Navegando por Autor "Pereira, Crígina Cibelle"
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Dissertação Formas e função do discurso do outro no gênero monográfico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-13) Pereira, Crígina Cibelle; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; ; http://lattes.cnpq.br/4615222153138544; Souza, Gilton Sampaio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2O presente trabalho investiga o discurso relatado em práticas discursivas de retextualização, na seção de fundamentação teórica de monografias produzidas por graduandos e especializados, focalizando algumas estratégias discursivas de gerenciamento de vozes (discurso direto, indireto e modalizações), destacando os modos de introdução e as funções do discurso citado. Para tanto, foram analisadas 18 monografias, sendo 9 monografias de graduação e 9 monografias de especialização, do mesmo aluno/produtor, entre o período de 2003, na conclusão da graduação, e 2005, no término das especializações. Os dados revelaram que o aluno/produtor das monografias de graduação privilegia o discurso direto enquanto nas monografias de especialização, foi usado, sobretudo, o discurso indireto. A análise dos modos de introdução do discurso citado apontou que o aluno/produtor tanto de graduação como de especialização quando não usa verbos de dicendi para introduzir a citação faz construções sem sentido, pois demonstra dificuldade em articular o discurso citante com o discurso citado. No tocante às funções para o discurso citado, verificamos que o aluno/produtor de ambos os níveis privilegiam a função sustentar uma afirmação, indicando, assim, que o discurso do outro serve, principalmente, como recurso de autoridade, uma vez que essa função revela a ausência de diálogo com o discurso citado. De uma maneira geral, as formas de discurso do outro denunciam uma escrita que se edifica a partir de uma seqüência de discurso citado em que a voz do aluno/produtor de graduação e especialização surge, poucas vezes e, na maioria das vezes, esse toma as palavras do outro como suas, prevalecendo a voz do autor/fonteTese A produção do gênero monografia em discursos de professores e alunos do curso de letras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Pereira, Crígina Cibelle; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; ; http://lattes.cnpq.br/4615222153138544; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; Souza, Gilton Sampaio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073Uma das preocupações mais recorrentes de professores no Ensino Superior atual é a produção dos gêneros elaborados nesse âmbito, especialmente os que se configuram como trabalho de conclusão de curso, como monografia, dissertação e tese. Partindo dessa perspectiva, e com vista a compreender os processos discursivos envolvidos na produção do gênero monografia no âmbito universitário, objetivamos, na presente tese, analisar discursos de professores e de alunos sobre o processo de produção da monografia no Curso de Letras, considerando a orientação, a escritura e as especificidades deste gênero. Para alcançarmos esse objetivo, tomamos por fundamentação teórica os estudos bakhtinianos em interface com a Linguística da Enunciação, com os fundamentos da Análise Textual dos Discursos de Adam (2010) e, por fim, com os estudos sobre a produção textual no ensino superior. A pesquisa pauta-se em uma abordagem qualitativa, com base em procedimentos etnográficos de geração de dados, a saber: a realização de observações in loco, assim como a aplicação de questionários com perguntas abertas para 10 (dez) alunos e 06 (seis) professores do Curso de Letras. A análise dos discursos dos sujeitos selecionados revela que: (i) a produção e a orientação da monografia são formas de ação pela linguagem que precisam ter em conta, quando de sua execução, a liberdade de escolha do aluno como princípio da produção da monografia, bem como o maior envolvimento de orientador-orientando com vista a melhorar a qualidade da produção, dentre outros; (ii) há a necessidade de uma articulação entre o projeto de pesquisa e a monografia, considerando-se o trabalho de orientação, que deve partir no nascimento do projeto de pesquisa; (iii) são muitos os papeis atribuídos em discursos de professores e alunos para as funções de orientador e de orientando, de maneira que ambos veem atribuições comuns tanto nos discursos de alunos quanto nos discursos dos professores; (iv) os discursos de professores e alunos indicam ainda assumirem, em alguns casos, a responsabilidade enunciativa pelo conteúdo das proposiçõesenunciados, bem como mostram que as vozes dos manuais de metodologia e das normas institucionais estão intrinsecamente subjacentes ao processo de produção da monografia. Portanto, concluímos que essa investigação tem muito a contribuir com o ensino de produção textual na universidade, especialmente da monografia de final de curso, bem como para o desenvolvimento de pesquisa nesse âmbito, principalmente como foco na questão da orientação de trabalho no ensino superior