Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paiva, Valdir Avelino de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    A importância do ciclo sono-vigília para o aprendizado e a saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-04) Paiva, Valdir Avelino de
    Está proposta de ensino esta sistematizada a partir de uma sequência didática, guiada por pelos três momentos pedagógicos, sendo elaborada durante o curso de pós graduação do mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, apresentado como Produto Educacional a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, como Material de Apoio ao Professor da educação básica, especificamente do ensino fundamental dos anos finais com possibilidades plena de adaptação e interdisciplinaridade para outros níveis de ensino, tendo em vista a necessidade de acompanhar o ritmo do sono-vigília em qualquer faixa etária como um indicador de saúde pública, que é fundamental para a consolidação na qualidade da aprendizagem e saúde humana.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Paiva, Valdir Avelino de; Mazzé, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; http://lattes.cnpq.br/2039542949182387; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Santos, Sandro Luiz Barbosa dos
    Os professores do século XXI além de ensinar, tem demandas e desafios no âmbito escolar diariamente, entre esses, pouco refletido em seu contexto, está a ritmicidade do ciclo sono-vigília, que poderá ser um grande aliado em nossas práticas pedagógicas na aquisição do conhecimento e no bem-estar dos estudantes, ou torna-se um obstáculo significativo durante o processo de aprendizagem em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa está inserida em um contexto escolar de ensino fundamental, turma do 7° ano, voltado ao estudo da cronobiologia (parte da biologia que estuda a dimensão temporal da matéria viva, ou seja, ritmos biológicos), que está pautado ciclo circadiano com o ritmo ciclo sono-vigília, ritmo esse que, poderá interferir no desempenho cognitivo de forma significativa, comprometendo o aprendizado e a saúde do estudante. Nesse contexto surge a temática: Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II, que emerge a partir de um conjunto de observações empíricas da sala de aula entre essas estão o uso de telas pelos estudantes de forma exacerbadas durante o período noturno, podendo acarretar prejuízos na saúde e aprendizagem. Entre os malefícios possíveis de acontecer dessa privação do sono está: a irritabilidade, o desinteresse pontual, irregularidade hormonal, o déficit de atenção, a dificuldade de memorização que interfere na aprendizagem. Por isso a necessidade de discussões reflexivas sobre a temática no âmbito escolar. Desta forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a higiene do sono de estudantes do 7° ano, por meio de uma sequência didática, voltado ao ritmo biológico em específico o ciclo sono-vigília, associado como indicador de saúde pública. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e participativa com estudantes em sala de aula. Desta forma, a abordagem metodológica foi desenvolvida a partir da aplicação da Sequência Didática SD, guiada pelos Três Momentos Pedagógicos TMPs. A princípio foram aplicados o questionário com questões fechadas e abertas e diário de sono (uma semana) como ferramenta de coleta de informações prévias. Os dados foram estudados e tratados através dos conteúdos de análise de Bardin.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM