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Navegando por Autor "Parente, Regina Rosa"

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    Dissertação
    Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-21) Parente, Regina Rosa; Canuto, Anne Magaly de Paula; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790093J8; ; http://lattes.cnpq.br/9741127748330695; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; Prudêncio, Ricardo Bastos Cavalcante; ; http://lattes.cnpq.br/2984888073123287
    No universo cotidiano estamos constantemente realizando ações. Duas dessas ações são frequentes e de grande importância: classificar (distribuir por classes) e tomar decisão. Quando nos deparamos com problemas com um grau de complexidade relativamente alto, tendemos a buscar outras opiniões, geralmente de pessoas que tenham certo conhecimento ou até mesmo, na medida do possível, sejam especialistas no domínio do problema em questão, de forma que nos ajudem no processo de tomada de decisão. Tanto no processo de classificação quanto em um processo de tomada de decisão, somos orientados pela consideração das características envolvidas no problema específico. A caracterização de um conjunto de objetos faz parte do processo de tomada de decisão em geral. Em Aprendizado de Máquina essa classificação acontece através de um algoritmo de aprendizado e a caracterização é aplicada às bases de dados. Os algoritmos de classificação podem ser empregados individualmente ou em forma de comitês de máquinas. A escolha dos melhores métodos a serem utilizados na construção de um comitê é uma tarefa bastante árdua. Neste trabalho, serão investigadas técnicas de meta-aprendizagem na seleção dos melhores parâmetros de configuração de comitês homogêneos para aplicações em problemas diversos de classificação. Tais parâmetros são: o classificador base, a arquitetura e o tamanho desta arquitetura. Foram investigados nove tipos de indutores candidatos a classificador base, dois métodos de geração de arquitetura e três grupos de tamanho médio para arquitetura, pequeno, médio e grande. Ante um desempenho fraco no processo de meta-aprendizagem foram aplicadas técnicas de redução de dimensionalidade às metabases e seis novos critérios de tamanho médio da arquitetura foram estabelecidos. Cinco métodos classificadores são investigados como meta-aprendizes no processo de escolha dos melhores parâmetros de um comitê homogêneo.
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