Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Penha, Helaine Michaelly de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Família e educação: a formação de uma identidade LGBTQUIAPN+
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-18) Penha, Helaine Michaelly de Oliveira; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7008867528891784; Ribeiro, Wagner Leite; Freire, Katia Regina Lopes Costa
    Este estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema de pesquisa é: Quais os entraves familiares e educacionais, frutos de uma sociedade moldada em padrões de heteronormatividade, se impõem na formação de identidades homo e transexuais? De que forma esses entraves podem ser superados através da educação? Para o desenvolvimento do problema, tem-se como objetivo geral analisar o processo de formação de identidade LGBTQIAPN+ a partir de artigo baseado em um relato de experiência, estabelecendo relações com as interações na família e na escola, norteadas pelos conceitos de identidade, homogeneização cultural, desigualdade e exclusão. A metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica e descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica e do relato de experiência. Como resultados, constatou-se que ao longo da formação educacional, tanto as instituições da família, quanto a da escola, contribuíram para uma percepção identitária hierarquizada, e que ambas se complementam na reprodução do preconceito e da heteronormatividade. Entretanto, no ambiente educacional também constatou-se ser possível criar redes de apoio e acolhimento entre estudantes contribuindo para uma autoimagem positiva acerca da identidade LGBTQIAPN+. Conclui-se que com todos os cercamentos das possibilidades do ser, das possibilidades de se configurar como outro, nós LGBTQIA+ existimos e resistimos, nos educando nas diversas esferas sociais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM