Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Juliana de Melo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    História da matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-22) Pereira, Juliana de Melo; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/8039924759749325; Cury, Fernando Guedes; ; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
    Este trabalho é resultado de um estudo que teve como objetivo inicial pontuar dificuldades que o professor de matemática encontra ao tentar buscar uma formação histórica. Tendo em vista que o livro didático é o material com o qual o professor tem mais contato, começamos com a leitura de textos históricos presentes nesses livros. Escolhemos um tema e a partir dessa escolha pudemos verificar limitações que vão desde a busca por fontes de pesquisa até em relação ao próprio conteúdo histórico. Muitos são os trabalhos que mostram a importância da História da Matemática na formação do professor e também no processo de ensinoaprendizagem de Matemática. Esses trabalhos, em especial o trabalho de Feliciano (2008) intitulado: O uso da História da matemática em sala de aula , juntamente com as informações, experiências e opiniões dadas pelo professor Anderson Luís de Azevedo Paulo, em alguns encontros, apontam a necessidade de materiais para o docente, pois mostram que reconhece a importância desse conhecimento e a possibilidade de usá-lo em sala de aula, mas por diversos fatores tem deixado de lado, até mesmo os textos presentes nos livros didáticos. A partir da análise de alguns trabalhos e das contribuições do professor Anderson Paulo pontuamos alguns dos fatores que fazem os textos históricos serem ignorados pelos professores e entre eles estão características na aparência e no conteúdo presente no texto. Para ajudar na elaboração de materiais que atendam às expectativas do professor, apresentamos um manual com sugestões e/ou características para escolha ou produção de um bom texto. Essas sugestões podem deixar os textos de história mais agradáveis e assim aproximar o professor do conhecimento histórico e posteriormente incentivado a buscar, de fato, uma formação histórica
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM