; ; ; Lopes Júnior, Edmilson; ; Paiva, Irene Alves de; ; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; Tavares, Tatiana Aires;
    A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM