Navegando por Autor "Pereira, Juliana de Melo"
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Dissertação História da matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-22) Pereira, Juliana de Melo; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/8039924759749325; Cury, Fernando Guedes; ; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Este trabalho é resultado de um estudo que teve como objetivo inicial pontuar dificuldades que o professor de matemática encontra ao tentar buscar uma formação histórica. Tendo em vista que o livro didático é o material com o qual o professor tem mais contato, começamos com a leitura de textos históricos presentes nesses livros. Escolhemos um tema e a partir dessa escolha pudemos verificar limitações que vão desde a busca por fontes de pesquisa até em relação ao próprio conteúdo histórico. Muitos são os trabalhos que mostram a importância da História da Matemática na formação do professor e também no processo de ensinoaprendizagem de Matemática. Esses trabalhos, em especial o trabalho de Feliciano (2008) intitulado: O uso da História da matemática em sala de aula , juntamente com as informações, experiências e opiniões dadas pelo professor Anderson Luís de Azevedo Paulo, em alguns encontros, apontam a necessidade de materiais para o docente, pois mostram que reconhece a importância desse conhecimento e a possibilidade de usá-lo em sala de aula, mas por diversos fatores tem deixado de lado, até mesmo os textos presentes nos livros didáticos. A partir da análise de alguns trabalhos e das contribuições do professor Anderson Paulo pontuamos alguns dos fatores que fazem os textos históricos serem ignorados pelos professores e entre eles estão características na aparência e no conteúdo presente no texto. Para ajudar na elaboração de materiais que atendam às expectativas do professor, apresentamos um manual com sugestões e/ou características para escolha ou produção de um bom texto. Essas sugestões podem deixar os textos de história mais agradáveis e assim aproximar o professor do conhecimento histórico e posteriormente incentivado a buscar, de fato, uma formação histórica