Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paiva, Marcello Henrique Medeiros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estética como ascensão para o Uno em Plotino
    (2013-12-09) Paiva, Marcello Henrique Medeiros de; Santos, Gisele Amaral dos; ; http://lattes.cnpq.br/4477251256312157; ; http://lattes.cnpq.br/7252974791895582; Bauchwitz, Oscar Federico; ; http://lattes.cnpq.br/6147711083494366; Pinheiro, Marcus Reis; ; http://lattes.cnpq.br/2938199219647514
    Para Plotino, a filosofia não se encontra somente na linguagem discursiva, ela também se faz presente no cotidiano e o seu objetivo é elevar a alma do homem. Seguindo o pensamento do filósofo, este trabalho tem como intento dissertar sobre a estética de Plotino como a possibilidade de ascensão para o Uno. Um caminho que se deixa compreender a partir do entendimento de temas inerentes a nossa pesquisa, como: a pergunta sobre como do Uno surge o múltiplo; a relação entre alma e liberdade; a ideia de contemplação e, ainda, o discurso da ética.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Pierre Hadot e o ensino de filosofia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Paiva, Marcello Henrique Medeiros de; Silva, Sérgio Eduardo Lima da.; Casado, Marcos Saiande.; Bodziak Junior, Paulo Eduardo.
    O Trabalho de Conclusão de Curso, ensaio de natureza filosófica, tem como objetivo dissertar sobre o ensino de filosofia e como a concepção de filosofia antiga, pensada por Pierre Hadot, pode contribuir para o entendimento da disciplina de filosofia na educação básica. Para alcançar o resultado proposto, utilizo uma metodologia com uma abordagem qualitativa, ao qual fiz a leitura e a análise de textos a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva. Ademais, o TCC apresenta o seu entendimento sobre a natureza da filosofia e disserta sobre o papel da escola. Por último, traz uma reflexão acerca da Alegoria da Caverna de Platão e a sua relação com o ensino de filosofia.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM