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Navegando por Autor "Pereira, Raphael Lacerda de Alencar"

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    Artigo
    Contratualização no ensino superior: um estudo à luz da nova gestão pública
    (2014) Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Pereira, Raphael Lacerda de Alencar
    O artigo discute as novas formas de gerenciamento das políticas educacionais para o ensino superior, com foco no contrato de gestão adotado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Parte do pressuposto de que a análise das políticas educacionais deve considerar o contexto histórico em quem elas são concebidas e implementadas e que, na atualidade, foram marcadas por mudanças sociopolíticas e tecnológicas, gerando reformas nos Estados nacionais com repercussões no campo educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz uma leitura contextualizada da temática. Os estudos mostram que a adoção de um novo modelo de gestão, baseado nos marcos teóricos da nova gestão pública, com princípios empresariais, trouxe uma nova configuração para o gerenciamento das universidades públicas, sendo o contrato de gestão o principal instrumento de operacionalização. O programa Reuni, ao adotar um modelo de organização fundamentado nesse paradigma, centrado na eficiência e na eficácia dos serviços, mudou a forma organizativa das universidades, que passaram a priorizar a relação de ‘quase-mercado’ em detrimento de sua função social e da preocupação com a formação para a cidadania
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    Dissertação
    Programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Públicas Federais (REUNI): repercussões na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-28) Pereira, Raphael Lacerda de Alencar; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; ; http://lattes.cnpq.br/8337765131136390; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710310T0; Meneguel, Stela Maria;
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o seu papel na reconfiguração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ressaltando suas repercussões na gestão e organização da universidade. Para a realização do trabalho, entre os procedimentos técnicos, utilizamos a revisão de literatura, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A revisão bibliográfica permitiu aprofundar conceitos importantes sobre a temática, priorizando conteúdos referentes aos conceitos de globalização e neoliberalismo; reforma do Estado e suas repercussões para as políticas de educação superior brasileira; diretrizes de documentos internacionais e nacionais que definiram a organização desse nível de ensino. Os estudos indicam, no que se refere à expansão da UFRN, que as metas pactuadas do REUNI foram atendidas quase que na sua totalidade. No entanto, qualitativamente, não se pode afirmar que o REUNI teve um impacto positivo, pois além da expansão das vagas e da criação de cursos novos, na sua maioria foram criados cursos noturnos, houve um aumento substancial da relação professor x aluno, o que mostra que essa expansão também se dá pela racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes. Nessa perspectiva, o REUNI trouxe várias modificações na forma de gerenciar os serviços na UFRN, merecendo destaque a intensificação do processo de mudanças na concepção de uma gestão burocrática para a gestão gerencial, ressaltando a cultura instituída com o contrato de gestão. Nesse sentido, a utilização das metas e de indicadores de desempenho passa a adquirir cada vez mais importância como forma de acompanhar e avaliar o cumprimento das ações pactuadas, pois desse cumprimento depende o repasse de recursos financeiros. Nesse contexto, o Programa vem se caracterizando como uma continuidade das políticas privatizantes para a expansão da educação superior brasileira, e objetiva inserir nas universidades públicas federais um modelo de organização fundamentado no paradigma gerencialista de administração, ocasionando assim, a mercantilização de bens e serviços acadêmicos
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    Tese
    A Universidade flexível: reestruturação e expansão no Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN
    (2019-02-28) Pereira, Raphael Lacerda de Alencar; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; ; Souza, Allan Solano; ; Cabral Neto, Antonio; ; Araújo, Edineide Jezini Mesquita; ; França, Magna; ; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; Chaves, Vera Lúcia Jacob;
    O presente trabalho tem por objetivo analisar os processos de reestruturação e expansão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intensificados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e sua materialização no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), especificamente, na ampliação da oferta e na flexibilidade acadêmico-curricular desse curso de graduação interdisciplinar no Instituto Metrópole Digital (IMD). Para realizar a pesquisa buscando uma aproximação à abordagem histórico-dialética, comprometida com uma reflexão crítica e transformadora, foram utilizados, entre os procedimentos técnicos, a revisão de literatura, a análise documental e entrevistas semiestruturadas aos Coordenadores Pedagógicos (BTI/IMD). A revisão bibliográfica permitiu aprofundar conceitos importantes sobre a temática, priorizando conteúdos referentes a estudos relacionados aos modelos tradicionais de universidade e reforma universitária, reestruturação e expansão das universidades federais brasileiras e a reconfiguração da UFRN nas últimas décadas. A análise documental considerou importantes diretrizes internacionais e nacionais que influenciaram as políticas de educação superior brasileira, enquanto que a utilização de entrevistas semiestruturadas revelou as contradições da realidade institucional a partir do discurso dos Coordenadores Pedagógicos (BTI/IMD). Esse processo investigativo vem indicando, no que se refere à reestruturação e expansão da UFRN, que a adesão ao REUNI ocasionou diversas modificações institucionais com a intensificação de mudanças para uma concepção de gestão organizada com base em acordo de metas, indicadores de desempenho e avaliação vinculada ao repasse de recursos. Para alcançar as ambiciosas metas do REUNI (2008/2012), pactuadas para os cinco anos de vigência do programa, foi essencial uma reestruturação institucional que possibilitasse várias ações como a expansão das vagas, criação de cursos novos (noturnos, a distância, bacharelados interdisciplinares) e um significativo aumento da relação de alunos por professor, evidenciando a racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes. Nesse contexto, como legado institucional, foi implementado o novo modelo de formação em regime de ciclos com duração de três anos, permitindo a formação de um “bacharel generalista” apto a ingressar no mercado de trabalho, complementar sua formação profissional ou realizar uma pós-graduação (formação de 2º e 3º ciclos). Esse modelo de graduação interdisciplinar, adotado no Bacharelado em Tecnologia da Informação (IMD/2012), promove uma ressignificação do atual modelo de universidade intensificando as estratégias de reestruturação e expansão por meio da flexibilidade acadêmico-curricular, defendendo o discurso de inclusão digital e da cultura do empreendedorismo para a construção de um polo tecnológico imbricando, nos espaços acadêmicos da UFRN, os setores público e privado.
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