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Navegando por Autor "Paiva, Victor Hugo Ferreira"

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    Artigo
    Informações solicitadas no agendamento de visitas escolares em websites de museus brasileiros
    (BRAPCI - Base de Dados em Ciência da Informação, 2023) Silva, Bruno Santana da; Paiva, Victor Hugo Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    Museus podem contribuir com os processos de ensino-aprendizagem dos seus públicos, principalmente quando colaboram com instituições de ensino que atuam na educação formal. O agendamento de visitas escolares a museus é uma atividade da gestão museal, que pode servir de ponto de partida para essa colaboração entre museus e escolas na promoção do aprendizado. Entretanto, poucos trabalhos anteriores investigaram o agendamento de visitas escolares a museus. Neste contexto, este trabalho investigou as informações solicitadas no agendamento de visitas escolares em websites de 12 museus brasileiros através do método de análise de conteúdo. Foram identificadas 45 informações sobre responsável, instituição, grupo de visitante e visitas. Destas, 21 delas foram recorrentes em pelo menos três museus diferentes. As informações identificadas neste trabalho podem servir de base para o desenvolvimento e o aprimoramento futuro de sistemas de informação de apoio à gestão museal, em particular os digitais, de modo a favorecer a comunicação e a colaboração entre museus e escolas.
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    Artigo
    Oportunidades de melhoria no processo de agendamento de visitas escolares no museu Câmara Cascudo
    (Universidade Federal da Bahia, 2022) Silva, Bruno Santana da; Paiva, Victor Hugo Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    Visitas escolares são fundamentais para museus cumprirem seu papel social na educação não formal. Este trabalho investigou o processo de agendamento de visitas escolares do Museu Câmara Cascudo (MCC) entre 2017 e 2020, bem como as informações abordadas nele. Realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória com o método estudo de campo, articulando observação participativa, pesquisa documental e entrevistas não estruturadas. Como resultado, apresentou-se um fluxograma do processo de agendamento de visitas escolares, um fluxograma da recepção de visitas escolares no museu e um diagrama de classes que organiza as informações abordadas neste processo. Foi possível identificar 8 oportunidades de melhoria que envolvem: integração de atividades, fontes e informações; perda e inconsistências de informações; necessidades de revisão das informações utilizadas; ineficiência do processo; e ampliação da interação museu-escola. Esses resultados podem auxiliar o MCC e outros museus a aprimorarem a gestão museal
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    Artigo
    Que informações são importantes no agendamento de visitas escolares a museus?
    (2024) Paiva, Victor Hugo Ferreira; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    O aprendizado seria enriquecido se instituições de educação formal, como escolas, pudessem colaborar com instituições de educação não formal, como muitos museus. O processo de agendamento de visitas escolares a museus poderia ser explorado para melhorar tal colaboração. Pesquisas nesta direção deveriam investigar o agendamento de visitas escolares em profundidade, inclusive na perspectiva informacional. Partindo de 45 informações identificadas em pesquisa anterior, este trabalho teve por objetivo (1) avaliar o grau de importância que funcionários de museus atribuem a essas informações no agendamento de visitas escolares, e (2) identificar informações relevantes que faltam. Foi realizado um estudo quantitativo descritivo por meio de questionário online. Com a opinião de 60 participantes que atuam em museus de 15 estados brasileiros, foi possível identificar 36 informações consideradas importantes na prática de agendamentos de visitas escolares a museus. Elas abordam usuários, instituição de ensino, cargo, agendamento e visita. Esse conjunto mais maduro de informações pode orientar o desenvolvimento e o aprimoramento de sistemas de informação analógicos ou digitais, que apoiam a gestão museal
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