Navegando por Autor "Pereira, Ayrlla Vytória"
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TCC Acesso de homens transgênero ao exame papanicolau na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Pereira, Ayrlla Vytória; Tavares, Thais Raquel Pires; https://orcid.org/0000-0001-8665-5267; https://lattes.cnpq.br/0545716788003475; Bastos, Karina Karla de Souza; Cabral, Beatriz Távina VianaO presente estudo objetiva investigar como se dá o acesso de homens transgênero ao exame Papanicolau na Atenção Primária à Saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo. Foram incluídos cinco artigos, considerando-se estudos primários; de abordagem quanti e qualitativa; publicados nos últimos dez anos; escritos nos idiomas português, inglês e espanhol; de acesso aberto; com texto completo disponível; excluindo-se artigos duplicados e aqueles que não tinham relação com o tema da pesquisa e não respondiam à questão norteadora deste estudo. Os artigos revisados apontaram disparidades na triagem e nos resultados de exames da população trans, indicando taxas de rastreamento significativamente menores do que na população cis para o câncer cervical, o que pode ser consequência da discriminação sofrida por esse público em ambientes assistenciais. Além disso, reforçaram que o rastreamento deve ser ofertado à homens trans tal como sugerem as diretrizes atuais para a população cisgênero, o que reflete a necessidade de criação de protocolos assistenciais que forneçam subsídios aos profissionais de saúde para que possa ser ofertada uma prática adequada no cuidado à população transgênero.TCC Aspectos associados ao conhecimento sobre toxoplasmose no município de Florânia – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-03) Pereira, Ayrlla Vytória; Aloise, Débora de Almeida; Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de; https://orcid.org/0000-0001-7713-3264; http://lattes.cnpq.br/4437324318943452; http://lattes.cnpq.br/2325320450062404; https://orcid.org/0000-0001-8665-5267; http://lattes.cnpq.br/0545716788003475; Cabral, Beatriz Távina Viana; http://lattes.cnpq.br/3276486646174183; Souza, Danielle Umbelino de; http://lattes.cnpq.br/3517325190906311OBJETIVOS: O presente estudo teve como objetivo geral analisar o conhecimento das gestantes e dos profissionais da saúde residentes no município de Florânia sobre a toxoplasmose, bem como avaliar a prevalência dessa doença entre gestantes. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa desenvolvido no município. A pesquisa teve como público-alvo as gestantes acompanhadas no serviço de saúde do município e os profissionais que prestam assistência pré-natal às essas mulheres. Os dados foram coletados a partir da utilização de questionários e analisados por meio dos programas Epidata e Stata. RESULTADOS: Participaram do estudo 8 profissionais de saúde e 64 gestantes, das quais 28 relataram conhecer a toxoplasmose. Observou-se uma associação entre o conhecimento sobre a doença e a área na qual as gestantes estavam inseridas. A renda e o grau de escolaridade também se mostraram como fatores capazes de interferir no nível de conhecimento dessas mulheres e contribuir com a incidência da toxoplasmose. A respeito do nível de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a toxoplasmose, observou-se que 75% conhecem o agente etiológico da doença; 50% conhece a conduta a ser seguida diante de uma gestante soropositiva para a infecção; e somente 37,5% conhece a conduta a ser seguida em caso de soronegatividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Fica evidente a necessidade de se promover ações educativas voltadas aos profissionais de saúde a respeito da toxoplasmose, visando contribuir para a capacitação e atualização, o que impacta diretamente na qualidade da assistência prestada.Artigo Educação popular em saúde voltada para o público infantil: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Pereira, Ayrlla Vytória; Silva, Emilly Lorrane Domingos da; Gomes, Augleynne Kaynnara PereiraA educação popular em saúde, idealizada pelo educador Paulo Freire, consiste em um formato de troca de experiências de caráter horizontal entre o educador e o educando, na qual todos os envolvidos têm uma participação ativa neste processo. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de alunas, frente a uma ação de extensão com alunos do ensino fundamental II da rede pública de ensino em Santa Cruz/RN. A ação ocorreu no dia 2 de dezembro de 2019, sendo abordado os assuntos de higiene pessoal e alimentação saudável de forma lúdica, buscando o melhor entendimento e participação por parte das crianças. Tal atividade contribuiu para a consolidação das discussões prévias, sendo de grande valia para o crescimento pessoal e acadêmico das discentes envolvidasLivro Eu sou cíclica: conhecendo minhas fases lunares(UFRN, 2021) Vale, Amanda Fernandes do; Penha, Ana Jaciela de Lima; Rocha, Ana Luísa Costa; Pereira, Ayrlla Vytória; Braga, Clara Eloysa Palhares; Araújo, Daísy Vieira de; Santos, Eduarda Maria da Silva; Bezerra, Érica Laíne; Silva, Evellyn Katiúska de Medeiros e; Oliveira, Isabelly Cristina Soares de; Araújo, Ivina Kaline Medeiros; Rocha, Kalyne Patrícia de Macêdo; Araújo, Luna Medeiros Brito de Araújo; Cruz, Lyllian Ramos da Silva; Marques, Maressa Gabrielle Bezerra; Araújo, Maria Juliana da Silva Rocha; Lopes, Maria Layanne de Macêdo; Farias, Maria Luiza Gomes de; Soares, Normélia da Silva Almeida; Clemente, Sara Litieri de Araújo; Matias, Thais Emanuelle da Silva; Alexandre, Valéria do NascimentoEste guia de orientação abordará a temática: Eu sou cíclica: conhecendo minhas fases lunares. É fruto do projeto de extensão: Na Comunidade e na Universidade - Círculos de Mulheres: (re)descobrindo o poder interior na comunhão com outras mulheres, coordenado pela professora Drª. Daísy Vieira de Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (UFRN/FACISA)