Navegando por Autor "Peixoto, Lohana Nascimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A educação infantil e as possibilidades do brincar na natureza e com a natureza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Peixoto, Lohana Nascimento; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de LimaA Educação Infantil é definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) como a primeira etapa da Educação Básica, sendo um período de desenvolvimento essencial para as crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar as potencialidades do brincar na/com a natureza para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Para atender a este objetivo geral, foram traçados como objetivos específicos: 1. Compreender o papel do brincar na Educação Infantil; 2. Identificar os benefícios do brincar na/com a natureza para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que se refere ao aporte teórico, este estudo se fundamenta nas contribuições de diferentes autores, tais como Brougére (2001), Oliveira (2005), Piorski (2016) e Tiriba (2010, 2017, 2018). No que diz respeito ao procedimento metodológico, este trabalho é de natureza qualitativa, de caráter crítico e reflexivo (Severino, 2013), analisando-se diversas fontes bibliográficas. Os resultados indicam que o contato da criança com a natureza enriquece as aprendizagens e experiências lúdicas das crianças, bem como sua sensibilização ambiental e cuidado com a natureza, ampliando o conhecimento sobre si mesmas, sobre os outros e o mundo ao seu redor. O estudo reforça a importância do brincar na/com a natureza como prática essencial para o desenvolvimento integral das crianças e para a oferta de um ambiente educativo envolvente e significativo.