Navegando por Autor "Pereira, Pedro Lucas Filgueira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Close up em Fortaleza-CE: estudo sobre imagem/imaginário turístico por meio de produção cinematográfica (Século XXI)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Pereira, Pedro Lucas Filgueira; Silva, Michel Jairo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; https://lattes.cnpq.br/2661272509380443; Bridi, Guilherme; https://orcid.org/0000-0003-1848-9476; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842; Lima, Catiane Lopes de; https://orcid.org/0000-0003-1257-4346; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769O turismo é uma atividade que se beneficia de diversos meios para ser estimulada e divulgada, sendo as produções cinematográficas um exemplo significativo desses meios. Tais produções utilizam cenários reais ou fictícios para compor seus enredos. Nessa interface entre turismo e cinema, as imagens de destinos reais projetadas nas telas podem promover e incrementar a atividade turística nas localidades, além de gerar imaginários turísticos por parte dos espectadores. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo interpretar a produção do imaginário turístico de Fortaleza-CE a partir de filmes nacionais encenados na capital no século XXI. Esta pesquisa possui caráter qualitativo exploratório-descritivo, analisando dez filmes que possuem o destino Fortaleza como cenário: Assalto ao Banco Central, Brasil Animado, Rânia, Praia do Futuro, Inferninho, O Clube dos Canibais, Greta, Bate Coração, Cabeça de Nêgo e Fortaleza Hotel. A análise fílmica utilizou a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e se baseou na adaptação do quadro Atributos de Imagem dos Destinos Turísticos (Santana, 2009), além de pesquisas bibliográficas e documentais sobre a temática. Como resultado, identificamos Fortaleza como uma cidade moderna, com atrativos turísticos (naturais e culturais) consolidados, reforçados nas obras, como as praias centrais, o calçadão beira-mar e seus entornos. Também foram evidenciados problemas socioespaciais presentes na cidade, sendo estereótipos que podem construir um imaginário negativo do destino turístico.