Navegando por Autor "Paulino, Veronice Eleutério"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Paulino, Veronice Eleutério; Medeiros, Hélder Pacheco de; Medeiros, Hélder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva MunizO presente artigo tem o objetivo de apresentar uma visão norteadora da alfabetização e letramento na EJA, buscando apresentar referências bibliográficas e relatos do professor objeto da observação, analisando a literatura e comparando-a a realidade encontrada. O presente artigo foi escrito através de uma revisão bibliográfica paralela ao estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino do município de Logradouro/PB, tentando realizar uma abordagem diversificada sobre o assunto. A EJA é uma modalidade de ensino diferenciada, voltada para jovens e adultos que tiveram seu direito de ensino regular “roubado” por diversos fatores e que buscam através de uma educação tardia se alfabetizar e melhor seu convívio em sociedade. Além disso, buscam uma realização pessoal e, gradativamente, profissional, à medida que compreendem que o analfabetismo compreende um processo de exclusão social. Compreender o ensino da EJA e buscar metodologias que se adequem ao ensino é uma prioridade dos professores e escolas que prestam um papel tão crucial para a sociedade e, sobretudo, para os alunos. Buscar analisar os fatos e compreender as perspectivas de diversos estudiosos educacionais é importante porque traz uma visão diversificada do processo de ensino e melhora o planejamento e o conhecimento da equipe pedagógica.