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Navegando por Autor "Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro"

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    Tese
    Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®): uma pesquisa-ação na atenção primária à saúde
    (2016-12-20) Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; ; http://lattes.cnpq.br/6513437915163819; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; ; http://lattes.cnpq.br/9989448096341620; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; ; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    A enfermagem tem buscado a unificação da linguagem por meio de várias iniciativas para o desenvolvimento de classificações para a sua prática profissional. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) representa o marco unificador de todos os sistemas de classificação de elementos da prática de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem) disponíveis na área em âmbito profissional que surge em resposta às necessidades reconhecidas pela profissão. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi implementar as contribuições da Classificação Internacional para a Prática em Enfermagem no processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Foi realizada uma pesquisa-ação com os enfermeiros de uma Estratégia Saúde da Família da zona leste do município de Natal/RN. Segundo Thiollent a pesquisa-ação agrega diversas técnicas de pesquisa social possibilitando a construção coletiva e ativa de todos os sujeitos envolvidos no problema ao oferecer um suporte maior na atividade diária do profissional. A princípio foi elaborado um diagnóstico situacional da realidade, que contribuiu para implementação das ações, nesta etapa foi evidenciado a falta de conhecimento das enfermeiras acerca da CIPE® e das contribuições que esta traz para a práxis profissional. Deste modo, as ações planejadas e executadas foram: aproximação com a realidade e exposição da mesma; rodas de conversas sobre a aplicabilidade e funcionalidade da consulta de enfermagem através de exposição-dialogada; rodas de conversa sobre a importância da utilização da CIPE® durante a consulta de enfermagem por meio de dinâmica de grupo e exposição-dialogada. Assim sendo, pode-se inferir que a estratégia da pesquisa-ação para consolidação e aplicabilidade da CIPE® nos serviços de saúde constitui-se como um marco unificador da práxi em enfermagem, tornando a consulta de enfermagem o eixo central para consolidação de um fazer eficiente e eficaz, contribuindo assim para o crescimento da categoria profissional.
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    Dissertação
    Conquistas e desafios do processo de trabalho de enfermagem: o caso dos CAPS em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; ; http://lattes.cnpq.br/6513437915163819; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/7392652886296731; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994
    A Reforma Psiquiátrica brasileira propõe a criação de vínculos/interações do doente mental com a sociedade civil, por meio do resgate da cidadania e da assistência ao doente mental. A desinstitucionalização em saúde mental preconiza a partir de diretrizes a diminuição da oferta de leitos hospitalares e consequentemente, a criação de serviços substitutivos de atenção psicossocial, principalmente, no que tange às práticas terapêuticas emancipadoras. A partir desse cenário o presente estudo tem como objetivo investigar a atualidade e os desafios do processo de trabalho da enfermagem nos CAPS III no município de Natal/RN. Trata-se de pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e de caráter exploratório do tipo estudo de caso. Os sujeitos são trabalhadores da equipe de enfermagem do CAPS III Leste de Natal/RN. Este serviço possui ações voltadas para a atenção psicossocial dos sujeitos atendidos, com atendimento diário pela assistência multiprofissional, comportando a extensão de atividades de tratamento e acompanhamento, atividades laborais e culturais. Emprega-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise de dados se fez por meio da Análise Temática proposta por Bardin. Assim, o presente buscou trazer à discussão de como esse processo se consolida no cotidiano do serviço. Desta forma, intencionou-se contribuir para o debate sobre a desinstitucionalização na atenção psicossocial como diretriz da saúde mental no processo de trabalho de enfermagem em um CAPSIII, Natal/RN
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    Artigo
    Educação continuada em enfermagem e suas perspectivas científicas: uma breve análise integrativa
    (Revista Humano Ser, 2016) Sampaio, Ana Tânia Lopes; Costa, Stella Alyny Alyny de Aquino; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Pereira, Fábio Claudiney da Costa; Rocha, Karolina de Moura Manso da
    Objetivou-se identificar o enfoque das publicações sobre Educação Continuada na área da enfermagem. Trata de uma revisão integrativa da literatura, realizada considerando as seguintes etapas: formulação da pergunta de pesquisa; coleta de dados; avaliação, análise e interpretação dos dados; apresentação de resultados. Na busca obteve-se um total de 51 artigos, sendo selecionados oito. Constatou-se escassez de estudos sobre educação continuada e enfermagem, nos últimos cinco anos, havendo confusões em alguns textos sobre as diferenciações entre educação permanente e continuada. Houve predomínio de publicações no ano de 2010, embasados em uma abordagem quantitativa
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    Dissertação
    Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) na capacitação de profissionais de enfermagem: contribuições para o desenvolvimento de competências em termorregulação neonatal
    (2018-10-29) Santos, Ana Paula de Souza; Santos, Marcelo dos; ; ; Costa, Marcelo Viana da; ; Souza, Nilba Lima de; ; Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro;
    A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma metodologia de aprendizagem dinâmica, baseada em equipes, que proporciona um ambiente motivador e cooperativo. Acredita-se que a ABE pode capacitar a equipe de enfermagem e contribuir com a melhoria dos cuidados em termorregulação do recém-nascido (RN) internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Objetivo: Analisar o desenvolvimento de competências de técnicos em enfermagem de uma maternidade escola para os cuidados em termorregulação neonatal, após capacitação baseada na ABE. Métodos: Estudo analítico, quase-experimental e quantitativo envolvendo 11 técnicos de enfermagem. Teve aprovação do Comitê de ética da UFRN sob o nº 2.018.097. Resultados: Os dados sobre a capacitação em TBL revelaram que, na avaliação de preparo individual (questionário com 10 questões de múltipla escolha equivalente a 40 pontos), os profissionais atingiram mediana de 19 pontos, considerando-se um desempenho insuficiente. Em equipe as pontuações tiveram mediana de 30 em que todos foram considerados "suficientes". O questionário aplicado após seis meses da intervenção para identificar aquisição de conhecimentos sobre o tema evidenciou mediana de 8 (das 10 questões), um desempenho superior ao alcançado pré-intervenção. A análise evidenciou significância estatística, em que o teste de Wilcoxon, considerando p<0,05 e confiança de 95%, mostrou que as pontuações em equipe do TBL foram superiores às individuais, pois Z =-2,93 e valor p = 0,003, bem como os acertos do questionário pós-intervenção, Z = -2,87 e p = 0,004. As habilidades nos cuidados com a termorregulação do RN após seis meses da intervenção foram observadas e classificadas segundo um modelo elaborado de DOPS (Observação Direta de Habilidades Procedurais), em que a maioria das observações foram entre “bom, ótimo e excelente”. Quanto à avaliação do método pelos participantes, houve concordância parcial ou total sobre o uso da metodologia, a aprendizagem foi significativa e despertou o interesse em estudar mais sobre o assunto. Conclusão: A aplicação da ABE mostrou-se um método de ensino viável para atividades de educação permanente de profissionais de saúde e foi bem avaliado. A capacitação permitiu a melhora dos escores de conhecimento pós-intervenção, que pode ter influenciado na avaliação positiva das habilidades e na implantação de Procedimento Operacional Padrão sobre Termorregulação neonatal. O estudo permitiu o desenvolvimento de proposta de Fluxograma do método ABE para ser utilizado na educação permanente do local campo de pesquisa.
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