Navegando por Autor "Pereira, Caroline Rebeca de Lima"
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TCC A ludicidade em escolas de tempo integral para a educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Pereira, Caroline Rebeca de Lima; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; https://lattes.cnpq.br/7199657991869851; Andrade, Maria Conceição de Oliveira; Ferreira, Maria José Campos; Andrade, Emanuel Adeilton de OliveiraAs experiências no Curso de Pedagogia com os Estágios Supervisionados em Educação Infantil, desenvolvidos em Centro Municipal de Educação Infantil de Ensino Regular da rede municipal, em escola particular de Tempo Integral e Semi Integral da cidade do Natal e atuação como docente motivaram a realização dessa pesquisa. Tem como objetivo geral apontar desafios e possibilidades da educação em tempo integral para crianças pequenas. E como objetivos específicos: discutir a influência da ludicidade no desenvolvimento e aprendizado das crianças; identificar as principais dificuldades que os professores enfrentam na escola de tempo integral. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental. A recolha dos dados ocorreu por meio do levantamento bibliográfico de estudos sobre ludicidade e Educação de Tempo Integral, no Repositório Institucional da UFRN. O embasamento teórico usado nos documentos oficiais, pesquisas de Piaget (1983), Vygotsky (1991) e Kishimoto (2010), permitem apontar os seguintes resultados: o Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do Governo Federal com fomento financeiro e apoio técnico buscando atender estudantes em situações de vulnerabilidade, contudo ainda carece de aprimoramentos. Os professores encontram desafios relacionados à infraestrutura, a formação continuada, a relação escola e família e aos objetivos da proposta pedagógica. Ressalta a superação dos desafios para promover autonomia e aprendizagens às crianças. Traz contribuições de possibilidades significativas relacionadas a ludicidade para a melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem na Educação Infantil em tempo integral, que sugerem novos estudos.