Navegando por Autor "Pereira, Jadson"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Leitura literária a partir do conto "Meu amigo satanás”, de Pablo Capistrano: uma proposta para o Ensino Fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Pereira, Jadson; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; http://lattes.cnpq.br/3980903355802238; Machuca, Jaqueline Castilho; http://lattes.cnpq.br/2607443259820653; Ferreira, José Luíz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759O trabalho possui como objetivo geral apresentar uma proposta de leitura literária a partir do conto “Meu Amigo Satanás”, do autor Pablo Capistrano para o Ensino Fundamental II. Apresenta como objetivos específicos: discutir sobre a escola e seu papel no processo de democratização da literatura; apresentar um panorama do nível de alfabetização do brasileiro na atualidade, além de diferenciar alfabetização e letramento. O interesse por essa temática se justifica pelo fato de que, muitas vezes, um aluno sabe decodificar o texto literário, mas não consegue inferir uma relação desse texto com o mundo, ou seja, com sua própria realidade. Sobre o escritor Pablo Capistrano, destaca-se o seu olhar crítico e empático. A escolha pelo texto “Meu Amigo Satanás", se deu pelas próprias características do gênero conto. A leitura literária possui grande importância enquanto proposta para a formação de crianças e adolescentes, possibilitando seres perspicazes no entendimento do seu universo e do outro, capazes de respeitar e perceber o mundo a partir do registro de sua sensibilidade e subjetividade. O ambiente escolar, embora não seja o local exclusivo de desenvolvimento e estímulo à formação desses hábitos, bem como do incremento de competências literárias, é sem dúvidas, o espaço privilegiado e certamente portador dessa missão, à qual precisa se juntar toda a comunidade escolar. A metodologia escolhida para a discussão, foi a revisão bibliográfica, na qual, os principais autores utilizados foram Freire (2008), Barthes (2002), Souza (2022), Cosson (2014), entre outros. Dado o exposto, esperamos, com esse trabalho, contribuir, de forma significativa para a produção acadêmica sobre o tema, além de despertar em educadores a importância de potencializar práticas e propostas de leituras literárias, preferencialmente, as norte-rio grandenses, como ferramentas de estimular o leitor e dar ainda mais sentido ao ofício mediador do docente.