Navegando por Autor "Pederneiras, Cinthia Maia"
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Dissertação Avaliação de blocos intertravados com agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição de obras do município de Natal/RN(2017-02-25) Pederneiras, Cinthia Maia; Ingunza, Maria Del Pilar Durante; Amorim, Enio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3436413268425331; ; http://lattes.cnpq.br/1925954531585024; ; http://lattes.cnpq.br/2106851619060568; Scudelari, Ada Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6556306307432176; Santos, Juzélia; ; http://lattes.cnpq.br/3645611454529061Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização dos resíduos de construção e demolição de obras gerados no município de Natal/ RN como agregados reciclados para a fabricação de blocos de pavimentação intertravada. Na primeira etapa foi realizada a caracterização minuciosa dos agregados miúdos e graúdos. Os ensaios utilizados para este fim foram granulometria, massa unitária, massa especifica, índice de forma, material pulverulento, material orgânico, absorção de água, inchamento, fluorescência de raio X (FRX), difratograma de raio X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A partir dos ensaios de caracterização de agregados naturais e reciclados pode-se estabelecer uma comparação das propriedades físicas, químicas e microscópicas. A fabricação dos blocos foi realizada com o traço em volume e substituição de 100% de agregados reciclados. As variáveis analisadas foram as condições dos agregados reciclados na mistura, investigando seu desempenho na condição seca, lavada e saturada. Os ensaios para analisar a viabilidade técnica dos blocos, conforme a norma específica NBR 9781 (2013), foram resistência à compressão (em idades de 7, 14, 28 e 270 dias) e absorção de água (aos 28 e 270 dias). Para avaliar o desgaste dos blocos foi construído um protótipo, o qual foi analisado após um ano de construção. Os blocos fabricados apenas com agregado miúdo reciclado apresentaram um incremento na resistência à compressão quando comparados aos blocos de referência. Já os blocos confeccionados com agregado graúdo reciclado obtiveram as menores resistências. Observou-se também que quando os agregados reciclados são lavados apresentam melhor desempenho no produto final. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios para a aplicação dos blocos em ruas de baixo movimento e pouca carga. Com o intenso crescimento dos resíduos oriundos da construção civil, destaca-se a relevância desta pesquisa, a qual propõe a fabricação de um produto sustentável que visa minimizar o uso dos recursos naturais e promover uma destinação adequada para os resíduos gerados.Artigo Incorporation of recycled aggregates from construction and demolition waste in paver blocks(IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto, 2020-08-24) Ingunza, Maria Del Pilar Durante; Pederneiras, Cinthia Maia; Amorim, Ênio Fernandes; Ferreira, Ruan Landolfo da SilvaThe consumption of natural resources and energy increased proportionally with the growth of the world population and its economic level. There was an increasing exponential consumption of natural resources, which implied an increase in environmental impacts. The construction sector is responsible for a very significant production of construction and demolition waste (CDW). Thus, there is a concern in search of a more sustainable final disposal. Many studies have been investigated the development of new materials with the incorporation of recycled aggregates from CDW. This paper presents a study of performance evaluation of concrete blocks produced with CDW. For that purpose, an experimental campaign was performed, including a characterization of the aggregates used. The incorporation of 100% of fine and coarse recycled aggregates. The mixtures were designed according to the condition of the aggregate (dry, washed or saturated). The performance of these blocks was evaluated in terms of mechanical strength and water absorption. Some additional tests were also performed to deeper analyze of the microstructure of these blocks. To assess the durability of the concrete blocks, a full-scale road was built. The results were very positive, since there were no significant differences between the modified concrete blocks and the reference sample (0% of the CDW). The modified block with fine aggregate presented the best performance of all the blocks, concerning mechanical strength. In addition, the performance of concrete blocks with washed recycled aggregates had a better performance compared to the others. The results obtained were satisfactory for the application of the blocks in the streets with low movement and low load