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Navegando por Autor "Pereira, Ana Vilma de Medeiros"

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    Tese
    A desnacionalização do ensino primário brasileiro: o programa de assistência brasileiro-americana ao ensino elementar e seu impacto no Rio Grande do Norte (1956-1964)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Pereira, Ana Vilma de Medeiros; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/8055275132206866; Freire, Katia Regina Lopes Costa; https://orcid.org/0000-0002-8595-4609; http://lattes.cnpq.br/5021338299284183; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Amorim, Sara Raphaela Machado de; https://orcid.org/0000-0003-2845-674X; http://lattes.cnpq.br/4398674052996842; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; https://orcid.org/0000-0002-9091-8055; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598
    Esta tese objetiva analisar as dinâmicas de poder por meio do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE) decorrente do Acordo de Cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos durante o governo de Juscelino Kubitschek, no período de 1956 a 1964, com foco em sua institucionalização, implementação e interiorização. Defendeu-se, como argumento da tese, que o PABAEE refletiu um esforço de cooperação técnica e, ao mesmo tempo, representou uma forma de exercer influência cultural e ideológica. Essa iniciativa fortaleceu os laços entre os dois países e promoveu a disseminação da cultura e dos valores estadunidenses no contexto educacional brasileiro, regional e local. Por meio desse Programa, houve uma imposição da visão educacional estadunidense, sem considerar as particularidades e diversidades culturais nacionais, em detrimento do fortalecimento de uma abordagem pedagógica genuinamente brasileira em desenvolvimento. Com base nos objetivos da pesquisa, foram definidas quatro (4) categorias de análise, em conformidade com Foucault (2023) e Franco e Araújo (2018), a saber, dinâmicas de poder; resistência; capilaridade do poder; e, políticas de interiorização. A interpretação dos dados sistematizados foi conduzida utilizando a análise do discurso proposta por Foucault (1996). Segundo esse autor, o discurso não é apenas uma manifestação de ideias, é um campo de lutas, desejos e poderes que revelam as dinâmicas complexas da sociedade e da construção do conhecimento. Ele é moldado por estruturas e normas que refletem relações de poder e controle, influenciando o seu conteúdo, como também quem detém o poder de falar, ser ouvido e determinar a verdade, tornando-o assim não neutro. Constatou-se que, após concluírem os cursos do PABAEE, as professoras e regentes primárias do Rio Grande do Norte e do Seridó se tornaram agentes multiplicadoras da pedagogia estadunidense no estado, desempenhando um papel ativo na disseminação das práticas e abordagens aprendidas por meio de sua atuação em cursos para professores em formação e em cursos para professores em serviço.
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