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Navegando por Autor "Pereira, Rhadimylla Nágila"

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    Artigo
    Acurácia de instrumentos de custo acessível para triagem auditiva de adultos e idosos
    (Codas, 2021) Balen, Sheila Andreoli; Vital, Bianca Stephany Barbosa; Pereira, Rhadimylla Nágila; Lima, Taise Ferreira de; Barros, Daniele Montenegro da Silva; Lopez, Esteban Alejandro; Diniz Junior, Jose; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Ferrari, Deborah Viviane
    Objetivo: Avaliar a acurácia de instrumentos de custo acessível para triagem auditiva de adultos e idosos. Método: Este estudo foi realizado com usuários de um Serviço de Saúde Auditiva do SUS. Todos foram submetidos a triagem com o aplicativo de smartphone MoBASA, o audiômetro Telessaúde (TS) e a versão eletrônica do Questionário de Handicap da Audição para Idosos (Hearing Handicap Inventory for the Elderly – screening version - eHHIE-S). Os examinadores foram cegos quanto aos resultados dos testes de triagem e para os dados de audiometria de tom puro (ATP). Foram considerados com deficiência auditiva aqueles com média quadritonal na ATP maiores que 40 dB na melhor orelha. Sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivo (VPP) e negativo (VPN) foram calculados. O índice Kappa foi usado como um indicador de concordância entre ATP e os resultados da triagem. Resultados: A amostra constou de 80 indivíduos entre 18 a 94 anos (55,18 ± 20,21). Na ATP, 21 indivíduos (26,25%) apresentaram audição normal e 59 (73,75%) perda auditiva incapacitante. Nos testes de triagem auditiva observou-se valores de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN maiores do que 75% no MoBASA e na sensibilidade e VPN do TS e eHHIE-S. Já a especificidade e VPP do TS e eHHIE-S foram inferiores a 75%. O índice Kappa indicou concordância substancial (0,6) entre o ATP e os resultados do MoBASA. No TS e eHHIE-S foi constatada regular concordância (0,3). Conclusão: O MoBASA demonstrou ser um método acurado para triagem auditiva de adultos e idosos com perda auditiva incapacitante.
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    Dissertação
    Análise da aplicabilidade de um protocolo de avaliação da linguagem via teleconsulta para crianças com risco e com diagnóstico de deficiência auditiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Pereira, Rhadimylla Nágila; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/0879414917473239; Assenco, Ana Manhani Caceres; Moret, Adriane Lima Mortari
    Introdução: A distribuição desigual de profissionais especializados tem motivado pesquisas em saúde digital para atender às necessidades do cuidado em linguagem oral na infância, considerando que atrasos de linguagem são queixas frequentes nessa fase. Neste sentido, esta dissertação, composta por dois artigos de pesquisa, apresentados a seguir, buscou trazer contribuições para a área. Artigo 1: Revisão de escopo que investigou: “Quais instrumentos são aplicáveis para triagem e avaliação da linguagem oral na primeira infância usando saúde digital?”. Foram incluídos estudos que utilizaram testes de triagem e avaliação da linguagem oral por meio de teleconsulta, aplicativos e ferramentas web, sem restrição de tempo, idioma ou etnia, em contextos clínicos, educacionais e não clínicos. As bases de dados consultadas foram PubMed, Web of Science, LILACS, Embase e Scopus, além da literatura cinzenta, por meio do Google Scholar e do ProQuest Dissertations and Theses. Dos 2.435 estudos localizados, 20 compuseram a amostra final. Onze estudos avaliaram a triagem de habilidades de linguagem e nove pesquisaram a avaliação da linguagem por meio digital. Quatorze estudos adaptaram para o formato online testes previamente validados presencialmente; quatro desenvolveram ferramentas específicas para teleconsulta e dois realizaram observações síncronas ou assíncronas sem protocolos definidos. A maioria das pesquisas foi conduzida em contextos clínicos com fonoaudiólogos, embora agentes comunitários de saúde também tenham participado de alguns estudos. A videoconferência foi a modalidade digital mais utilizada. Os achados desta revisão reforçam a viabilidade da telessaúde para triagem e avaliação da linguagem oral, evidenciando a necessidade de mais pesquisas para consolidar a atuação baseada em evidências na telefonoaudiologia. Artigo 2: Trata-se de um estudo clínico prospectivo aprovado em CEP institucional (no 6.754.773) com 12 crianças, de ambos os sexos e idades entre 21 e 74 meses. Destas, sete apresentavam perda auditiva sensorioneural bilateral de grau moderado a profundo e cinco exibiam alterações de linguagem sem perda auditiva confirmada. Todas foram avaliadas com o Protocolo de Observação Comportamental (PROC), aplicado de forma remota e presencial por pesquisadores treinados, com cegamento. Foi verificada a concordância entre os escores obtidos em cada sessão, pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e o índice Kappa, comparando as avaliações presenciais e remotas. Resultados: No grupo com deficiência auditiva, o ICC para a pontuação geral foi de 0,964 (p ≤ 0,05) e, no grupo risco, de 0,888 (p ≤ 0,05), com Kappa de 1,0 (p ≤ 0,05) em ambos os grupos. Para o grupo de crianças com risco, quando analisadas as seções do PROC separadamente, observou-se ICCs variáveis. Conclusão: A avaliação da linguagem por meio de teleconsulta síncrona, utilizando o PROC, demonstrou aplicabilidade clínica na população estudada.
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    Artigo
    Sensitivity and specificity of three hearing screening protocols in the school setting
    (Revista Cefac, 2020) Balen, Sheila Andreoli; Nunes, Aryelly Dayane da Silva; Pereira, Rhadimylla Nágila; Pereira Junior, Antonio; Barbosa, Isabelle Ribeiro; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
    Objective:: to evaluate the sensitivity and specificity of three hearing screening protocols: audiometry, tympanometry, and transient evoked otoacoustic emissions (TEOAE). Methods:: a cross-sectional study comprising 70 schoolchildren aged 6-14 years old (9.9 ± 2). All participants underwent a complete audiological evaluation and screening procedures. Procedures were compared regarding sensitivity, specificity, and positive and negative predictive values. Results:: sensitivity and specificity were, respectively, 64.71% and 66.04% for audiometry, 64.71% and 73.58% for tympanometry, and 66.67% and 78.85% for TEOAE. The positive and negative predictive values were 37.93% and 14.63% for audiometry, 44% and 13.33% for tympanometry, and 52.17% and 12.77% for TEOAE. Conclusions:: in the school setting, TEOAE stands out from the two other screening protocols, in all measures regarding sensitivity, accuracy, and predictive values.
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