Navegando por Autor "Pereira, Leidiane Fortaleza Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Aplicação da metodologia scrum em uma empresa de tecnologia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Pereira, Leidiane Fortaleza Ribeiro; Santos, Sandra Rufino; http://lattes.cnpq.br/7918356337724287; Cabral, Marco Antônio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Castejón, Marllen Aylla Teixeira dos SantosA natureza flexível do framework scrum apoiou as equipes de tecnologia a se adaptarem às necessidades do cliente rapidamente, ao mesmo tempo em que entregavam valor em ciclos ágeis. Além disso, os princípios de colaboração e a busca do feedback do cliente em várias metodologias ágeis garantiram que o serviço fosse fornecido conforme necessário. O objetivo deste trabalho é analisar, planejar, implementar e avaliar o uso da metodologia scrum na gestão da operação de uma empresa de tecnologia localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, a fim de mensurar por meio de indicadores os impactos na evolução da eficiência operacional. Para tanto, a pesquisa foi caracterizada como de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Utilizou-se de uma abordagem combinada tendo a pesquisa-ação como método de trabalho, uma vez que foi proposta a realização de um estudo com alta interação entre o pesquisador e coordenadores, analistas e desenvolvedores do setor de operações da empresa. A pesquisa foi dividida em cinco etapas: definição do contexto e propósito da pesquisa-ação; coleta e análise de dados; planejamento das ações; implementação das ações e avaliação dos resultados. Nesse sentido, na primeira etapa foi apresentado o contexto e propósito da pesquisa-ação, onde é estabelecida a compreensão acerca da situação da empresa ao apresentar sua situação inicial em relação as práticas utilizadas no scrum, delimitar os problemas encontrados e estabelecer a questão e objetivos do estudo. A segunda etapa, onde foi feito a coleta e análise dos dados, teve o objetivo de diagnosticar detalhadamente a situação da empresa e como os dados coletados seriam trabalhados para iniciar o planejamento. A terceira etapa diz respeito à construção do planejamento das ações e às métricas de avaliação dos resultados, mostrando quais ações propostas foram implementadas para mensurar as mudanças e impactos na operação da empresa. A quarta etapa relaciona a implementação dos planos de ação, e acompanhamento para avaliação dos resultados. E por fim, na quinta etapa, foi possível avaliar os resultados alcançados concluindo que a implementação dos planos de ação resultou em um aumento significativo na eficiência operacional.