Navegando por Autor "Pereira, Marília da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Paralelos entre fantasia e realidade: uma análise das "escolas" e da "educação física" na literatura fantástica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Pereira, Marília da Silva; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Cunha, Franklin Gadelha; Souza Júnior, Antônio Fernandes deEste trabalho buscou responder a pergunta “Podem ser feitos paralelos entre a escola e a Educação Física escolar, e algum elemento da vida escolar em livros de fantasia?” através da análise de quatro sagas de literatura fantástica (Harry Potter, A Escola do Bem e do Mal, Escola de Vilões, Conjurador) e comparando as escolas desses universos com o conceito acadêmico de escola, as especificações da Base Nacional Comum Curricular, diretriz brasileira para organização escolar, e também comparando com as experiências escolares da autora deste trabalho. Assim, o trabalho tinha o objetivo de apontar possíveis paralelos e assim indicar casos em que a literatura fantástica funcionaria como recurso educativo viável no mundo real. Ao fazer essas comparações foi possível encontrar tanto semelhanças quanto diferenças entre as escolas da fantasia e do mundo real, tanto na sua estrutura quanto nas aulas ministradas, levando a análises interessantes em como as escolas e a cultura de movimento são vistas e tratadas na literatura fantástica. Esses paralelos e relações encontrados foram analisados pois a literatura é uma forma de mídia, e assim um veículo de ideias e informações que chegam até os alunos e população em geral. Ao se apropriar das ideias veiculadas por essas mídias, é possível usá-las para alcançar seu público e educá-lo.