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Navegando por Autor "Pereira, Leandro Luiz da Silva"

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    Dissertação
    Análise de motobombas submersas com diferentes acionamentos elétricos a partir da Roda de Falhas
    (2016-12-29) Pereira, Leandro Luiz da Silva; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; ; http://lattes.cnpq.br/9043538628554844; ; http://lattes.cnpq.br/4605018518677819; Fontes, Lucio Angelo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6626062514308083; Borges, Jacques Cousteau da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1988820873125145
    Evitar falhas é uma medida extremamente necessária quando se gerencia sistemas de produção e distribuição de água com 95% das redes pressurizadas diretamente por poços. Baseado nas frequentes faltas de água em 2015, registradas pela CAERN na Unidade de Operação e Manutenção de Águas de Parnamirim (UNAP), destacam-se as avarias causadas por sobreaquecimento e outros danos de natureza mecânica e elétrica que levam a falhas nas instalações de motobombas submersas. Nesse escopo, este trabalho foi dedicado a realizar um estudo de caso sobre as instalações de quatro motobombas dos poços PC, PD, PS e PI, com diferentes acionamentos elétricos, utilizando a proposta da Roda de Falhas (Failure Wheel) numa análise preditiva elétrica e termográfica, para inferir qualitativamente sobre o nível de confiabilidade e custo de manutenção na concessionária de abastecimento d’água. Para subsidiar as análises foram inspecionados itens importantes das referidas instalações, observando suas relações de conformidade com as especificações das motobombas, onde foram efetuadas medições de parâmetros elétricos e térmicos de operação, incluindo variáveis de estresse para auxiliar no diagnóstico e estimar os desempenhos dessas máquinas. A análise foi conduzida por ficha de inspeção de parâmetros operacionais, checklist e pela Roda de Falhas em discussão, que permitiram diagnósticos sobre os dados das inspeções e do histórico de falhas recorrentes. Nesse sentido, a aplicação da Roda de Falhas se deu com a adaptação de um modelo para as motobombas submersas, identificando os principais mecanismos de danos associados às causas gerais de falhas, que demonstrou viabilidade em rotinas de manutenção baseada na condição para análise detectiva-preditiva de falhas em curso nos equipamentos. Comparando o consumo específico de energia entre as motobombas, a PI, com acionamento por inversor de frequência, obteve melhor rendimento, oferecendo maior eficiência energética durante a captação d’água entre julho de 2015 e julho de 2016. A mesma demonstrou risco reduzido de falhas típicas de motobombas dentre os equipamentos, tendo em vista o menor nível térmico em operação apresentado nas termografias, e o menor estresse causado devido às características da chave de partida. Conclui-se, portanto, que seu nível de confiabilidade foi o maior, seguido da PS, PC e PD. As vantagens da aplicação sistemática da proposta, aliada a uma política de manutenção planejada, apontam para a redução de intercorrências por falhas e perdas de produção, e com isso, permitem diminuir trocas prematuras de equipamentos e custos com manutenção e energia elétrica. Como resultado da pesquisa obteve-se uma metodologia de acompanhamento preditivo, visando ações de manutenção antes da falha catastrófica sobre itens em percurso de danos.
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    Tese
    Terremotos de João Câmara/RN dos anos 1980: um contexto epistemológico à luz da teoria antropológica do didático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Pereira, Leandro Luiz da Silva; Alves, Milton Thiago Schivani; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0000-0002-0908-7005; http://lattes.cnpq.br/4605018518677819; Silva, Márcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Oliveira, Anderson Luiz Pinheiro de; Melzer, Ehrick Eduardo Martins; França, George Sand Leão Araújo de
    O Brasil não está livre de terremotos. Estudos apontam registros de sismos que remontam ao ano de 1720 e, mesmo evidenciando uma baixa taxa de sismicidade nas últimas décadas, alertam para a possibilidade remota de eventos no país com magnitude de onda de corpo (mb) de 7.0. Marcado por uma sequência de abalos sísmicos a partir do evento de 5.1 mb em 1986, o município de João Câmara/RN (JC) torna-se um marco na sismologia brasileira, registrando em cerca de 7 anos mais de 50 mil eventos sísmicos de magnitudes variadas que danificaram mais de 4 mil edifícios, mobilizando a população e diversas autoridades nacionais. Em esforço conjunto de diversas instituições e pesquisadores na investigação dessas ocorrências no interior do RN, chegou-se a Falha Sísmica de Samambaia (FSS), tornando-se produto de um episódio científico da História da Ciência Brasileira (HCB). Por outro lado, no âmbito da Educação Básica e em temas que tocam a sismologia, os elementos históricos e epistemológicos que permeiam esse episódio não são plenamente (re)conhecidos e abordados, a exemplo do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP), suprimindo, assim, o potencial da concepção de Ciência como prática social coletiva e em constante transformação, bem como a possibilidade de um ensino da sismologia epistemologicamente aprofundado. Nesse sentido e fundamentado na Teoria Antropológica do Didático (TAD), do matemático francês Yves Chevallard, esta tese defende que o entendimento dos constituintes praxeológicos e dos níveis de organização praxeológica na investigação dos abalos sísmicos ocorridos em João Câmara/RN (década de 1980) pode fomentar o resgate e o aprofundamento epistemológico de conhecimentos sobre sismologia potencialmente relevantes, do ponto de vista didático-pedagógico, para o currículo de Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, por meio da pesquisa do tipo qualitativa e do estudo de caso, buscou-se compreender os conhecimentos científicos relacionados à investigação dos terremotos de JC, valendo-se da intertextualidade entre fontes primárias e secundárias oriundas de trabalhos acadêmicos, acervos de jornais impressos, consultas a pesquisadores e a moradores. Paralelamente, à luz da TAD, esses conhecimentos foram categorizados e analisados com base nos elementos constituintes da Organização Praxeológica de Referência (OPR), especificamente, na prática social dos pesquisadores em Sismologia sobre o caso em questão. Em linhas gerais, destaca-se que a elaboração dessa OPR resgatou a identidade do saber-fazer, utilizado para explicar o fenômeno em contexto, propiciando discussões para que a sua implementação didática seja possível com potencial para o desenvolvimento de propostas didáticas envolvendo esse episódio científico e seus aspectos relativos à Natureza da Ciência. A pesquisa culmina discutindo também os subsídios teóricos latentes da TAD, ponderando as condições didático-epistemológicas para a elaboração de unidades de ensino aprofundadas em contextos sociocientíficos.
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