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Navegando por Autor "Pereira, Lígia Souza de Santana"

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    Dissertação
    Avaliação de programa de ginástica laboral e desempenho funcional: um estudo em empresa distribuidora de energia elétrica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Pereira, Lígia Souza de Santana; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; http://lattes.cnpq.br/1690476566270135; Medeiros, Veder Ralph Fernandes de; ; Vidal, Mário César Rodriguez;
    Esta tese trata de uma avaliação de um programa de ginástica laboral de uma empresa de energia elétrica do estado do Rio Grande do Norte. O objetivo principal deste trabalho é de analisar o programa de ginástica laboral com ênfase no desempenho funcional e mudanças pessoais dos funcionários de diferentes categorias. O trabalho apresenta duas divisões: na primeira, foi realizado o estudo bibliográfico abordando os conceitos e histórico sobre a ergonomia e o foco principal do estudo, a ginástica laboral, fatores de desempenho e estilo de vida. No segundo momento realizou-se o estudo de campo onde foi aplicado um questionário a uma população de 169 funcionários que participam do programa de ginástica laboral; posteriormente os dados foram analisados através de três análises estatísticas: multivariada - clusters, qui-quadrado e regressão linear múltipla. Os resultados apontam para a confirmação de que o programa de ginástica laboral desenvolvido há dois anos na empresa proporciona aos seus funcionários administrativos e operacionais melhoria no seu desempenho funcional, e também para mudanças em alguns aspectos do estilo de vida, como a alimentação, lazer e nível de estresse. Concluindo o trabalho, verifica-se que o investimento em programas de qualidade de vida oferece benefícios tanto para o funcionário como para a empresa, que contará com bons serviços prestados e satisfação do cliente.Assim, conclui-se que a ginástica laboral, enquanto uma ferramenta ergonômica e uma atividade física, é um investimento que precisa cada vez mais ser fortalecido e implantado por muitos segmentos da sociedade
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    Tese
    Festa na escola e a autopoiese do lazer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-18) Pereira, Lígia Souza de Santana; ; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; ; http://lattes.cnpq.br/1690476566270135; Camargo, Luiz Octávio de Lima; ; França, Tereza Luiza de; ; http://lattes.cnpq.br/8809406318062867; Pereira, Francisco de Assis; ; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Pires, Edmilson Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4163129273132129
    Este estudo apresenta a problemática da festa na escola e as suas relações com a perspectiva da autopoiese do lazer na vida de estudantes que residem em moradia estudantil. Teve como objetivo descrever e interpretar as vivências de lazer mais significativas no cotidiano de uma moradia estudantil e os processos ludopoiéticos para a autoformação humanescente. Dos pressupostos teóricos que subsidiaram o desenvolvimento desta pesquisa, destacamos: Educação com Freire (1996); Corporeidade com Pierrakos (1990); Lazer com Dumazedier (1999); Festa com Duvignaud (1983); Lúdico com Schiller (2002); Trabalho com Freinet (1998); Autopoiese com Maturana e Varela (2001); Cotidiano com Certeau (1994). A pesquisa de abordagem qualitativa adota princípios da pesquisa-ação existencial, numa perspectiva etnofenomenológica. Como recurso metodológico, utilizamos a Metáfora do Semear que abrange o plantio, o florescer, a colheita e a nova semeadura. O cenário do semear foi a Escola Agrícola de Jundiaí - RN. Participaram da investigação 25 estudantes residentes na escola nos anos de 2007 a 2008, que se envolveram mais ativamente no desenvolvimento de um projeto de extensão para implantação de vivências lúdicas e de lazer na referida instituição. Os principais instrumentos utilizados para a construção dos dados foram: observação participante, questionário, entrevista, o jogo de areia e o registro fotográfico. O processo de análise dos dados com os princípios etnofenomenológicos destacou os seguintes aspectos: experiencialidade, indicialidade, reflexividade, auto-organizabilidade, filiabilidade, arquetipalidade e humanescencialidade. Novos sentidos e significados da florescência ludopoiética da semente festa na escola foram revelados, sendo possível constatar a emergência do lazer autopoiético como uma grande árvore frondosa, capaz de brotar em solos adequadamente fertilizados para produzir frutos maravilhosos da alegria de viver
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