Navegando por Autor "Pereira, Larissa Soares Trindade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Design centrado no usuário: Um estudo do SUAP-EDU como ferramenta de gerenciamento de turmas do ponto de vista dos docentes do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-19) Pereira, Larissa Soares Trindade; Bastos, Helena Rugai; Silvia Aparecida de Oliveira de Alencar Matos; Souza, Ivana dos Santos de Lima e; Rosa, José Guilherme SantaEste trabalho de conclusão de curso realizou um estudo das ferramentas de gerenciamento de turmas do sistema SUAP-EDU, a fim de analisar problemas de usabilidade que dificultam a interação dos docentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte com o sistema. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo sobre os Institutos Federais, as Leis de Base da Educação Brasileira (LDB) e o Sistema Unificado de Educação Pública (SUAP). De igual maneira, para entender o design de interação foi necessário um aprofundamento nos conceitos de usabilidade, experiência do usuário e interação emocional. A abordagem do Design Centrado no Usuário foi utilizada como base desenvolver a metodologia do projeto, que utilizou ferramentas de coleta de dados (questionários e entrevistas) para investigar as necessidades e aspirações dos docentes, assim como a técnica de avaliação cooperativa para analisar o estado atual do SUAP-EDU junto aos mesmos. A partir dos dados coletados, foi realizada a síntese das informações, onde os problemas encontrados foram elencados e analisados, gerando oportunidades de projeto. Como desdobramentos futuros, pretende-se implementar uma solução projetual que solucione os problemas de usabilidade encontrados, a partir das oportunidades observadas no presente trabalho.