Navegando por Autor "Pereira, Leilane Shamara Guedes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e a relação mãe-bebê: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Pereira, Leilane Shamara Guedes; Sesarino, JorgeA fase do desenvolvimento humano da qual chamamos bebê é repleta de experiências sensoriais e psíquicas que são vivenciadas em conjunto com mãe. Assim, o objetivo deste estudo é conhecer o que está sendo produzido sobre a relação mãe-bebê na psicomotricidade, verificando quais os aspectos deste tema são abordados nas publicações disponíveis em bases de dados e bibliotecas digitais nos últimos dez anos, entretanto, poucos estudos foram encontrados sobre a temática analisada. Acredita-se que esses resultados se deem pela falta de interesse dos pesquisadores na temática e também pela busca ter se restringido a publicações em língua portuguesa.TCC Desafios no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs): uma análise das percepções dos professores de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Fonseca, Fábio Batista da; Araújo, Allyson Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; 0000-0002-5992-2910; http://lattes.cnpq.br/4723554220291882; Pereira, Leilane Shamara Guedes; http://lattes.cnpq.br/6781374006043485; Cunha, Sergio Melo da; http://lattes.cnpq.br/7073781749771295O estudo analisa as principais dificuldades relatadas por professores de Educação Física que participaram do I Congresso Ibero-americano de Tecnologias e Mídias na Educação Física (CITMEF) em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A pesquisa tem uma abordagem descritiva e qualitativa, utilizando questionários como instrumento de avaliação. Foram analisadas 98 respostas, após a exclusão de 17 por não ter relação com o tema. Com base nas dimensões da prática docente, foram identificadas três barreiras que dificultam o uso das TDICs em sala de aula: 1. Barreiras organizacionais; 2. Barreiras pessoais; e 3. Barreiras pedagógicas. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi descrever e analisar a prática pedagógica por meio das TDICs.TCC O conteúdo dança na educação física infantil: experimentando uma proposta de sistematização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Pereira, Leilane Shamara Guedes; Santos, Antonio de Pádua dosEste estudo tem como objetivo geral discutir a proposta de sistematização para o conteúdo Dança na Educação Infantil apresentada no livro intitulado “Educação Física Escolar e a Organização Curricular” dos autores Ângela Palma, Amauri Basoli Oliveira e José Augusto Palma (2010). Atrelados a esse objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: planejar e aplicar uma unidade didática baseada na proposta de sistematização para o conteúdo Dança no Ensino Infantil e analisar a aprendizagem dos alunos, tendo em vista a realização da unidade didática sistematizada. A população do estudo corresponde aos alunos da Educação Infantil da Rede Municipal Ensino de Natal, e para atender a finalidade deste estudo, escolheu-se como amostra a turma do nível IV, do turno vespertino, do CMEI Missionário Odilon dos Santos. Para responder aos objetivos da pesquisa, foi ministrada uma unidade didática com o conteúdo Dança, correspondendo à aplicação de sete aulas sistematizadas, a partir da proposta de sistematização abordada. A análise dos dados da pesquisa ocorreu por meio da análise de discurso. Diante da aplicação da unidade didática, constatamos que é possível realizar a sistematização do conteúdo Dança na Educação Infantil a partir da organização curricular proposta. Ao término da pesquisa, reafirmamos a importância da sistematização dos conteúdos na ação pedagógica dos professores de Educação Física, especialmente no Ensino Infantil.