Navegando por Autor "Paiva, Maria Bethânia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Fake news e redes sociais como ferramentas de campanha nas eleições de 2018 no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12) Paiva, Maria Bethânia; Gomes, Sandra Cristina; Santos, Anderson Cristopher dos; Oliveira, Rayane Dayse da SilvaO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo mapear o debate sobre a influência das redes sociais e sua contribuição para disseminação de fake news durante as eleições presidenciais brasileira de 2018. As redes sociais vêm ganhando mais importância nas campanhas eleitorais e o voto dos eleitores. Estudos comprovam que o ambiente virtual teve grande influência sobre a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016, e que as mídias sociais beneficiaram o candidato com uma intensa campanha fraudulenta, usando de fake news sob a perspectiva da pós-verdade, algo que também pode ser observado na campanha eleitoral brasileira de 2018. A justificativa deste trabalho deu-se com o fato da similaridade das eleições americanas com a brasileira de 2018, quando se observa o uso das ferramentas de campanha utilizadas pelo presidenciável Jair Messias Bolsonaro para alcançar o pleito. Coube a Justiça eleitoral o desafio de combater as fake news, no entanto, é inegável que o Tribunal Superior Eleitoral tenha conseguido conter sua disseminação, dado a rapidez com que se espalharam. Portanto, pode-se concluir que embora o STF tenha ferramentas para coibir e punir disseminação de notícias falsas, estas não se mostraram suficientes. Faz-se necessário alternativas como a criação de leis mais eficazes tanto para os provedores, quanto para os internautas no combate ao ato ilícito. Em termos metodológicos, optou-se pelo método de abordagem qualitativa e exploratória para os objetivos, e quanto ao procedimento serão bibliográfica e documental, por meio de livros, artigos, periódicos, internet, além de matérias jornalísticas.