Navegando por Autor "Penha, Helaine Michaelly de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Família e educação: a formação de uma identidade LGBTQUIAPN+(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-18) Penha, Helaine Michaelly de Oliveira; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7008867528891784; Ribeiro, Wagner Leite; Freire, Katia Regina Lopes CostaEste estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema de pesquisa é: Quais os entraves familiares e educacionais, frutos de uma sociedade moldada em padrões de heteronormatividade, se impõem na formação de identidades homo e transexuais? De que forma esses entraves podem ser superados através da educação? Para o desenvolvimento do problema, tem-se como objetivo geral analisar o processo de formação de identidade LGBTQIAPN+ a partir de artigo baseado em um relato de experiência, estabelecendo relações com as interações na família e na escola, norteadas pelos conceitos de identidade, homogeneização cultural, desigualdade e exclusão. A metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica e descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica e do relato de experiência. Como resultados, constatou-se que ao longo da formação educacional, tanto as instituições da família, quanto a da escola, contribuíram para uma percepção identitária hierarquizada, e que ambas se complementam na reprodução do preconceito e da heteronormatividade. Entretanto, no ambiente educacional também constatou-se ser possível criar redes de apoio e acolhimento entre estudantes contribuindo para uma autoimagem positiva acerca da identidade LGBTQIAPN+. Conclui-se que com todos os cercamentos das possibilidades do ser, das possibilidades de se configurar como outro, nós LGBTQIA+ existimos e resistimos, nos educando nas diversas esferas sociais.