Navegando por Autor "Paiva, Marcello Victor Andrade"
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TCC Efeito agudo de brincadeiras tradicionais sobre a pressão arterial de crianças com sobrepeso/obesidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Paiva, Marcello Victor Andrade; Costa, Eduardo Caldas; Costa, Eduardo Caldas; Farias Jr., Luiz Fernando; Costa, Ingrid Bezerra BarbosaO presente estudo teve como objetivo verificar a resposta da pressão arterial após jogos intervalados de alta intensidade durante o intervalo escolar em crianças com sobrepeso ou obesidade. Participaram do estudo 23 crianças (14 meninos e nove meninas) com IMC médio de 24,64 kg/m2. Após a familiarização com os procedimentos e avaliação antropométrica, os participantes realizaram duas sessões randomizadas: Experimental: 20 minutos de brincadeiras tradicionais; Controle: 20 minutos em repouso com a reprodução do desenho animado “Hora da aventura”. Cada encontro durou aproximadamente 50 minutos, sendo 20 minutos de intervenção e 30 min de avaliação. Os resultados demonstraram que houve efeito significativo da PA sistólica na comparação pré vs. pós sessão controle e experimental. Existiu hipotensão sistólica pós-exercício na sessão experimental no vigésimo e trigésimo minuto, acontecendo o mesmo na condição controle, entretanto apenas no trigésimo minuto. A PAD apresentando maior valor nos 10 minutos após o exercício em relação à sessão controle. Concluiu-se que houve a hipotensão sistólica após uma única sessão de brincadeiras tradicionais. Este benefício indica uma alternativa em potencial para promover de forma somativa a saúde cardiovascular de crianças sobrepesadas e obesas.TCC O Ensino da Musculação nas Academias de Ginástica e sua Relação com a Andragogia: Um Diálogo com Professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Paiva, Marcello Victor Andrade; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Silva, Priscilla Pinto Costa daNa busca por qualidade de vida as pessoas procuram exercícios físicos com acompanhamento para melhores resultados, logo, o presente estudo teve como objetivo verificar se professores de educação física entendem e utilizam os princípios norteadores da Andragogia em academias de musculação. Participaram do estudo três professores formados em bacharelado de três academias distintas da região sul de Natal/RN. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista, seguindo um roteiro estabelecido com técnica de compreensão, interpretação e análise do conteúdo. Foi possível observar que os entrevistados consideram a academia um espaço de ensino significativo, entretanto não se aproximam dos princípios da andragogia em sua prática.