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Navegando por Autor "Pereira, Bárbara Lopes Schiavetti Guimarães"

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    Produto Educacional
    Material didático instrucional: aspectos éticos, econômicos e socioambientais da mineração
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Pereira, Bárbara Lopes Schiavetti Guimarães; Costa
    É com grande alegria e estima que disponibilizamos a você este material didático instrucional de apoio às suas aulas de Ciências, produto resultante de um estudo realizados no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desenvolvido com alunos do 9o ano de uma escola estadual do município do Natal/RN. Neste material, você terá acesso a uma sequência didática desenvolvida de acordo com a metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP), de Delizoicov (1982), pois acreditamos que esta metodologia agrega dois aspectos de extrema relevância ao ofício do professor: eficácia e praticidade. Desse modo, o conjunto de atividades da sequência didática proposta está organizado e estruturado em quatro etapas: Levantamento dos conhecimentos prévios, Problematização, Organização dos conhecimentos e Aplicação dos conhecimentos.
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    Dissertação
    Questões sociocientíficas sobre mineração no ensino de ciências: uma proposta para a educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Pereira, Bárbara Lopes Schiavetti Guimarães; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Petrovich, Ana Carla Iorio; ; http://lattes.cnpq.br/1667835858857553
    Diante das transformações políticas, culturais e sociais dos últimos anos, as crianças devem ser preparadas para desenvolver posturas de atitude consciente e responsável frente a situações que demandem posicionamentos éticos e socioambientalmente justos. O ambiente escolar é o local adequado para o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação de cidadãos críticos e atuantes, capacitados a transformar o meio em que vivem. A conquista destas habilidades, assim como a alfabetização científica, pode ser viabilizada pelo uso de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências. Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa foram: 1) Identificar e comparar a compreensão e o uso de QSC por licenciandos de Física, Química e Biologia do PIBID/UFRN em formação inicial docente; 2) Avaliar os limites e as potencialidades de uma sequência de ensino com QSC para contribuição do processo de alfabetização científica; e 3) Produzir um material didático instrucional para professores de ciências relacionados ao tema “Aspectos éticos, econômicos e socioambientais da mineração”. Para tanto, foi aplicado um questionário a 19 licenciandos de Biologia, 23 de Física e 25 de Química; e foi elaborada e aplicada uma sequência didática para alunos do 9º ano de uma escola estadual do município do Natal/RN. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para tratar os dados obtidos. Os resultados mostraram que mais de 90% dos licenciandos não haviam trabalhado com QSC; apenas quatro ao total declararam ter tido experiência com QSC; os temas controversos mais citados foram aborto e sexualidade; e 88% das citações de QSC relacionadas ao aspecto ecológico/ambiental foram realizadas pelos licenciandos de Biologia. Quanto à sequência didática, foi observado que os alunos obtiveram melhora nas habilidades de raciocínio lógico, senso crítico, oralidade, e capacidade de argumentação. Além disso, a análise dos dados comparativos de hipóteses iniciais e finais de acordo com Bybee (1995) revelou que, em geral, as hipóteses iniciais receberam apenas classificações ‘nominal-2’ e ‘funcional’, ao passo que, após o desenvolvimento das atividades, as hipóteses finais receberam também as classificações ‘conceitual/procedimental’ e ‘multidimensional’, o que comprovou evolução no processo de alfabetização científica dos alunos. Por fim, acredita-se que o manual instrucional elaborado poderá contribuir como uma ferramenta de auxílio ao professor por corresponder às expectativas condizentes a um ensino investigativo com abordagem temática de QSC, uma vez que esta demonstrou ser uma estratégia adequada ao ensino de Ciências para a cidadania.
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