Navegando por Autor "Paulino, Daniele de Souza"
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Dissertação Os significados do trabalho para jovens nem-nem e suas estratégias de inserção no mercado de trabalho(2016-07-26) Paulino, Daniele de Souza; Bendassolli, Pedro Fernando; ; http://lattes.cnpq.br/1107978417272282; ; http://lattes.cnpq.br/7275413331948599; Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/6077243255728600; Dutra-thomé, Luciana; ; http://lattes.cnpq.br/1951023538875171; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Os jovens são um dos públicos mais afetados pelas transformações do mercado de trabalho, estando mais suscetíveis a situações de desemprego e de inserção em trabalhos precários. Em paralelo ao desemprego juvenil, outro fenômeno tem ganhado destaque nos últimos anos: a juventude nem-nem. Jovens nessa condição estão fora do mercado de trabalho, de iniciativas educacionais e de formação profissional. Diante dessas caraterísticas, o fenômeno tem gerado preocupação entre órgãos governamentais e levantado questionamentos sobre a importância e significados atribuídos ao trabalho por jovens nessa condição. Com o intuito de compreender os fatores relacionados à condição nem-nem e os motivos da permanência dos jovens na mesma, esta pesquisa se propôs a investigar a relação entre o significado do trabalho e os comportamentos de busca de emprego para jovens nem-nem. Especificamente, ela pretendeu identificar a centralidade do trabalho para esse grupo; identificar que características sociodemográficas estão relacionadas com o significado do trabalho e com os comportamentos de busca de emprego; e investigar os motivos dos jovens estarem na condição e suas perspectivas de futuro. Trata-se de pesquisa quantitativa com desenho de métodos mistos incorporado. Participaram 224 pessoas com idades compreendidas entre 18 e 24 anos que responderam um questionário sociodemográfico, a ESAT-BR, a Escala de Centralidade do Trabalho, os itens de centralidade do MOW, a Escala de Intensidade de Busca de Emprego e duas questões abertas. Os resultados apontam para uma relação entre os significados do trabalho e os comportamentos de busca de emprego. Ao mesmo tempo, a associação entre varáveis sociodemográficas e os constructos investigados, e as respostas às questões abertas, evidenciam que outros fatores estão relacionados com esse fenômeno, os quais reafirmam a sua complexidade.Tese A vivência do desalento entre jovens graduados: uma aproximação histórico-cultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Paulino, Daniele de Souza; Bendassolli, Pedro Fernando; Lima, Fellipe Coelho; 01407860402; http://lattes.cnpq.br/5116689205242979; http://lattes.cnpq.br/7275413331948599; Barreto, Maria da Apresentação; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883; Alberto, Maria de Fátima Pereira; http://lattes.cnpq.br/5329252433928179; Gondim, Sônia Maria Guedes; http://lattes.cnpq.br/9725833775313298; Valério, Tatiana Alves de Melo; http://lattes.cnpq.br/8304188182210970O desemprego juvenil é uma constante no Brasil e no mundo. De forma geral, a juventude é a categoria mais sensível às crises econômicas, como também a mais exposta à realidade do desemprego e da informalidade. Nesse contexto, o desalento, ou seja, a desistência por procurar uma ocupação, atingiu em 2018, 2,4 milhões de jovens com idades entre 18 e 29 anos, número que tende a aumentar com o efeito da pandemia por COVID-19. Contudo, embora o desalento sempre se tenha feito presente entre o segmento juvenil, o debate acadêmico sobre o tema ainda se restringe a uma definição estatística e a proposições que apontam o investimento na qualificação, como alternativa para o rompimento com a condição. No entanto, contrariando essa perspectiva, a presença do desalento entre jovens com ensino superior é uma realidade que aponta para a necessidade de compreender esse fenômeno para além da sua descrição. Portanto, a partir do escopo da teoria histórico-cultural (THC) em articulação com alguns pressupostos da psicologia cultural, o objetivo geral do presente trabalho é investigar a vivência (perejivânie) do desalento diante da quebra de expectativa do trabalho idealizado por jovens com ensino superior. Para atingi-lo, pretende-se especificamente: (a) reconstruir a trajetória individual da pessoa jovem no que diz respeito à esfera do trabalho; (b) caracterizar o bloqueio de significado diante do desalento e (c) apreender a unidade quadrática de significados atribuídos pelo jovem diante daquela quebra e as ações que desenvolve para lidar com aquele bloqueio. Para tanto, foram realizados dois estudos de caso com jovens em condição de desalento, por meio da condução de cinco entrevistas em profundidade com cada uma delas, por meio do uso da estratégia metodológica Trajectory Equifinality Model (TEM). As entrevistas foram transcritas e a partir delas reconstruída a trajetória de cada participante, elemento que permitiu a análise da vivência do desalento de cada uma diante da quebra de um trabalho idealizado. Por fim, os achados são discutidos à luz da (THC) e denotam que o desalento supera uma definição econômica, ao se referir aos conflitos decorrentes das decisões de carreira diante da quebra da idealização em torno do trabalho, vivenciada por jovens graduados. Essa constatação, associada a intervenção realizada, traz implicações teóricas e práticas para a área da orientação profissional, sobretudo, por meio do incentivo ao comportamento exploratório das carreiras profissionais.