Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Milhor, Carlos Alberto
    Dentro de poucas décadas, a maior parte da população mundial passará a viver em cidades. Em sua maior parte, esse processo tem sido caracterizado por uma ocupação urbana que se afasta cada vez mais dos centros históricos, induzindo, então, ao aumento da infraestrutura rodoviária e da utilização de veículos motorizados. Natal não ficou alheia a esse processo e observou um intenso crescimento urbano nos últimos anos, notadamente na zona sul da cidade. Nesse contexto, a Avenida Engenheiro Roberto Freire se posicionou como a principal via de ligação com o eixo sul do município, apresentando um elevado fluxo diário de veículos. Ao mesmo tempo, constata-se um alto número de acidentes e mortes no trânsito nessa avenida. A redução dessas ocorrências, aliada ao incentivo da mobilidade urbana sustentável, que coloca o foco do planejamento de transportes nos modos ativos e coletivo, são princípios abordados na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). O objetivo deste trabalho foi de elaborar uma proposta de projeto de engenharia para a Av. Eng. Roberto Freire que esteja de acordo com as diretrizes da PNMU. O projeto seguiu, ainda, os conceitos da abordagem de Sistemas Seguros e as recomendações de manuais de trânsito de referência. Ao final, observou-se que é possível repensar a distribuição do espaço viário, priorizando os modos sustentáveis, sem a necessidade de intervenções de grande porte na via. Foram também lançados indícios para estudos e projetos complementares a serem desenvolvidos posteriormente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM